quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SAANTO DO DIA 30nov2011

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9YDlBbfQ0psPzCMc2YRg9BC9cAeHDsJbcqlOK1BTv1s7PzB5VQWuNOtL1SnRukZipFrkMs-q4tn5AMqnaLMCQXyoczz2Im-UWTqCx2XXpSPcaI1cB3SnwCQgBs7osgtTzTYL-KpTg6dz9/s400/Santo+Andr%C3%A9+a.jpg

SANTO ANDRÉ – APÓSTOLO - Século I

Entre os Doze apóstolos de Cristo, André foi o primeiro a ser seu discípulo. Além de ser apontado por eles próprios como o "número dois", depois, somente, de Pedro. Na lista dos apóstolos, pela ordem está entre os quatro primeiros. Morava em Cafarnaum, era discípulo de João Batista, filho de Jonas de Betsaida, irmão de Simão-Pedro e ambos eram pescadores no mar da Galiléia.

LITURGIA DO DIA 30nov2011

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1y7elwzcWOLFkUZ0uAgynNasy091uzC8vvQHrMNTGRcAgXLxQmGkdeV3iSaMJiXzzDWgE1IrHAqwcjS2cGsX7It_kYUT4rNsu1yvxHSIMQFG-USeENGLrN3V6KpQCfgR2R7E9navGnbo/s1600/pescadores+de+homens.jpg

Quarta-feira da primeira semana do Advento – 30 de novembro de 2.011

Santo André, Apóstolo.
1ª Leitura – Carta aos Romanos 10,9-18
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos: Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

SANTO DO DIA 29nov2011

http://www.dolfi.com/images/shop/86066_293_21_N_0_0_0_9026623/84280-01.jpg

SANTO DO DIA 29 DE NOVEMBRO

SÃO SATURNINO DE TOULOUSE – Século III

De origem grega, são Saturnino é uma das devoções mais populares na França e na Espanha. A confirmação de sua vida emergiu junto com a descoberta de importantes escritos do cristianismo produzidos entre os anos 430 e 450. Conhecidos como a "Paixão de Saturnino", trouxeram dados enriquecedores sobre a primitiva Igreja de Cristo na Gália, futura França. Esses documentos apontam Saturnino como primeiro bispo de Toulouse nos anos 250, sob o consulado de Décio. Era uma época em que a Igreja, naquela região, contava com poucas comunidades cristãs. Estava desorganizada desde 177, com o grande massacre dos mártires de Lyon.

LITURGIA DO DIA 29nov2011


http://3.bp.blogspot.com/_AiFnI_KhR5o/TK3m-IV_LiI/AAAAAAAABV0/obP4fe45hBw/s1600/bemaventuranas.jpg
Terça-feira da primeira semana do Advento – 29 de novembro de 2.011


1ª Leitura - Isaias 11,1-10

Leitura do Livro do Profeta Isaías

Naqueles dias: Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SANTO DO DIA 28nov2011


http://www.portalangels.com/oracoes/wp-content/uploads/2011/07/Tiago_das_Marcas_Santo-221x300.jpg

SANTO DO DIA 28 DE NOVEMBRO

SÃO TIAGO DAS MARCAS – 1394 - 1476

Nasceu em Monteprandone, na província de Ascoli Piceni, região de Le Marche ou das Marcas, Itália, no ano de 1394. Seu nome de batismo era Domingos Gangali. Órfão ainda criança, foi educado pelo tio, que o conduziu sabiamente no seguimento de Cristo. Estudou em Perugia, onde se diplomou em direito civil junto com o grande João de Capistrano, agora santo. Decidiu deixar a profissão para ingressar na Ordem dos Franciscanos, onde estudou teologia e ordenou-se sacerdote.

LITURGIA DO DIA 28nov2011


http://portalcot.com/br/catolicoemdia/wp-content/uploads/2010/11/291.gif

Segunda-feira da primeira semana do Advento – 28 de novembro de 2.011

1ª Leitura – Isaias 2,1-5
Leitura do Livro do Profeta Isaías
Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, para lá irão numerosos povos e dirão: 'Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos'; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. Ele há de julgar as nações e argüir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemos-nos guiar pela luz do Senhor. Palavra do Senhor.

domingo, 27 de novembro de 2011

SANTO DO DIA - 27nov2011


http://www.paroquiasaovirgilio.com.br/media/img/site/padroeiro.png

SÃO VIRGÍLIO
Século VIII

Foi um dos grandes missionários irlandeses do período medieval e um dos maiores viajantes da importante ilha católica, ao lado dos santos Columbano, Quiliano e Gallo. Nasceu na primeira década do século VIII e foi batizado com o nome de Fergal, depois traduzido para o latim como Virgilio. Católico, na juventude voltou-se para a vida religiosa, tornou-se monge e, a seguir, abade do Mosteiro de Aghaboe, na Irlanda. Deixou a ilha em peregrinação evangelizadora em 743 e não mais voltou. Morou algum tempo no reino dos francos, quando o rei era Pepino, o Breve, que lhe pedira para organizar um centro cultural. Mas problemas políticos surgiram na região da Baviera, agregada aos seus domínios. Lá, o duque era Odilon, que pediu a Pepino para enviar Virgilio para a Abadia de São Pedro de Salzburg, atual Áustria. E logo depois Odilon nomeou Virgilio como bispo daquela diocese. Ocorre que, na época, são Bonifácio, o chamado apóstolo da Alemanha, atuava como representante do papa na região, e caberia a ele essa indicação e não a Odilon. O que o desagradou não foi a escolha de Virgilio, mas o fato de ter sido feita por Odilon. Ambos nutriam entre si uma profunda divergência no campo doutrinal e Virgilio participava do mesmo entendimento de Odilon. Essa situação perdurou até a morte de são Bonifácio, quando, e só então, ele pôde ser consagrado bispo de Salzsburg. Mas Virgílio era homem de fé fortalecida e de vasta cultura, dominava como poucos as ciências matemáticas, ganhando, mesmo, o apelido de "o Geômetra" em seu tempo. Viveu oito séculos antes de Galileu e Copérnico e já sabia que a Terra era redonda, o que na ocasião e em princípio era uma heresia cristã. Foi para Roma para se justificar com o papa, deixou a ciência de lado e abraçou integralmente o seu apostolado a serviço do Reino de Deus como poucos bispos consagrados o fizeram. Revolucionou a diocese de Salzburg com o seu testemunho e converteu aquele rebanho para a redenção de Cristo, aproveitando-se do interesse político do rei. Em 755, um ano após a morte de são Bonifácio, Virgílio foi consagrado bispo de Salzburg. Continuou evangelizando a Áustria de norte a sul, inclusive uma parte do norte da Hungria. Fundou e restaurou mosteiros e igrejas, com isso construiu o primeiro catálogo e crônica dos mosteiros beneditinos. Morreu e foi sepultado na Abadia de Salzburg, Áustria, em 27 de novembro de 784, em meio à forte comoção dos fiéis, que transformaram essa data a de sua tradicional festa. Séculos depois, suas relíquias foram trasladadas para a bela Catedral de Salzburg. Em 1233, foi canonizado, e o dia de sua festa mantido. São Virgílio foi proclamado padroeiro de Salzburg.

LITURGIA DO DIA - 27nov2011

Primeiro Domingo do Advento – 27 de novembro de 2.011


1ª Leitura - Isaias 63,16b-17.19b;64,2b-7

Leitura do Livro do Profeta Isaías
Senhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu nome. Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e endureceste nossos corações para não termos o teu temor? Por amor de teus servos, das tribos de tua herança, volta atrás. Ah! se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti. Desceste, pois, e as montanhas se derreteram diante de ti. Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam. Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos. Tu te irritaste, porque nós pecamos; é nos caminhos de outrora que seremos salvos. Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo; murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento. Não há quem invoque teu nome, quem se levante para encontrar-se contigo, escondeste de nós tua face e nos entregaste à mercê da nossa maldade. Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos. Palavra do Senhor.

Salmo 79

REFRÃO: Iluminai a vossa face sobre nós, / convertei-nos, para que sejamos salvos!
1. Escutai, ó pastor de Israel, vós que levais José como um rebanho. - R.
2. Vós que assentais acima dos querubins, mostrai vosso esplendor em presença de Efraim, Benjamim e Manassés. Despertai vosso poder, e vinde salvar-nos. - R.
3. Voltai, ó Deus dos exércitos; olhai do alto céu, vede e vinde visitar a vinha. Protegei este cepo por vós plantado, este rebento que vossa mão cuidou. - R.
4. Estendei a mão sobre o homem que escolhestes, sobre o homem que haveis fortificado. E não mais de vós nos apartaremos; conservai-nos a vida e então vos louvaremos. - R.

