sábado, 31 de dezembro de 2011

MEDITANDO A PALAVRA - SANTA MARIA, MÃE DE DEUS - 01jan2011


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcoiFDnQyuGVWy8ieX3AxF2Z0SjTXjaEGzllY5MrfsvyzS-CVc1sG0eckyZUCkH5Ccgc3d6VZWzIwkf6GrO28TD5dNtCb2e2EYLbWMf6nR9Rgmw_shDTYIumuh4wcqaWxxdKtoD56zoukR/s1600/1rp-gifsbyoriza-rogai.gif

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS.
Ano – B; Cor – Branco; Leituras: Nm 6,22-27; Sl 66; Gl 4,4-7; Lc 2,16-21.

“QUEM ESTÁ COM MARIA, NÃO ESTÁ LONGE DE DEUS...”

Diácono Milton Restivo

Maria, a predestinada para ser a mãe do Filho de Deus desde que o Redentor fora prometido à humanidade contagiada pelo pecado, aceitou a sua missão a convite de Deus por intermédio de seu anjo mensageiro, Gabriel. A partir do seu “sim” ao Anjo, Maria iniciou a sua caminhada, juntamente com seu Filho e Filho de Deus, rumo ao Calvário: em primeiro lugar a incompreensão do povo por vê-la grávida sem haver se casado com José; em segundo lugar a desconfiança de José por não compreender o que estava acontecendo com ela.

Após o nascimento de Jesus, Maria e José tiveram de livrá-lo da fúria sanguinária do rei Herodes que queria matá-lo para, futuramente, não disputar com ele seu trono (cf Mt 2,13-18). Na fuga para o Egito Maria envolveu seu filho Jesus, protegeu-o, apertou-o contra seu seio maternal e, nas trevas das madrugadas frias e dos dias encalorados do deserto, durante longo período levou-o para um lugar seguro e longe do perigo, conservando a sua vida e cuidando para que nenhum mal lhe acontecesse. Assim, também, Maria faz com todos os seguidores de seu Filho que seguem seu conselho, quando ela diz: “Fazei tudo o que ele vos disser.” (Jo 2,5).

SANTO DO DIA 31dez2011

http://www.santacatarinalaboure.com.br/site/images/historia-scl/scl.jpg

SANTA CATARINA LABOURÉ – 1806-1876


A chamada "medalha milagrosa" é fruto de uma visão que a religiosa vicentina Catarina Labouré teve da Virgem Maria em 1830. Na visão, a Imaculada apareceu como está na imagem e pronunciou a oração "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós", exatamente como a conhecemos. Irmã Catarina foi batizada com o nome de Zoe de Labouré. Filha de uma numerosa família de fazendeiros cristãos, nasceu em 2 de maio de 1806, na região de Borgonha, interior da França. Na infância, ficou órfã de mãe e desde então "adotou Mãe Maria" como sua guia, dedicando-lhe grande devoção. Cresceu estudiosa, obediente e muito piedosa. Aos dezoito anos, a vocação para a vida religiosa era forte, então pediu ao pai para seguí-la, mas ele relutou. Dada a insistência por anos a fio, ela já estava com vinte e quatro anos, antes de consentir preferiu mandá-la a Paris, para que testasse sua vocação. Chegou em abril de 1830 na cidade, e logo percebeu que estava certa na decisão, pois não se motivou com os encantos da vida agitada da sociedade urbana. Então, em maio, com autorização de seu pai, iniciou o noviciado no Convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris mesmo. Quando recebeu o hábito das vicentinas, mudou o nome para irmã Catarina. A jovem noviça impressionava pelo fervor com que rezava na capela das vicentinas, diante do relicário de são Vicente de Paulo, onde tinha constantes visões.

LITURGIA DO DIA 31dez2011

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnyX_ayit1mq_jfZ3Mkxg8lRPmAmqW0eI0-erQyfeuXqQjpZ76HjfBN9naUZyUyMaALAwY76stC8wDi6QI8rWIq_G-aO57Y4zaxg9w379CCo_K3dIB0by8B8xvdcp9yomz37AGCs9q7oaq/s1600/michelangelo-creation-man.jpg