2ª Leitura – Primeira Carta aos Corintios, 1,3-9

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos: Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até ao fim, até ao dia de nosso Senhor, Jesus Cristo. Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso. Palavra do Senhor.

Evangelho - Marcos 13,33-37

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!' Palavra da Salvação.

sábado, 26 de novembro de 2011

SANTO DO DIA - 26.nov.2011

SANTO DO DIA 26 DE NOVEMBRO


BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE - 1884-1971

FUNDADOR DA FAMÍLIA PAULINA



Tiago Alberione nasceu a 4 de Abril de 1884, em São Lourenço de Fossano (Itália). Quando ainda era jovem seminarista, na noite da passagem do século XIX para o século XX, durante uma longa Adoração Eucarística, viveu uma intensa experiência de Deus. Nela compreendeu claramente qual devia ser a sua missão: viver e dar ao mundo Jesus Cristo, Verdade, Caminho e Vida.

LITURGIA DO DIA - 26nov2011

Sábado da 34ª Semana Tempo Comum – 26 de novembro de 2.011


1ª Leitura - Daniel 7,15-27

Leitura da Profecia de Daniel

Fiquei chocado em meu íntimo: eu, Daniel, fiquei aterrorizado com estas coisas, e as visões da imaginação me deixaram perturbado. Aproximei-me de um dos presentes e pedi-lhe que me desse explicações sobre o significado de tudo aquilo. Respondeu-me, fazendo-me conhecer a interpretação das coisas: Estes quatro possantes animais são quatro reinos que surgirão na terra; mas os que receberão o reino, são os santos do Altíssimo; eles ficarão de posse do reino por todos os séculos, eternamente.` Depois, quis ser mais bem informado a respeito do quarto animal, que era bastante diferente dos outros e o mais terrível de todos, com seus dentes de ferro e garras de bronze, sempre devorando e triturando, e calcando aos pés o que restava; e ainda a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça, e sobre o outro que nascera e fizera cair outros três, sobre o chifre que tinha olhos e boca, e que fazia ouvir uma fala forte, e era maior que os outros.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

1o. DOMINGO DO ADVENTO - 27.NOV.2011

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO


Ano – B; Cor – roxo; Leituras: Is 63,16-17.19; 64,2-7; Sl 79 (80); 1Cor 1,3-9; Mc 13,33-37.



“O QUE EU DIGO A VOCÊS, DIGO A TODOS: FIQUEM VIGIANDO”. (Mc 13,37).







Diácono Milton Restivo



“O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e aos que habitavam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.” (Is 9,2). Não poderia existir citação melhor do que essa do profeta Isaias para darmos início a um novo Ano Litúrgico e entrada ao período do Advento que antecede e prepara o povo de Deus para o Natal de Jesus Cristo. Isaias ainda diria: “O sol não será mais a luz do seu dia, e de noite não será a lua a iluminá-la; o próprio Yahweh será para você uma luz permanente, e o seu Deus será o seu esplendor. O sol dela jamais vai se por, e a sua lua não terá mais minguante, pois o próprio Yahweh será para você uma luz permanente.” (Is 60,19-20). Setecentos anos mais tarde Jesus diria: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida.” (Jo 812); “Eu vim ao mudo como luz, para que todo aquele que acredita em mim não fique nas trevas.” (Jo 12,46). Estamos na expectativa de comemorar novamente a vinda dessa luz que virá até nós, como na primeira vinda do Salvador, quando já nos preparamos para a sua segunda vinda.

SANTO DO DIA 25nov2011

SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA




Santa Catarina de Alexandria - séc. III-IV



A vida e o martírio de Catarina de Alexandria estão de tal modo mesclados às tradições cristãs que ainda hoje fica difícil separar os acontecimentos reais do imaginário de seus devotos, espalhados pelo mundo todo. Muito venerada, o seu nome tornou-se uma escolha comum no batismo, e em sua honra muitas igrejas, capelas e localidades são dedicadas, no Oriente e no Ocidente. O Brasil homenageou-a com o estado de Santa Catarina, cuja população a festeja como sua celestial padroeira. Alguns textos escritos entre os séculos VI e X , que se reportam aos acontecimentos do ano 305, tornaram pública a empolgante figura feminina de Catarina. Descrita como uma jovem de dezoito anos, cristã, de rara beleza, era filha do rei Costus, de Alexandria, onde vivia no Egito.

LITURGIA DO DIA

Sexta-feira da 34ª Semana Tempo Comum – 25 de novembro de 2.011


Santo do dia - Santa Catarina de Alexandria – Bem-aventurado Tiago Alberione



1ª Leitura - Daniel 7,2-14

Leitura da Profecia de Daniel

Eu, Daniel, Tive uma visão durante a noite; eis que os quatro ventos do céu revolviam o vasto mar,

e quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, emergiam do mar. O primeiro era semelhante a um leão, e tinha asas de águia; ainda estava olhando, quando lhe foram arrancadas as asas; ele foi erguido da terra e posto de pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem. Eis que surgiu outro animal, o segundo, semelhante a um urso, que estava erguido pela metade e tinha três costelas nas fauces entre os dentes; ouvia-se dizer: 'Vamos, come mais carne.` Continuei a olhar, e eis que assomou outro animal, semelhante a um leopardo; tinha no dorso quatro asas de ave, e havia no animal quatro cabeças. E foi-lhe dado poder. Depois, eu insistia em minha visão noturna,

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SANTO DO DIA

SANTOS DO DIA 24 DE NOVEMBRO


SANTO ANDRÉ DUNG-LAC E COMPANHEIROS

A evangelização do Vietnã começou no século XVI, através de missionários europeus de diversas ordens e congregações religiosas. São quatro séculos de perseguições sangrentas que levaram ao martírio milhares de cristãos massacrados nas montanhas, florestas e em regiões insalubres. Enfim, em todos os lugares onde buscaram refúgio. Foram bispos, sacerdotes e leigos de diversas idades e condições sociais, na maioria pais e mães de família e alguns deles catequistas, seminaristas ou militares. Hoje, homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas, beatificados no ano jubilar de 1900 pelo papa Leão XIII. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870.

LITURGIA DO DIA - 24nov2011

Quinta-feira da 34ª Semana Tempo Comum – 24 de novembro de 2.011


Santos do dia - Santo André Dung-Lac, Presbítero e companheiros - mártires



1ª Leitura - Daniel 6,12-28

Leitura da Profecia de Daniel

Naqueles dias: Aproximaram-se, pois, aqueles homens e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus. Foram ter com o rei e falaram a propósito do decreto: 'Ó rei, acaso não assinaste um decreto segundo o qual toda pessoa que, nos próximos trinta dias, diria oração a qualquer divindade ou homem que não sejas tu, ó rei, seria atirada na cova dos leões?' O rei respondeu:

'O que dizeis, é verdade, como manda a lei dos medos e persas, e que não se pode violar.' Então eles disseram perante o rei: 'Daniel, um dos cativos de Judá, não fez caso de ti, ó rei, nem do decreto que assinaste, mas três vezes por dia ele faz suas preces e orações.' Ao ouvir isto, o rei ficou muito desapontado, e tomou a resolução de salvar Daniel, empenhando-se em libertá-lo antes do pôr-do-sol. Mas aqueles homens instaram com o rei e disseram: 'Não te esqueças, ó rei, de que é lei dos medos e persas que não se pode mudar nenhum decreto que o rei tenha promulgado.' Então o rei deu ordem para buscar Daniel e lançá-lo na cova dos leões. E disse a ele: 'O teu Deus, a quem prestas culto com perseverança, haverá de salvar-te.' Trouxeram uma pedra e colocaram-na sobre a boca da cova, que o rei marcou com seu anel e os dos grandes da corte, para que nada se tentasse contra Daniel. O rei retirou-se para o palácio e foi dormir sem cear, e não quis que lhe trouxessem comida; além disso, não conseguiu conciliar o sono. Ao raiar do dia, levantou-se o rei e foi apressadamente à cova dos leões; aproximando-se da cova, chamou por Daniel com voz aflita, e disse: 'Daniel, servo do Deus vivo, teu Deus, a quem prestas culto com perseverança, pôde salvar-te do leões?' 22E Daniel respondeu ao rei: 'Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões; os leões não me fizeram mal, porque, na presença dele, foi provada a minha inocência; tampouco pratiquei qualquer crime contra ti, ó rei.' Com isso, alegrou-se grandemente o rei; e mandou tirar Daniel da cova; quando o retiraram, nenhuma lesão mostrava ele,

porque acreditara em seu Deus. O rei mandou vir os homens que acusaram Daniel, e os fez lançar na cova dos leões, juntamente com seus filhos e suas mulheres; estes não tinham chegado ao fundo da cova, e já os leões caíam sobre eles, esmagando-lhes os ossos. Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que habitavam a terra: 'Que vossa paz se multiplique. Está decretado por mim que, em todo o território do meu império, todos respeitem e temam o Deus de Daniel: ele é o Deus vivo que permanece para sempre, seu reino não será destruído e seu poder durará eternamente; ele é o libertador e o salvador, que opera sinais e maravilhas no céu e na terra. Foi ele quem salvou Daniel das garras dos leões!' Palavra do Senhor.