OITAVA DO NATAL
Sábado – 31 e dezembro de 2.011

Primeira Leitura - 1º João 2, 18-21
Leitura da primeira carta de são João - 18Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isto conhecemos que é a última hora. 19Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos. 20Vós, porém, tendes a unção do Santo e sabeis todas as coisas. 21Não vos escrevi como se ignorásseis a verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. - Palavra do Senhor.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 30dez2011

http://www.umnovocaminho.com/nc/wp-content/uploads/2011/04/Jesus-Maria-Jos%C3%A9.jpg

SAGRADA FAMÍLIA


O projeto de Deus para a redenção de toda a humanidade tem como centro a encarnação do seu Filho como homem vivendo entre nós. Quis que seu amado Filho fosse o exemplo de tudo. Por isso ele foi acolhido no seio de uma verdadeira família. Uma humilde, boa e honrada família, ligada pela fé e os bons costumes. Ele escolheu, seus anjos agiram e a Sagrada Família foi constituída. Deus Pai enviou Jesus com a natureza divina e a natureza humana: o Verbo encarnado, trazendo a sua redenção para todos os seres humanos. Ou seja: a salvação do ser humano somente se dá através de Jesus, quem crer e seguir terá a vida eterna no Reino de Deus. Assim Jesus nasceu numa verdadeira família para receber tudo o que necessitava para crescer e viver, mesmo sendo muito pobre. Teve o amor dos pais unidos pela religião, trabalhadores honrados, solidários com a comunidade, conscientes e responsáveis por sua formação escolar, cívica, religiosa e profissional. Maria, José e Jesus são o símbolo da verdadeira família idealizada pelo Criador.

LITURGIA DO DIA 30dez2011

http://www.pequenaobra.com.br/wp-content/uploads/2011/10/S%C3%A3o-Jos%C3%A91.jpg

OITAVA DO NATAL
Sexta-feira, 30 de dezembro de 2.011

Sagrada Família

Primeira Leitura - Eclesiástico 3, 3-7.14-17
Leitura do livro do Eclesiástico
3Pois Deus quis honrar os pais pelos filhos, e cuidadosamente fortaleceu a autoridade da mãe sobre eles. 4Aquele que ama a Deus o roga pelos seus pecados, acautela-se para não cometê-los no porvir. Ele é ouvido em sua prece cotidiana. 5Quem honra sua mãe é semelhante àquele que acumula um tesouro. 6Quem honra seu pai achará alegria em seus filhos, será ouvido no dia da oração. 7Quem honra seu pai gozará de vida longa; quem lhe obedece dará consolo à sua mãe. 14Meu filho, ajuda a velhice de teu pai, não o desgostes durante a sua vida. 15Se seu espírito desfalecer, sê indulgente, não o desprezes porque te sentes forte, pois tua caridade para com teu pai não será esquecida, 16e, por teres suportado os defeitos de tua mãe, ser-te-á dada uma recompensa; 17tua casa tornar-se-á próspera na justiça. Lembrar-se-ão de ti no dia da aflição, e teus pecados dissolver-se-ão como o gelo ao sol forte. - Palavra do Senhor.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 29dez2011








SÃO TOMÁS BECKET

Tomás Becket nasceu no dia 21 de dezembro de 1118, em Londres. Era filho de pai normando e cresceu na Corte ao lado do herdeiro do trono, Henrique. Era um dos jovens cortesãos da comitiva do futuro rei da Inglaterra, um dos amigos íntimos com que Henrique mais tinha afinidade. Era ambicioso, audacioso, gostava das diversões com belas mulheres, das caçadas e das disputas perigosas. Compartilharam os belos anos da adolescência e da juventude antes que as responsabilidades da Coroa os afastasse. Quando foi corado Henrique II, a amizade teve uma certa continuidade, porque o rei nomeou Tomás seu chanceler. Mas num dado momento Tomás voltou seus interesses para a vida religiosa. Passou a dedicar-se ao estudo da doutrina cristã e acabou se tornando amigo do arcebispo de Canterbury, Teobaldo. Tomás, por sua orientação, foi se entregando à fé de tal modo que deixou de ser o chanceler do rei para ser nomeado arcediácono do religioso. Quando o arcebispo Teobaldo morreu e o papa concedeu o privilégio ao rei de escolher e nomear o sucessor, Henrique II não vacilou em colocar no cargo o amigo. Mas o rei não sabia que o antigo amigo se tornara, de fato, um fervoroso pastor de almas para o Senhor e ferrenho defensor dos direitos da Igreja de Roma. Tomás foi ordenado sacerdote em 1162 e, no dia seguinte, consagrado arcebispo de Canterbury. Não demorou muito para indispor-se, imediatamente, com o rei. Negou-se a reconhecer as novas leis das "constituições de Clarendon", que permitiam direitos abusivos ao soberano, e teve de fugir para a França, para escapar de sua ira. Ficou no exílio por seis anos, até que o papa Alexandre III conseguiu uma paz formal entre os dois. Assim, Tomás pôde voltar para a diocese de Canterbury a fim de reassumir seu cargo. Foi aclamado pelos fiéis, que o respeitavam e amavam sua integridade de homem e pastor do Senhor.
Mas ele sabia o que o esperava e disse a todos: "Voltei para morrer no meio de vós". A sua primeira atitude foi logo destituir os bispos que haviam compactuado com o rei, isto é, aceitado as leis por ele repudiadas. Naquele momento, também a paz conseguida com tanta dificuldade acabava. O rei ficou sabendo e imediatamente pediu que alguém tirasse Tomás do seu caminho. O arcebispo foi até avisado de que o rei mandaria matá-lo, mas não quis fugir novamente. Apenas respondeu com a frase que ficou registrada nos anais da história: "O medo da morte não deve fazer-nos perder de vista a justiça". Encheu-se de coragem e, vestido com os paramentos sagrados, recebeu os quatro cavaleiros que foram assassiná-lo. Deixou-se apunhalar sem opor resistência. Era o dia 29 de dezembro de 1170. O próprio papa Alexandre III canonizou Tomás Becket três anos depois do seu testemunho de fé em Cristo. A sua memória é homenageada com festa litúrgica no dia de sua morte.




LITURGIA DO DIA 29dez2011

OITAVA DO NATAL
Quinta-feira, 29 de dezembro de 2.011

Primeira Leitura - 1º João 2, 3-11
Leitura da primeira carta de são João
Caríssimos, 3Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. 4Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. 5Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele: 6aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu. 7Caríssimos, não vos escrevo nenhum mandamento novo, mas sim o mandamento antigo, que recebestes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que acabais de ouvir. 8Todavia, eu vos escrevo agora um mandamento novo - verdadeiramente novo, nele como em vós, porque as trevas passam e já resplandece a verdadeira luz. 9Aquele que diz estar na luz, e odeia seu irmão, jaz ainda nas trevas. 10Quem ama seu irmão permanece na luz e não se expõe a tropeçar. 11Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas, sem saber para onde dirige os passos; as trevas cegaram seus olhos. - Palavra do Senhor.

Salmo 123 
REFRÃO: O céu se rejubile e exulte a terra!
1. Cantai ao Senhor um cântico novo. Cantai ao Senhor, terra inteira. Cantai ao Senhor e bendizei o seu nome, anunciai cada dia a salvação que ele nos trouxe.
2. Cantai ao Senhor e bendizei o seu nome, anunciai cada dia a salvação que ele nos trouxe. Proclamai às nações a sua glória, a todos os povos as suas maravilhas.
3. Porque os deuses dos pagãos, sejam quais forem, não passam de ídolos. Mas foi o Senhor quem criou os céus. Em seu semblante, a majestade e a beleza; em seu santuário, o poder e o esplendor.

Evangelho - Lucas 2, 22-35
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas
22Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, 23conforme o que está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor (Ex 13,2); 24e para oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos. 25Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. 26Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor. 27Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da lei, 28tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos: 29Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. 30Porque os meus olhos viram a vossa salvação 31que preparastes diante de todos os povos, 32como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel. 33Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele se diziam. 34Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, 35a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma. - Palavra da salvação.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 28dez2011

SANTOS INOCENTES

Santos Inocentes - Século I
Somente a monstruosidade de uma mente assassina, cruel e desumana, poderia conceber o plano executado pelo sanguinário rei Herodes: eliminar todas os meninos nascidos no mesmo período do nascimento de Jesus para evitar que vivesse o rei dos judeus. Pois foi isso que esse tirano arquitetou e fez. Impossível calcular o número de crianças arrancadas dos braços maternos e depois trucidadas. Todos esses pequeninos se tornaram os "santos inocentes", cultuados e venerados pelo Povo de Deus. Eles tiveram seu sangue derramado em nome de Cristo, sem nem mesmo poderem "confessar" sua crença. Quem narrou para a história foi o apóstolo Mateus, em seu Evangelho. Os reis magos procuraram Herodes, perguntando onde poderiam encontrar o recém-nascido rei dos judeus para saudá-lo. 