Salmo - Daniel 3,68. 69. 70. 71. 72. 73. 74

REFRÃO: Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

1. Orvalhos e gelos, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!

2. Frios e aragens, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!

3. Gelos e neves, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!

4. Noites e dias, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!

5. Luz e trevas, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!

6. Raios e nuvens, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!

7. Que a terra bendiga o Senhor, e o louve e o exalte eternamente!



Evangelho - Lc 21,20-28

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações. e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. '

Palavra da Salvação.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

LITURGIA DO DIA - 23nov2011

Quarta-feira da 34ª Semana Tempo Comum – 23 de novembro de 2011


Santo do dia - São Clemente I – papa e mártir



1ª Leitura - Dn 5,1-6.13-14.16-17.23-28

Leitura da Profecia de Daniel

Naqueles dias: O rei Baltasar ofereceu um grande banquete aos mil dignitários de sua corte, tomando vinho em companhia deles. Já embriagado, Baltasar mandou trazer os vasos de ouro e prata, que seu pai Nabucodonosor tinha tirado do templo de Jerusalém, para beberem deles o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas. Foram, pois, trazidos os vasos de ouro e prata, retirados do templo de Jerusalém, e deles se serviram o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas; bebiam vinho e engrandeciam seus deuses de ouro e prata, de bronze e ferro, de madeira e pedra. Naquele mesmo instante, apareceram dedos de mão humana que iam escrevendo, diante do candelabro, sobre a superfície da parede do palácio, e o rei via os dedos da mão que escrevia. Alterou-se o semblante do rei, confundiram-se suas idéias e ele sentiu vacilarem os ossos dos quadris e tremerem os joelhos. Então Daniel foi introduzido à presença do rei, e este lhe disse: 'És tu Daniel, um dos cativos de Judá, trazidos de Judá pelo rei, meu pai? Ouvi dizer que possuis o espírito dos deuses, e que em ti se acham ciência, entendimento e sabedoria em grau superior. Ora, ouvi dizer também que sabes decifrar coisas obscuras e deslindar assuntos complicados; se, portanto, conseguires ler o escrito e dar-me sua interpretação, tu te vestirás de púrpura, e levarás ao pescoço um colar de ouro, e serás o terceiro homem do reino.' Em resposta, disse Daniel perante o rei: 'Fiquem contigo teus presentes e presenteia um outro com tuas honrarias; contudo, vou ler, ó rei, o escrito e fazer-te a interpretação. Tu te levantaste contra o Senhor do céu; os vasos de sua casa foram trazidos à tua presença e deles bebestes vinho, tu e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas; ao mesmo tempo, celebravas os deuses de prata e ouro, de bronze e ferro, de madeira e pedra, deuses que não vêem nem ouvem, e nada entendem, - e ao Deus, que tem em suas mãos tua vida e teu destino, não soubeste glorificar. Por isso, foram mandados por ele os dedos da mão, que fez este escrito. Assim se lê o escrito que foi traçado: mâne, técel, pársin. E esta é a explicação das palavras: mâne: Deus contou os dias de teu reinado e deu-o por concluído; técel: foste pesado na balança, e achado com menos peso; pársin: teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas.'

Palavra do Senhor.



Salmo - Daniel 3,62. 63. 64. 65. 66. 67

REFRÃO: Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

1. Sol e lua, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!

2. Estrelas dos céus, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!

3. Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!

4. Ó vós, todos os ventos, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!

5. Fogo e calor, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!

6. Frio e geada, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!



Evangelho - Lucas 21,12-19

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! Palavra da Salvação.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - 22Nov2011

Terça-feira – 22 de novembro de 2.011


Vermelho. 3ª-feira da 34ª Semana Tempo Comum

Santa Cecília – virgem e mártir.



1ª Leitura - Daniel 2,31-45

Leitura da Profecia de Daniel

Naqueles dias, disse Daniel a Nabucodonosor: Tu, ó rei, olhavas, e pareceu-te ver uma estátua grande, muito alta, erguida à tua frente, de aspecto aterrador. A cabeça da estátua era de ouro fino, peito e braços eram de prata, ventre e coxas, de bronze; sendo as pernas de ferro, e os pés, parte de ferro e parte de barro. Estavas olhando, quando uma pedra, sem ser empurrada por ninguém, se desprendeu de algum lugar, e veio bater na estátua, em seus pés de ferro e barro, fazendo-os em pedaços; então, a um só tempo, despedaçaram-se ferro, barro, bronze, prata e ouro, tudo ficando como a palha miúda das eiras, no verão, que o vento varre sem deixar vestígios; mas a pedra que atingira a estátua transformou-se num grande monte e encheu toda a terra. Este foi o sonho; vou dar também a interpretação, ó rei, em tua presença. Tu és um grande rei, e o Deus do céu te deu a realeza, o poder, a autoridade e a glória; ele entregou em tuas mãos os filhos dos homens, os animais do campo e as aves do céu, onde quer que habitem, e te constituiu senhor de todos eles: tu és a cabeça de ouro. Depois de ti, surgirá outro reino, que é inferior ao teu, e ainda um terceiro, que será de bronze, e dominará toda a terra. O quarto reino será forte como ferro; e assim como o ferro tudo esmaga e domina, do mesmo modo, à semelhança do ferro, ele esmagará e destruirá todos aqueles reinos. Viste os pés e dedos dos pés, parte de barro e parte de ferro, porque o reino será dividido; terá a força do ferro, conforme viste o ferro misturado com barro cozido. Viste também que os dedos dos pés eram parte de ferro e parte de barro, porque o reino em parte será sólido e em parte quebradiço. Quanto ao ferro misturado com barro cozido, haverá de certo ligações por via de casamentos, mas sem coesão entre as partes, assim como o ferro não faz liga com o barro. No tempo desses reinos, o Deus do céu suscitará um reino que nunca será destruído, um reino que não passará a outro povo; antes, esmagará e aniquilará todos esses reinos, e ele permanecerá para sempre. Quanto à pedra que, sem ser tocada por mãos, se desprendeu do monte e despedaçou o barro cozido, o ferro, o bronze, a prata e o ouro, o grande Deus faz saber ao rei o que acontecerá depois, no futuro. O sonho é verdadeiro, e sua interpretação, fiel'. Palavra do Senhor.



Salmo - Daniel 3,57. 58. 59. 60. 61

R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

Obras do Senhor, bendizei o Senhor,

Céus do Senhor, bendizei o Senhor!

Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!

Águas do alto céu, bendizei o Senhor!

Potências do Senhor, bendizei o Senhor!



Evangelho - Lucas 21,5-11

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

Naquele tempo: Algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 'Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.' Mas eles perguntaram: 'Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer? Jesus respondeu: 'Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu!' - e ainda: 'O tempo está próximo.' Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim.' E Jesus continuou: 'Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. Palavra da Salvação.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

LITURGIA DO DIA - 21nov2011

Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2011


BRANCO - APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA



Primeira leitura (Zc 2,14-17)



Leitura da Profecia de Zacarias.

Rejubila, alegra-te, cidade de Sião,

eis que venho para habitar no meio de ti,

diz o Senhor.

Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia,

e serão o seu povo.

Habitarei no meio de ti,

e saberás que o Senhor dos exércitos

me enviou a ti.

O Senhor entrará em posse de Judá,

como sua porção na terra santa,

e escolherá de novo Jerusalém.

Emudeça todo mortal diante do Senhor,

ele acaba de levantar-se de sua santa habitação'.

Palavra do Senhor.- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.



Salmo - Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55

Cântico de Maria.

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.



 A minh'alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador.

Pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hóo de chamar-me de bendita.

O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!

 Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.

Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

 Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou.

De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

 Acolheu Israel, seu servidor, Fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.



Evangelho - Mateus 12,46-50

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

domingo, 20 de novembro de 2011

REZANDO COM OS SALMOS - 20nov11

SALMO 23 (22) – 20 de novembro de 2011




O Senhor é meu Pastor: nada me falta!

Em verdes pastagens o Senhor me faz repousar.

Para as águas tranquilas me conduz e restaura minhas forças; ele me guia por bons caminhos, por causa do seu nome.