SANTO DO DIA 28dez2011


 
OITAVA DO NATAL
Quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Santos Inocentes Mártires

Primeira Leitura - 1º João 1, 5-10; 2, 1-2
Leitura da primeira carta de são João
Caríssimos, 5A nova que dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há treva alguma. 6Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade. 7Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 8Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade. 10Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós. 1Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. - Palavra do Senhor.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 27dez2011

http://imagensbiblicas.files.wordpress.com/2009/05/jesus_crucifixion_john_mary.jpg?w=604

SÃO JOÃO, APÓSTOLO E EVANGELISTA
Século I

É muito difícil imaginar que esse autor do quarto evangelho e do Apocalipse tenha sido considerado inculto e não douto. Mas foi dessa forma que o sinédrio classificou João, o apóstolo e evangelista, conhecido como "o discípulo que Jesus amava". Ele foi o único apóstolo que esteve com Jesus até a sua morte na cruz. João era um dos mais jovens apóstolos de Cristo, irmão do discípulo Tiago Maior, ambos filhos de Zebedeu, rico pescador da Betsaida, e de Salomé, uma das mulheres que colaboravam com os discípulos de Jesus. Assim como seu pai, João era pescador, e teve como mestre João Batista, o qual, depois, o enviou a Jesus. João, Tiago Maior, Pedro e André foram os quatro discípulos que mais participaram do cotidiano de Jesus. Costuma ser definido, entre os apóstolos, como homem de elevação espiritual, mais propenso à contemplação do que à ação.

LITURGIA DO DIA 27dez2011

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjWv7BRFwBQlbciD8UZK2ADKKRqQXmAIGQm-J3gAfZx2DI39oMnGkQwAdfSgddVxRNQpSr9OXylhpjLXGbUCaEe1RjerAXVFY6yyEbq5xO_GJ4fX5YIT8uFq3mNhYPBQxk8Lc3_3on3Bs/s1600/Jo%25C3%25A3o+20%252C1-9.jpg

OITAVA DO NATAL
Terça-feira, 27 de dezembro de 2011
São João – Apóstolo e Evangelista

Primeira Leitura - 1º João 1,1-4
Início da primeira carta de São João
Caríssimos, 1O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida - 2porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou -, 3o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo. 4Escrevemo-vos estas coisas para que a vossa alegria seja completa. - Palavra do Senhor.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 26dez2011

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiH6IA79HpFELS9YF3F4y8X6LK6ITJDelGsJwma_VdQkf1JDmQwzskvIuHXuXAYIbnYy37aamdd7vXstsy95Hox3LYd2OhjrZuORM6ctBBECgMBovfOmB9WV0dKyBWfT35j7-Wg6kM5_8Y/s400/estudo+sobre+estevao.jpg

SANTO ESTEVÃO - PRIMEIRO MÁRTIR CRISTÃO SÉCULO I


Na história do catolicismo, muitos foram os que pereceram, e ainda perecem, pagando com a própria vida a escolha de abraçar a fé cristã. Essa perseguição mortal, que durou séculos, teve início logo após a Ressurreição de Jesus. O primeiro que derramou seu sangue por causa da fé cristã foi Estevão, considerado por isso o protomártir. Vividos os eventos da Paixão e Ressurreição, os Doze apóstolos passaram a pregar o evangelho de Cristo para os hebreus. A inimizade, que estava apenas abrandada, reavivou, dando início às perseguições mortais aos seguidores do Messias. Mas com extrema dificuldade eles fundaram a primeira comunidade cristã, que conseguiu estabelecer-se como um exemplo vivo da mensagem de Jesus, o amor ao próximo.

LITURGIA DO DIA 26dez2011

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/images/evangelho%5Cmt10_17_22.gif

OITAVA DO NATAL
Segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Santo Estevão - Diácono e Protomártir


Primeira Leitura - Atos dos Apóstolos 6, 8-10; 7, 54-59
Leitura dos Atos Apóstolos
Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e fortaleza, fazia grandes milagres e prodígios entre o povo. 9Mas alguns da chamada sinagoga dos Libertos, dos cirenenses, dos alexandrinos e dos que eram da Cilícia e da Ásia, levantaram-se para disputar com ele. 10Não podiam, porém, resistir à sabedoria e ao Espírito que o inspirava. 54Ao ouvir tais palavras, esbravejaram de raiva e rangiam os dentes contra ele. 55Mas, cheio do Espírito Santo, Estevão fitou o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus: 56Eis que vejo, disse ele, os céus abertos e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus. 57Levantaram então um grande clamor, taparam os ouvidos e todos juntos se atiraram furiosos contra ele. 58Lançaram-no fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas depuseram os seus mantos aos pés de um moço chamado Saulo. 59E apedrejavam Estevão, que orava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. - Palavra do Senhor.

domingo, 25 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO DIA DE NATAL - NASCIMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

JESUS NASCEU, É NATAL – GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS...


“E A PALAVRA DE FEZ HOMEM E HABITOU ENTRE NÓS. E NÓS CONTEMPLAMOS A SUA GLÓRIA: GLÓRIA DO FILHO ÚNICO DO PAI, CHEIO DE AMOR E FIDELIDADE. (Jo 1,14).

Diácono Milton Restivo

Durante nove meses Maria trouxe consigo, dentro de seu ventre, o Filho de Deus que se fazia homem.
Durante nove meses Maria foi o sacrário vivo da Majestade Infinita. O Filho de Deus se fez homem no seio da Virgem, e por isso, o Filho de Deus é também o Filho da Virgem Maria. O Filho de Deus se formou no seio de Maria como qualquer ser humano se forma no seio de sua mãe. O Filho de Deus se alimentou do sangue da Virgem Maria, formou sua carne no ventre de Maria e fez com que a Virgem tivesse as indisposições normais de uma gravides normal; pulou no ventre da Virgem como qualquer criança sadia pula no ventre de sua mãe, fez com que o corpo da Virgem sofresse as alterações normais do corpo de uma mulher quando está grávida: o ventre cresceu, as pernas, em determinados períodos se incharam, o andar da Virgem durante a gravides foi cuidadoso, a respiração ofegante, tendo sempre mal estar e precisando repousar com frequência, como qualquer mulher grávida, então nada foi diferente a gravides da Virgem com a gravides de qualquer mulher que espera seu filho.
Durante nove meses a Virgem Maria viveu a expectativa do nascimento de seu Filho, que era também o Filho de Deus. Podemos imaginar os colóquios amorosos, as conversas carinhosas da Santíssima Virgem com o Tesouro que ela portava e trazia dentro de si.

LITURGIA DO DIA 25dez2011


NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO


Primeira Leitura - Isaías 52, 7-10
Leitura do livro do profeta Isaías
7Como são belos sobre as montanhas os pés do mensageiro que anuncia a felicidade, que traz as boas novas e anuncia a libertação, que diz a Sião: Teu Deus reina! 8Ouve! Tuas sentinelas elevam a voz, e todas juntas soltam alegres gritos, porque vêem com seus próprios olhos o Senhor voltar a Sião. 9Prorrompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor se compadece de seu povo, e resgata Jerusalém! 10O Senhor descobre seu braço santo aos olhares das nações, e todos os confins da terra verão o triunfo de nosso Deus. - Palavra do Senhor.

sábado, 24 de dezembro de 2011

MEDITANDO A PALAVRA - NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

http://www.pnslourdes.com.br/images/natal_2009.gif

NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
Ano – B; Cor – Branco; Leituras: Is 9,1-6; Sl 95 (96); Tt 2,11-14; Lc 2,1-14.

Diácono Milton Restivo.

É Natal. Enfeites nas vitrines do comércio, nas portas das residências; propagandas de produtos nos jornais, rádio e televisão sugerindo bens de consumo, presentes, roupas, enfim, renovação de tudo o que consumimos. Quantos julgam que o Natal exige roupas novas, enfeites em todas as partes, dar e receber presentes. De fato, o Natal exige coisas novas, muitas coisas que não se resumem em roupas ou presentes. O Natal exige muitos enfeites, mas não os das vitrines ou portas de residências. Esses enfeites deveriam ser e retratar a beleza interior do nosso espírito que deveria estar se preparando cristãmente para o Natal do Senhor. Natal é coisa sempre nova. Quem o vive em seu verdadeiro espírito, não envelhece jamais: é sempre criança.