Ainda que eu caminhe por um vale tenebroso nenhum mal temerei, pois estais junto a mim; vosso bastão e vosso cajado me deixam tranquilo.

Diante de mim preparastes uma mesa, à frente dos meus opressores; ungis minha cabeça com óleo e minha taça transborda.

Sim, felicidade e amor me seguirão todos os dias da minha vida; minha morada é a casa do Senhor por dias sem fim.

sábado, 19 de novembro de 2011

REZANDO COM OS SALMOS - 19NOV11

SALMO 9 -19 de novembro 2011


Eu te louvarei, Senhor, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.

Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.

Porquanto os meus inimigos retornaram, caíram e pereceram diante da tua face.

Pois tu tens sustentado o meu direito e a minha causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente; repreendeste as nações, destruíste os ímpios; apagaste o seu nome para sempre e eternamente.

Oh! inimigo! acabaram-se para sempre as assolações; e tu arrasaste as cidades, e a sua memória pereceu com elas.

Mas o Senhor está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar.

Ele mesmo julgará o mundo com justiça; exercerá juízo sobre povos com retidão.

O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia.

Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam.

Cantai louvores ao Senhor, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus feitos.

Pois quando inquire do derramamento de sangue, lembra-se deles: não se esquece do clamor dos aflitos.

Tem misericórdia de mim, Senhor, olha para a minha aflição, causada por aqueles que me odeiam; tu que me levantas das portas da morte; para que eu conte todos os teus louvores nas portas da filha de Sião, e me alegre na tua salvação.

Os gentios enterraram-se na cova que fizeram; na rede que ocultaram ficou preso o seu pé.

O Senhor é conhecido pelo juízo que fez; enlaçado foi o ímpio nas obras de suas mãos.

Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.

Porque o necessitado não será esquecido para sempre, nem a expectação dos pobres perecerá perpetuamente.

Levanta-te, Senhor; não prevaleça o homem; sejam julgados os gentios diante da tua face.

Infunde neles o medo, Senhor, para que saibam as nações que são formadas por homens mortais.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

REZANDO COM OS SALMOS - 18nov11

1Crônicas 29,10-19 – 18 novembro 2011


Ações de graças e oração de Davi



10) Pelo que Davi bendisse ao Senhor na presença de toda a congregação, dizendo: Bendito és tu, ó Senhor, Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade.

11) Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos.

12) Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.

13) Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos o teu glorioso nome.

14) Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.

15) Porque somos estrangeiros diante de ti e peregrinos, como o foram todos os nossos pais como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há permanência:

16) Ó Senhor, Deus nosso, toda esta abundância, que preparamos para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua.

17) E bem sei, Deus meu, que tu sondas o coração, e que te agradas da retidão. Na sinceridade de meu coração voluntariamente ofereci todas estas coisas e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, ofereceu voluntariamente.

18) O Senhor, Deus de nossos pais Abraão, Isaque e Israel, conserva para sempre no coração do teu povo estas disposições e estes pensamentos, e encaminha o seu coração para ti.

19) E a Salomão, meu filho, dá um coração perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhes e os teus estatuto, e para fazer todas estas coisas, e para edificar o palácio para o qual tenha providenciado.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

REZANDO COM OS SALMOS

Salmo 49 (48) – 17 novembro 2011




1 Ouvi isto, vós todos os povos; inclinai os ouvidos, todos os habitantes do mundo,

2 quer humildes quer grandes, tanto ricos como pobres.

3 A minha boca falará a sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento.

4 Inclinarei os meus ouvidos a uma parábola; decifrarei o meu enigma ao som da harpa.

5 Por que temeria eu nos dias da adversidade, ao cercar-me a iniqüidade dos meus perseguidores,

6 dos que confiam nos seus bens e se gloriam na multidão das suas riquezas?

7 Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, nem por ele dar um resgate a Deus,

8 (pois a redenção da sua vida é caríssima, de sorte que os seus recursos não dariam;)

9 para que continuasse a viver para sempre, e não visse a cova.

10 Sim, ele verá que até os sábios morrem, que perecem igualmente o néscio e o estúpido, e deixam a outros os seus bens.

11 O pensamento íntimo deles é que as suas casas são perpétuas e as suas habitações de geração em geração; dão às suas terras os seus próprios nomes.

12 Mas o homem, embora esteja em honra, não permanece; antes é como os animais que perecem.

13 Este é o destino dos que confiam em si mesmos; o fim dos que se satisfazem com as suas próprias palavras.

14 Como ovelhas são arrebanhados ao Seol; a morte os pastoreia; ao romper do dia os retos terão domínio sobre eles; e a sua formosura se consumirá no Seol, que lhes será por habitação.

15 Mas Deus remirá a minha alma do poder do Seol, pois me receberá.

16 Não temas quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa aumenta.

17 Pois, quando morrer, nada levará consigo; a sua glória não descerá após ele.

18 Ainda que ele, enquanto vivo, se considera feliz e os homens o louvam quando faz o bem a si mesmo,

19 ele irá ter com a geração de seus pais; eles nunca mais verão a luz

20 Mas o homem, embora esteja em honra, não permanece; antes é como os animais que perecem.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO.

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO.
Ano: A; Cor: branco; Leituras: Ez 34,11-12.15-17; Sl 22 (23); 1Cor 15,20-26.28; Mt 25,31-46

“VINDE, BENDITOS DE MEU PAI...” (Mt 25,34).
Diácono Milton Restivo

Chegamos, finalmente, ao último domingo do Ano Litúrgico. O ano civil começa em 1º de Janeiro e termina em 31 de Dezembro de cada ano. Já o Ano Litúrgico começa no 1º Domingo do Advento, quatro semanas antes do Natal, e termina no sábado anterior a ele, exatamente no sábado seguinte à festa de Jesus Cristo Rei do Universo, que festajamos nesta liturgia. O Ano litúrgico não tem data fixa para iniciar ou terminar. A festa de Jesus Cristo, Rei do Universo marca e simboliza a realeza absoluta de Cristo no fim dos tempos. Comemoramos, neste domingo, o último domingo deste Ano Litúrgico, a festa de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A"

XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – verde; Leituras: Pr 31,10-13.19-20.30-31; Sl 127 (128); 1Ts 5,1-6; 25,14-30.

“QUEM PODERÁ ENCONTRAR UMA MULHER FORTE? ELA VALE MUITO MAIS DO QUE PÉROLAS”. (Pr 31,10).
Diácono Milton Restivo

Chegamos, finalmente, no último domingo do Tempo Comum, onde a Igreja, na sua liturgia da Palavra e Eucarística veste verde, cor e símbolo da esperança do povo de Deus em viver plenamente o Reino de Deus que já está entre nós. Com o final do Tempo Comum termina, também, o Ano Litúrgico, que tem como referência no seu encerramento a festa de Cristo, Rei do Universo que celebraremos no próximo domingo, que será o trigésimo quarto domingo do Tempo Comum, quando a Igreja veste branco.

TODOS OS SANTOS E SANTAS

TODOS OS SANTOS E SANTAS
Todos os Santos - Cor: branca – Leituras: Apo 7,2-4.9-14; Sl 23; 1Jo 3,1-13; Mt 5,1-12a.

“VENHAM BENDITOS DE MEU PAI! RECEBAM COMO HERANÇA O REINO QUE MEU PAI PREPAROU PARA VOCÊS DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO”. (Mt 25,34).

Diácono Milton Restivo

O dia de Todos os Santos deveria ser comemorado, como sempre foi, no primeiro dia de novembro que antigamente também era feriado, mas, como deixou de ser feriado, a Igreja transfere esta comemoração de Todos os Santos para o primeiro domingo do mês de novembro.
O dia de Todos os Santos, como sugere a comemoração, é dedicado a todos os santos e santas existentes; aos santos e santas que conhecemos e aos santos e santas que não conhecemos; aos santos e santas que sabemos o nome e a sua história, e aos santos e santas que não sabemos o nome nem a história de sua vida e que jamais ouvimos falar ou ouviremos falar; aos santos e santas que conviveram conosco e nos anteciparam na casa do Pai e lá estão nos aguardando. Esta data é dedicada a todos os santos e santas que todos conhecem o seu nome e às santas e santos anônimos.
A festa de Todos os Santos é uma das comemorações mais antiga e mais importante do calendário litúrgico; é a festa da família de Deus, da família da Igreja de Jesus Cristo.

31º DOMINGO COMUM - ANO "A"

XXXI DOMINGO COMUM
Ano – A; Cor – Verde; Leituras: Ml 1,14 – 2,1-2.8-10; Sl 130 (131); 1Ts 2,7-9.13; Mt 23,1-12.
“QUEM SE ELEVA SERÁ HUMILHADO, E QUEM SE HUMILHA, SERÁ EXALTADO”. (Mt 23,12).
Diácono Milton Restivo
            Nos santos Evangelhos, de modo especial no Evangelho de Mateus, a figura do fariseu é a antítese de tudo aquilo de bom que Jesus veio trazer à humanidade. O cristianismo nascente deixou transparecer uma imagem marcada e caracterizada pela contradição e dedicação ferrenha no combate aos ensinamentos de Jesus por parte dos fariseus. Os maiores rivais políticos e religiosos dos fariseus foram, durante muito tempo, os saduceus, principalmente devido a postura em favor de Roma por parte dos saduceus. Esta rivalidade, contudo, não os impedia de unirem-se em alguns momentos em que os objetivos faziam-se comuns, principalmente para contradizer e tentar Jesus.

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A"

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – Verde; Leituras: Ex 22,20-26; Sl 17 (18); 1Ts 1,5-10; Mt 22,34-40.

“MESTRE, QUAL É O MAIOR MANDAMENTO DA LEI?” (Mt 22,36).

Diácono Milton Restivo

No Evangelho as autoridades religiosas judaicas continuam azucrinando o sossego de Jesus. Neste capítulo 22 de Mateus, em primeiro lugar, Jesus fez calar os fariseus quando eles perguntaram se era lícito pagar o imposto a César (cf Mt 11,15-22), fato que vimos no domingo passado. Os saduceus, sabendo que Jesus calara os fariseus, voltam à carga, testando Jesus sobre a ressurreição, considerando que eles, os saduceus, não acreditavam na ressurreição dos mortos (cf Mt 22,23-33), tendo-os, também, calado Jesus. Agora os fariseus voltam à carga: “Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito os fariseus se calarem. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus: ‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei’?” (Mt 22,34-36).

29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A"

XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – Verde; Leituras: Is 45,1.4-6; Sl 95 (96); 1Ts 1,1-5; Mt 22,15-21.

“DAÍ A CESAR O QUE É DE CESAR E A DEUS O QUE É DE DEUS.” (Mt 22,21).

Diácono Milton Restivo

O profeta Isaias, na primeira leitura, fala de um rei estrangeiro e pagão, isto é, que não era judeu nem de nacionalidade e nem de religião. Para agravar a situação, era o rei dominador do povo judeu e o mais poderoso de sua época: Ciro II, mais conhecido como Ciro, o Grande.
Ciro foi rei da Pérsia entre os anos 559 e 530 aC. No ano de 539 aC Ciro conquistou a Babilônia onde estavam cativos o povo judeu. Ciro foi um rei benevolente e, no ano de 537 aC, foi o autor da declaração que autorizava os judeus a regressarem para sua terra de origem, libertando-o do cativeiro e escravidão, conforme narra o livro de Esdras, 1,1-11, onde consta uma versão dos ditos dessa declaração, colocando fim ao exílio babilônico dos judeus, nos seguintes termos: “Ciro, rei da Pérsia,decreta: Yahweh, o Deus do céu, entregou-me todos os reinos do mundo. Ele me encarregou de construir para ele um Templo em Jerusalém, na terra de Judá. Quem de vocês provêm do povo dele? Que o seu Deus esteja com ele. Volte para Jerusalém, na terra de Judá, para reconstruir o Templo de Yahweh, o Deus de Israel. Ele é o Deus que reside em Jerusalém.” (Esd 1,2-3). Isaias, prevendo esse acontecimento, antes que isso se realizasse, enaltece o rei, atribui a Ciro algo que era destinado somente aos reis de Israel e Judá: a unção de Yahweh: e o rei ungido se tornava o pastor do povo de Deus, e Isaias escreve, dizendo: “Assim diz Yahweh a Ciro, o seu ungido...” completando com todas as benesses contidas no livro de Isaias, 45,1-7.

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A'

XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – verde; Leituras: Is 25,6-10; Sl 33 (32); Fl 4,12-14.19-20; Mt 22,1-14.

“MUITOS SÃO CHAMADOS, E POUCOS SÃO ESCOLHIDOS”. (Mt 22,14).

Diácono Milton Restivo.
As leituras das liturgias dominicais anteriores falavam da vinha do Senhor.
Depois de três domingos consecutivos falando dos cuidados de Yahweh para com a sua vinha, símbolo do seu povo, a liturgia de hoje convida a todos para o banquete que ele oferece.
A primeira leitura fala do banquete oferecido por Yahweh a todos os povos e, no Evangelho, o Pai convida para o banquete da festa de casamento de seu filho. Não é um casamento que todos estão acostumados a participar. É um casamento importante: o casamento do filho do rei, para o qual o Rei convida todos os povos. De trabalhadores da vinha, de simples operários, o Senhor, torna todos seus convivas, e convida a todos para o banquete do casamento do seu Filho.
Na primeira leitura o profeta Isaias projeta-se para o futuro com uma linguagem apocalíptica e descreve um banquete de raras iguarias que Yahweh promoverá para todos os povos: “Yahweh dos exércitos vai preparar no alto deste monte, para todos os povos do mundo, um banquete de carnes gordas, um banquete de vinhos finos, de carnes suculentas, de vinhos refinados.” (Is 25,6).

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO "A"

XXVII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – verde; Leituras: Is 5,1-7; Sl 79 (80); Fl 4,6-9; Mt 21,33-43.

“A PEDRA QUE OS CONSTRUTORES REJEITARAM TORNOU-SE A PEDRA ANGULAR” (Mt 21,42).

Diácono Milton Restivo

Nesta leitura Isaias conta uma parábola apresentando Yahweh como agricultor de uma vinha, o que viria a ser ratificado mais tarde por Jesus, que se identifica como a verdadeira videira, quando disse: “Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor.” (Jo 15,1).

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO "A"

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – Verde; Leituras: Ez 18,25-28; Sl 24 (25); Fl 2,1-11; Mt 21,28-32.

“OS COBRADORES DE IMPOSTOS E AS PROSTITUTAS VÃO ENTRAR ANTES QUE VOCÊS NO REINO DOS CÉUS.” (Mt 21,21b).
Diácono Milton Restivo

O profeta Ezequiel, a quem pertence a primeira leitura desta celebração, foi um sacerdote judeu que foi exilado juntamente com uma parte de seu povo para as terras da Babilônia. É um dos profetas que recebeu o mais alto grau de inspiração e procurou transmitir textualmente o que ouviu de Yahweh, e é comum nos seus escritos afirmar: “Assim diz o Senhor Yahweh” (cf Ez 5,8; 7,2.5 e outros), ou “oráculo do Senhor Yahweh” (cf Ez 5,11 e outros). Na leitura de hoje e, estendendo mais um pouco neste mesmo capítulo, dos versículos 20 a 32, Yahweh passa a Ezequiel a responsabilidade pessoal que todos devem ter uns com os outros.
Como podemos observar, já estamos na reta final do fim de mais um ano litúrgico e as leituras citadas para esses últimos domingos possuem uma conotação de chamado ao arrependimento e retorno ao convívio com o Pai, como forma de realização do potencial humano.
A justiça de Deus não se pode separar da sua misericórdia. O arrependimento e a conversão atraem a justiça e a misericórdia de Deus. Se o homem se arrepende, Deus aplica nele muito mais a sua misericórdia do que a justiça; se o homem permanece no pecado está condenado pelas suas próprias atitudes, e ai a justiça de Deus se faz sentir. A respeito disso, assim se expressa Tiago em sua carta: “Falem e ajam como pessoas que vão ser julgadas pela lei da liberdade, porque o julgamento será sem misericórdia para quem não tiver agido com misericórdia. Os misericordiosos não têm motivo de temer o julgamento.” (Tg 2,12-13).

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A"

XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – Verde; Leituras: Is 55,6-9; Sl 144 (145); Fl 1,20-24.27; Mt 20,1-16.
“OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS E OS PRIMEIROS OS ÚLTIMOS”. (Mt 20,16).
Diácono Milton Restivo
Já dissemos em outras oportunidades que o profeta Isaias é o mais messiânico de todos os profetas. O capítulo 55 do seu livro transpira a misericórdia e o desejo de Yahweh em fazer uma aliança definitiva com o seu povo (cf Is 55,3b), convocando a todos a se agasalharem sob suas asas amorosas e acolhedoras (cf Is 55,1-2), dizendo que, os que a ele se achegarem e o escutar, viverão (cf Is 55,3a). Isaias é o proclamador da palavra de Yahweh, que diz: “Atenção, todos os que estão com sede, venham buscar água. Venham também os que não tem dinheiro: comprem e comam sem dinheiro e bebam vinho e leite sem pagar.” (Is 55,1). Mais tarde Jesus diria com sua própria boca: “Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso de seu fardo, e eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso em suas vidas. Porque a minha carga é suave, e o meu fardo é leve.” (Mt 11,28-30). No Antigo Testamento Yahweh se preocupara com as necessidades do seu povo e, para aqueles que lhe eram fieis, oferecia vida digna e alimento saudável.
A sede é o sentido da necessidade física da água, mas o que ele deixa claro e que está usando, é uma figura de nossa necessidade espiritual: a sede é necessidade da salvação. Isaias está falando da sede de salvação que Yahweh dá gratuitamente a todos aqueles que o procuram enquanto ele se deixa encontrar (cf Is 55,6a). Yahweh faz esse convite apenas para aqueles que têm sede, sede de salvação. Este convite não é feito para aqueles que têm sede, mas sede das coisas do mundo, do dinheiro, da diversão fácil, da fama, do prazer, da ostentação, mas não sede da salvação. No Novo Testamento Jesus se propõe a aliviar a carga de todos aqueles que nele confia. E, em tudo isso está prefigurado o anseio da salvação que Deus, gratuitamente, oferece a todos os que o procuram: “Que o ímpio deixe o seu caminho e o homem maldoso mude os seus projetos. Cada um volte para Yahweh e ele terá compaixão; volte para o nosso Deus, pois ele perdoa com generosidade.” (Is 55,7).

24º DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO "A"

XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – verde; Leituras: Eclo 27,33 – 28,9; Sl 102 (103); Rm 14,7-9; Mt 18,21-35.

“NÃO LHE DIGO QUE ATÉ SETE VEZES, NAS ATÉ SETENTA VEZES SETE”.
(Mt 18,22)

Diácono Milton Restivo

O livro do Eclesiástico é assunto da primeira leitura da liturgia deste domingo. O Eclesiástico é um livro riquíssimo em ensinamentos. Boa parte do conteúdo do livro é dedicada a louvar a Deus e incitar à virtude religiosa. Alguns temas contidos neste livro são: bom comportamento, temor de Deus, amizade, respeito aos anciãos, recomendações sobre as mulheres, a riqueza, a pobreza, a doença, a medicina, os deveres de estado. Outro tema mais teológico é o saber: a gloria de Deus.
Com efeito, de entre os livros Sapienciais, é este o mais rico de ensinamentos práticos, apresentados de um modo paternal e persuasivo. Apesar de se lhe chamar também “Sirácide ou Sirácida”, derivado de uma forma alternativa de “Sirac”, os principais manuscritos gregos usam o título de “Sabedoria de Jesus, filho de Sirac” (50,27) ou então, “Sabedoria de Sirac”.
Na Igreja Latina o Eclesiástico  é chamado “Livro da Igreja” porque, na igreja primitiva, era utilizado com frequência para a instrução dos fiéis. Está relacionado entre os livros sapicienciais da Bíblia (como o Eclesiastes, com o qual não se confunde Salmos, Provérbios e outros). Desde os primeiros séculos do Cristianismo o nome mais comum para designar este livro é Eclesiástico (do latim “Ecclesiasticus liber”), o que significa o livro da igreja ou da assembléia. São Cipriano, bispo da Igreja, falecido em 248, parece ter sido o primeiro a usar esse nome, devido ao uso que dele se fazia para os ensinos catequéticos na Igreja antiga. Com efeito, de entre os Livros Sapienciais, é este o mais rico de ensinamentos práticos, como já disse acima, apresentados de um modo paternal e persuasivo. Infelizmente os nossos queridos irmãos que se denominam evangélicos, crentes e ou protestantes, não têm a graça de ter na sua Bíblia este livro, não partilhando, desta forma, da riqueza dos ensinamentos transmitidos por este escrito, como vemos na leitura apresentada deste domingo.

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO "A"

XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – verde; Leituras: Ez 33,7-9; Sl 94 (95); Rm 13,8-10; Mt 18,15-20.

“ONDE DOIS OU TRÊS ESTIVEREM REUNIDOS EM MEU NOME, EU ESTAREI NO MEIO DELES”. (Mt 18,20).

Diácono Milton Restivo

As leituras deste domingo nos chamam a atenção para a correção fraterna e sobre a responsabilidade que todos temos que ter uns pelos outros para não permitir que ninguém se afaste do bom caminho. Não somos perfeitos, cometemos faltas e nem sempre somos dignos de nos aproximar da mesa da Palavra ou da mesa da Eucaristia, alimentos que o Pai, generosamente, nos oferece. A maneira que Deus nos indica para corrigir os que erram é através dos próprios cristãos, uns corrigindo aos outros.
Isso já é visto na primeira leitura com o profeta Ezequiel transmitindo a palavra de Yahweh, orientando para que o profeta seja fiel como vigia dos mandamentos do Senhor na casa de Israel. E o que foi dito para Ezequiel, não foi só para ele que tenha sido dito, mas para todos aqueles a quem o Senhor escolheu para seguir o caminho que leva até ele. Yahweh determina a Ezequiel que chame a atenção daquele que está no caminho errado e diz que vai pedir contas a Ezequiel se ele for omisso a esse respeito: “Se eu disser ao ímpio que ele vai morrer, e você não lhe falar, advertindo-o a respeito de sua conduta, o ímpio vai morrer por sua própria culpa, mas eu pedirei a você contas da sua morte”. (Ez 33,8).
Os antigos gregos se inspiraram num provérbio, que ficou conhecido assim: “Três tipos de pessoas pagarão caro perante o Tribunal do Altíssimo: os que não sabem e não perguntam; os que sabem e não ensinam; e os que ensinam e não praticam”.

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A"

XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – verde; Leituras: Jr 20,7-9; Sl 62 (63); Rm 12,1-2; Mt 16,21-27.
“SE ALGUÉM QUER ME SEGUIR, RENUNCIE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E ME SIGA”. (Mt 16,24).
Diácono Milton Restivo
O profeta Jeremias é o escritor sagrado da primeira leitura deste domingo. Jeremias e Oséias foram os dois profetas mais radicais do Antigo Testamento, pois foram os que mais perto chegaram de uma compreensão profunda das causas da opressão que o povo de Israel vivia naquele tempo e a maneira como o povo se afastava de Yahweh, muitas vezes induzido pelas autoridades civis, militares e religiosas. Como Oséias e Miquéias, Jeremias pertencia ao mundo camponês e ele aproveita muito disso para transmitir a sua mensagem com conotações das coisas do campo.
O significado do nome Jeremias é incerto; podemos citar as seguintes: “Yahweh exalta”, “Yahweh é sublime” ou “Yahweh abre (faz nascer)”. O nome Jeremias era bastante comum nos tempos bíblicos. São conhecidos nove personagens, mais ou menos importantes, com este nome. 
O chamamento de Jeremias por parte de Yahweh é um dos mais belos das Sagradas Escrituras, e ele mesmo narra assim esse fato: “Recebi a palavra de Yahweh que me dizia: ‘Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei para eu fazer profeta das nações.” Jeremias demonstra-se surpreso e tenta se esquivar desse chamamento: “Mas eu respondi: “Ah, Senhor Yahweh, eu não sei falar, porque sou jovem.” Yahweh o tranquiliza e mantém o seu chamamento: “Yahweh, porém, me disse: ‘Não diga ‘sou jovem’, porque você irá para aqueles a quem eu mandar e anunciará aquilo que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo’. Então Yahweh estendeu a mão, tocou em minha boca e me disse: ‘Veja: estou colocando a minhas palavras em sua boca. Hoje estabeleço você sobre as nações e reinos, para arrancar e arrasar, para demolir e destruir, para construir e plantar’.” (Jr 1,4-10). A leitura de hoje nos apresenta o profeta Jeremias cansado, desiludido. Mas, por que?

FESTA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

FESTA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
Missa da Vigília - Leituras: 1Cro 15,3-4.15-16; Salmo 131 (132); 1Cor 15,54-57; Lc 11,27-28.
Missa do dia – Ap 11,19; 12,1.3-6.10; Salmo 44 (45); 1Cor 15,20-27; Lc 1,39-57.

“A MINHA ALMA ENGRANDECE AO SENHOR, E O MEU ESPÍRITO SE ALEGRA EM DEUS, MEU SALVADOR.” (Lc 1,46).

Diácono Milton Restivo

“Eu era pequeno, nem me lembro, só lembro que a noite, aos pés da cama, juntava as mãozinhas e rezava apressado, mas rezava como alguém que ama...” Essa música, do Padre Zézinho, “Maria da minha infância”, retrata bem como foi o nosso relacionamento com Maria na nossa infância e adolescência, e como está sendo o nosso relacionamento com Maria ainda hoje.
Com fé, amor e devoção, quando éramos crianças juntávamos nossas mãos em oração e rezávamos, inocentemente, a prece da Ave Maria, repetindo palavras que nem sabíamos direito os seus significados, mas, com que confiança que rezávamos. Que segurança sentíamos quando nos dirigíamos a Maria, repetindo as palavras de nossa mãe ou avó, aquela oração que fazia e faz de Maria a mais cheia de graça, a mais pura entre as mulheres. Mas isso, quando éramos pequenos. Quando éramos crianças. Que confiança as crianças tem na mãezinha do céu.  
Desde crianças aprendemos amar Maria. Desde pequenos aprendemos que Maria é a mãe de Deus e a nossa querida Mãe do céu.   E, como crianças, aceitamos com honestidade e boa vontade amar Maria, aceitamos passivamente Maria como nossa boa Mãe do céu, porque é a nossa mãe da terra que assim nos ensinou. Com certeza, a primeira oração que aprendemos, ainda no colo de nossa mãe, foi a oração da Ave Maria. Podemos não conhecer nenhuma outra oração, mas, a oração da Ave Maria isso a sabemos de cor e salteado porque a aprendemos bem pequeninos e muitas vezes no colo de nossa mãe que segurava as nossas mãozinhas juntas em atitude de oração, simbolizando o respeito e amor que deveríamos ter por essa boa Mãe do Céu.

20º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A"

XX DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – verde. Leituras: Is 56,1.6-7; Sl 66 (67); Rm 11,13-15.29-32; Mt 15,21-28.

“SENHOR, FILHO DE DAVI, TEM PIEDADE DE MIM”. (Mt 15,22).

Diácono Milton Restivo

É interessante como Deus usa os meios para chegar a todos os povos, a todas as gentes, a todas as pessoas. Os israelitas julgavam-se salvos e, por isso, poderiam ignorar o que Jesus lhes dizia, simplesmente por se dizerem filhos de Abraão, descendentes de Abraão: “Nós somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘vocês ficarão livres’? [...] Nosso pai é Abraão.” (Jo 8,33.39a).
Abraão era considerado o pai biológico dos judeus, os quais podiam traçar sua linhagem genealógica até a paternidade do patriarca. Isto era orgulho para eles e que eles julgavam a única coisa necessária para serem salvos e superiores aos demais povos aos olhos de Yahweh. Os judeus apenas se vangloriavam de ser filhos de Abraão, mas não imitavam as suas virtudes e, por isso, Jesus lhes chama a atenção: “Se vocês são filhos de Abraão, façam as obras de Abraão. Agora, porém, vocês querem me matar, e o que eu fiz foi dizer a verdade que ouvi junto de Deus.  Isso Abraão nunca fez.” (Jo 8,39b-40). João Batista já tinha alertado as autoridades religiosas dos judeus antes de Jesus, quando lhes chamara a atenção: “Não pensem que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’. Porque eu lhes digo: até destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão.” (Mt 3,9).
Mais tarde Paulo contestaria essa atitude nacionalista e separatista dos judeus: “De fato, vocês todos são filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo, pois todos vocês que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. Não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo. E se vocês pertencem a Cristo, então vocês são de fato a descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.” (Gl 3,26-29).

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A"

XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – verde; Leituras: 1Rs 19,9.11-13; Sl 84 (85); Rm 9,1-5; Mt 14,22-23.

“CORAGEM, SOU EU, NÃO TENHAM MEDO.” (Mt 14,27).

Diácono Milton Restivo

Na nossa vida, às vezes, parece que estamos num mar de rosas; tudo é realização, tudo é maravilhoso, tudo dá certo, tudo vai bem como sempre desejaríamos que fosse, mas no nosso cancioneiro de música popular existe uma música com o verso seguinte: “Tristeza não tem fim, felicidade sim...” e, bem por isso, de repente, como num estalar de dedos, parece tudo ao contrário: sentimos-nos mergulhados numa depressão, numa tristeza, numa angustia que parece não ter fim; dá-nos a impressão que estamos caminhando sobre as águas e sentimos que, num relance, nos falta a força, coragem, confiança, apoio e estamos sozinhos, dando-nos a sensação que vamos submergir, sem chances de nos afirmarmos ou ter alguém que nos socorra.
Quantas vezes nos falta confiança em tudo e em todos; dá-nos a impressão que ninguém, mas ninguém mesmo, nos compreende e que todos nos viraram as costas, deixando-nos entregues à nossa própria sorte. Nessas condições, nos desesperamos, deixamos de acreditar em tudo e em todos e, nessa descrença, chegamos ao cúmulo de perguntar: “Onde está Deus?”. Isso aconteceu com o profeta Elias, como vemos na primeira leitura e com os discípulos de Jesus, como vemos no Evangelho e, finalmente, com Pedro, que não acreditou no poder de Jesus e começou a afundar enquanto caminhava sobre as águas do mar.

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A"

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano - A; Cor – Verde; Leituras: Is 55,1-3; Sl 144 (145); Rm 8,35.37-39; Mt 14,13-21.

“ELES NÃO PRECISAM IR EMBORA. VOCÊS É QUE TÊM DE LHES DAR DE COMER.” (Mt 14,16).

Diácono Milton Restivo

O profeta Isaias é o mais messiânico de todos os profetas. Nos seus escritos encontramos a projeção do Messias prometido desde o início dos tempos e, para provar isso, os Evangelistas o citam por várias vezes e em muitas ocasiões e o próprio Jesus usa e repete muitas citações desse profeta.
Na primeira leitura, extraída do livro do profeta Isaias, temos uma citação que Jesus a repetiria mais tarde, enquadrando-a objetivamente na sua mensagem. Escreveu Isaias tentando confortar o povo israelita que ainda estava no exílio, colocando na boca de Yahweh um apelo ao povo que se convertesse enquanto houvesse tempo, convidando-o a participar dos bens da Nova Aliança: “Atenção! Todos os que estão com sede, venham buscar água. Venham também os que não têm dinheiro: comprem e comam sem dinheiro e bebam vinho e leite sem pagar. [...] Dêem ouvidos a mim, venham para mim, me escutem, que vocês viverão. Farei com vocês uma aliança definitiva, serei fiel à minha amizade com Davi. [...] Procurem Yahweh enquanto ele se deixa encontrar.” (Is 55,1.3.6).
Mais tarde Jesus faria um apelo idêntico a todos aqueles que, no seu tempo, estavam subjugados pelo peso, fardo e observâncias farisaicas da lei de Moisés impostos ao povo pelas autoridades religiosas judaicas, e que hoje é dirigido a todos que estão submetidos ao peso e fardo e observâncias hipócritas do mundo e da sociedade de hoje: “Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso de seu fardo, e eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve”. (Mt 11,28-30). 
No Salmo a liturgia destaca o amor e misericórdia de Yahweh: “Iahweh é piedade e compaixão, lento para a cólera e cheio de amor. Iahweh é bom para todos, compassivo com todas as suas obras. [...] Yahweh é fiel às suas palavras, amoroso em todas as suas obras. Yahweh apara os que caem, e endireita todos os encurvados.” (Sl 145 (144), 8.13-14).

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A"

XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – Verde; Leituras: 1Rs 3,5.7-12; Sl 118 (119);  Rm 8,28-30; Mt 13,44-52.

“ENSINA-ME A OUVIR, PARA QUE EU SAIBA GOVERNAR O TEU POVO E DISCERNIR ENTRE O BEM E O MAL.” (1Rs 3,9).

Diácono Milton Restivo

Neste domingo encerra-se o capítulo 13 do Evangelho de Mateus, que foi lido todo durante três domingos seguidos, e que narra as parábolas do Reino. Nos dois domingos anteriores meditamos esse capítulo e é claro que, por mais que se fale sobre ele, jamais esgotaremos o assunto. Mas, a primeira leitura deste domingo traz um personagem que merece destaque: o rei Salomão. Vamos conhecê-lo melhor, abordando o início do seu reinado que foi longo como o de seu pai Davi: “O tempo que Salomão reinou em Jerusalém sobre todo Israel, foi de quarenta anos.” (1Rs 11,42).
Nas Sagradas Escrituras, Antigo Testamento, é narrada a história do pai de Salomão, o rei Davi, conhecido como rei salmista e profeta. O rei Davi foi escolhido por Yahweh para reinar sobre o povo de Israel (Sm 16,1-13), e foi o rei Davi quem escreveu a maior parte dos salmos contidos nas Sagradas Escrituras. Davi foi um rei muito querido e amado por todo o povo de Israel e morreu já em idade avançada depois de haver reinado por quarenta anos sobre Israel: “Davi repousou com seus antepassados e foi enterrado na cidade de Davi. Davi foi rei em Israel durante quarenta anos; reinou sete anos em Hebron, e trinta e três anos em Jerusalém.” (1Rs 2,10-11).

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A"

XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – Verde; Leituras: Sb 12,13.16-19; Sl 85 (86); Rm 8,26-27; Mt 13,24-43.

“JESUS CONTOU OUTRA PARÁBOLA À MULTIDÃO...”. (Mt 13,30c).

Diácono Milton Restivo

O Evangelho deste domingo é a continuação do Evangelho do domingo passado: o capítulo 13 de Mateus, onde Jesus narra as chamadas “parábolas do Reino”.
Parábolas são ensinamentos paralelos a uma lição principal. Parábolas são histórias do cotidiano com uma aplicação espiritual. Pará­bola é uma nar­ra­ção, geral­mente curta, para ensi­nar uma ver­dade moral ou espiritual, atra­vés de com­pa­ra­ção com a vida real.
As parábolas de Jesus tratavam de agricultura, culinária, comércio, pesca, profissão, costumes, tradições, etc. Quando Jesus queria ensinar uma lição básica, usava um ensinamento paralelo tomando figuras, quadros, idéias, maneiras de pensar do povo para que, a partir daquilo que o povo conhecia, Jesus pudesse ensinar a verdade que queria fixar na mente das pessoas. Mateus apre­senta, no capí­tulo 13 do seu Evangelho, sete parábolas, chamadas de “as parábolas do Reino” para ensi­nar sobre o desen­vol­vi­mento gra­dual do reino de Deus. É por isso que no último ano do seu ministério, encontramos muitas parábolas.
Anteriormente, no sermão da montanha, em Mateus dos capítulos de 5 a 7, Jesus procurou dizer e ensinar as coisas de maneira clara, sem rodeios, mas como os inimigos, os pretensos donos da lei e da religião, se uniram e tentavam encontrar erros em tudo o que ele dizia, Jesus passou a trabalhar com sabedoria e prudência. Por isso, começou a usar as parábolas, dizendo, quando inquirido a respeito disso pelos discípulos: “Porque a vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino do Céu, mas a eles não. Pois a quem tem, será dado em abundância; mas daquele que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu uso parábolas para falar com eles: assim eles olham e não vêem, ouvem e não escutam nem compreendem. [...] Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles são duros de ouvido e fecharam os olhos, para não ver com os olhos, e não ouvir com os ouvidos, não compreender com o coração e não se converter. Assim eles não podem ser curados.” (Mt 13,11-13.15).

15º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A"

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – verde; Leituras: Is 55,10-11; Sl 64 (65); Rm 8,18-23; Mt 13,1-23.

“A SEMENTE QUE CAIU EM BOA TERRA É AQUELE QUE OUVE A PALAVRA E A COMPREENDE. ESTE PRODUZ FRUTO.” (Mt 13,23)

Diácono Milton Restivo

O Evangelho de Mateus mostra, a partir da parábola do semeador, a segunda parte do ministério de Jesus. Na primeira parte Jesus se apresentou ao povo como o Messias e, no sermão da montanha, que abrange os capítulos de 5 a 7 de Mateus, faz uma comparação da Lei de Moisés com aquilo que o Messias esperava de seus seguidores, onde Jesus repete por várias vezes, após citar uma determinação da Lei de Moisés: “Vocês ouviram o que foi dito aos antigos... eu, porém, lhes digo...” (Mt 5,21.27.33.38.43). Depois Jesus escolhe os doze apóstolos (Mt 10, 1-5), enviando-os para anunciar a todos os judeus que “O Reino do Céu está próximo”. (Mt 10,5-15).
No capítulo 13 do Evangelho de Mateus Jesus dá início ao chamado discurso das parábolas do mistério e, somente neste capítulo Jesus conta sete parábolas, tendo explicado algumas. As parábolas contadas por Jesus neste capítulo, são: do semeador (Mt 13,4-23); do trigo e do joio (Mt 13,24-30); do grão de mostarda (Mt 13,31-32); do fermento (Mt 13,33-35); do tesouro escondido (Mt 13,44); das pérolas (Mt 13,45-46) e da rede (Mt 13,47-50). Neste domingo o Evangelho apresentado é o da parábola do semeador; nos domingos subsequentes serão apresentadas as demais parábolas constantes deste capítulo.

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
Ano – A; Cor – Vermelho; Leituras: At 3,1-10; Sl 18a (19); Gl 1,11-20; Jo 21,15-19.

“TU ÉS PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA.” (Mt 19,18).

Diácono Milton Restivo

O dia comemorativo de São Pedro é 29 de junho, enquadrado que é nas festas juninas, mas por ser uma festa de suma importância para a Igreja, comemora-se litúrgica e festivamente no primeiro domingo que o precede. Considerando que a tradição atesta que Pedro e Paulo, as colunas mestras da Igreja de Jesus Cristo foram martirizados no mesmo dia, então a Igreja festeja a memória dos dois Apóstolos no mesmo dia.
Além daquilo que é citado nos Evangelhos e nos Atos dos Apóstolos pouco se sabe sobre a vida de Pedro e dos demais Apóstolos. O livro dos Atos dos Apóstolos só narra a morte de Tiago, filho de Zebedeu no ano 44: “Nesse tempo, o rei Herodes começou a perseguir alguns membros da Igreja, e mandou matar à espada Tiago, irmão de João.” (At 12,1).
As informações, fora das Sagradas Escrituras, acerca dos apóstolos, são abundantes, e nem sempre meritórias de crédito. Temos que considerar que quando um escritor se propõe a escrever sobre um personagem, no caso um santo, o autor sempre carrega nas cores, fazendo com que os seus escritos sejam admirados pelas ações do personagem que ele focaliza, admira e, possivelmente, de quem é devoto, e a história sempre é uma escolha inspirada por uma ideologia ou crença ou uma devoção. Por isso, quando falamos dos Apóstolos, não podemos sair da revelação, que é a própria Sagrada Escritura, e sempre levando em consideração a tradição dos primeiros padres (pais) da Igreja, como Clemente de Roma em sua Epístola aos Coríntios (escrita cerca de 95-97 dC), que fala sobre a morte de Pedro.
Pedro apaixonado, mas em quem não era seguro confiar, Jesus o transformou em um forte apoio na pregação do Evangelho. O caráter impulsivo e emocional de Pedro faz dele um estudo interessante. Pedro era um discípulo cujo coração estava no lugar certo, mas que cometia muitos erros. A história de Pedro nos ajuda a entender, principalmente, o papel das emoções na vida cristã.

13º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A"

XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – Verde; Leituras: 2Rs 4,8-11.14-16; Sl 88 (89); Rm 6,3-4.8-11; Mt 10,37-42.

“QUEM NÃO TOMA A SUA CRUZ E NÃO ME SEGUE, NÃO É DIGNO DE MIM” (Mt 10,38).

Diácono Milton Restivo

Passados o Tempo da Quaresma, o Tempo Pascal e a festa da solenidade da Santíssima Trindade, estamos de volta ao Tempo Comum e, por estarmos no Ano Litúrgico “A”, retornamos ao Evangelho segundo Mateus.
A primeira leitura desta liturgia fala de um profeta muito importante, mas totalmente desconhecido pela grande maioria dos cristãos: o profeta Eliseu. O nome “Eliseu” quer dizer “Deus é a salvação”. Eliseu foi discípulo e sucessor do grande profeta Elias. Yahweh designou Eliseu como sucessor de Elias quando estava arando a terra com uma junta de bois. Elias jogou sobre os ombros de Eliseu o seu manto e, imediatamente “Eliseu deixou os bois, correu atrás de Elias, e disse: ‘Deixe-me dizer adeus aos meus pais. Depois eu seguirei você’. Elias respondeu: ‘Vá, mas volte logo’. (1Rs 19,19-20). Nas narrativas da vida de Eliseu nas Sagradas Escrituras encontra-se uma série de acontecimentos sobrenaturais que marca a carreira de seu ministério. Os milagres de Eliseu ocorreram num momento em que a religião de Yahweh estava enfrentando uma afronta da parte do povo que adoravam ao deus Baal, e os reis de Israel se entregaram a essa adoração.
Da mesma forma que os milagres de Elias, Eliseu foi concebido para demonstrar a autoridade do profeta e de apresentar ao povo o Deus vivo, combatendo os falsos deuses. Eliseu superou em muito o profeta Elias no número e no caráter extraordinário de seus milagres, mas a personalidade e a influência religiosa de Elias é que ficaram marcadas na história do povo judeu e, bem por isso, Elias é mencionado trinta vezes no Novo Testamento, enquanto que Eliseu apenas uma.