SANTO DO DIA 24dez2011

http://www.juventudesanta.com/wp-content/uploads/2010/12/PaulaIsabelCerioli-2412.jpg

SANTA PAULA ISABEL CERIOLI - 1816-1865

Fundou os Institutos: Irmãs da Sagrada Família e dos Irmãos da Sagrada Família

Batizada como Costanza Cerioli, nasceu na família dos nobres e ricos Francisco Cerioli e Francisca Corniani, no dia 28 de janeiro de 1816, em Soncino, Cremona, Itália. Delicada, inteligente e sensível, dona de um físico frágil, aprendeu cedo a lidar com o sofrimento, alertada pela sabedoria cristã da mãe, que lhe mostrava a miséria presente nas famílias dos camponeses. Aos onze anos, foi entregue às Irmãs da Visitação da cidade de Alzano, para completar sua formação religiosa e cultural, com as quais ficou até os dezesseis anos, destacando-se pela bondade e caridade. Aos dezenove anos, obedecendo à vontade dos pais, casou-se com o nobre e rico Caetano Busecchi, de quase sessenta anos, herdeiro dos condes Tassis. Vivendo no palácio do marido, em Comente, Bergamo, dedicava-se à família e às obras de caridade da igreja. Teve um casamento feliz e harmônico, porém marcado pela morte dos quatro filhos; três logo após o nascimento e o outro,

LITURGIA DO DIA 24dez2011


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyhUYN4WXK5RvsjaSi_vtZLUOzcUsJIMP8og4ax8QnpIyDlGO6FGptvVnAf95qsQrpi53jF_p8HR6xqffNynb60XieMRxQA_IxvVXAvyJ7Tf5VsXAYTCB7leJJQOIoMLVaAsgHJvZbcbxe/s400/Zacarias+e+Isabel+2.jpg

SÁBADO DA QUARTA SEMANA DO ADVENTO
24 de dezembro de 2.011

Primeira Leitura - 2º Tessalonicenses 3, 1-5; 7, 8-12.14.16
Leitura do segundo livro de Samuel - 1Por fim, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja estimada, tal como acontece entre vós, 2e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque nem todos possuem a fé. 3Mas o Senhor é fiel, e ele há de vos dar forças e vos preservar do mal. 4Quanto a vós, temos plena certeza no Senhor de que estareis cumprindo e continuareis a cumprir o que vos prescrevemos. 5Que o Senhor dirija os vossos corações para o amor de Deus e a paciência de Cristo. - Palavra do Senhor.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 23dez2011

http://4.bp.blogspot.com/_LLGsPvAD04A/SzJo_0bwyTI/AAAAAAAACyM/_tJH-ZRpMgA/s400/S%C3%A3o+Jo%C3%A3o+C%C3%A2ncio.jpg

SÃO JOÃO CÂNCIO - 1390-1473


Considerado um dos santos mais representativos e queridos da heróica Polônia, são João Câncio é chamado, pelo povo, de a "glória da nação polonesa" e o "pai da pátria". Isso num país que sempre teve orgulho de sua fé no cristianismo e da fidelidade à cátedra de Pedro. João Câncio nasceu em 23 de junho de 1390, no povoado de Kenty, e viveu sempre em sua cidade, Cracóvia. Lá, conquistou todos os graus acadêmicos e lecionou em sua principal universidade até morrer. A grande preocupação de seu magistério era transmitir aos alunos os conhecimentos "não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus". Mesmo depois de ordenar-se sacerdote, continuou a cultivar a ciência, ao mesmo tempo que fazia seu trabalho pastoral como vigário da paróquia de Olkusz. Homem de profunda vida interior, jejuava e penitenciava-se semanalmente, ao mesmo tempo que espalhava o amor pelo próximo entre os estudantes e os pobres da cidade.

LITURGIA DO DIA 23dez2011

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEge5yrS7jjUt4xIzAGIhUUkI2BCmU5CkEO0GfTTop6t5iKswsB5h6WM3yhZxzv4t7gR9N6gCvXd3DshnevSeKljQoTOuDbrAtSkH04bN6C3VKydSOPytLaph6xmzInmHvmc0Gzu6SSm1quD/s400/zacarias+e+isabel%255B1%255D.jpg

SEXTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DO ADVENTO
23 de dezembro de 2.011

Primeira Leitura - Malaquias 3, 1-4.23-24
Leitura da profecia de Malaquias
Assim fala o Senhor Deus: 1Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E imediatamente virá ao seu templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais. Ei-lo que vem - diz o Senhor dos exércitos. 2Quem estará seguro no dia de sua vinda? Quem poderá resistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do fundidor, como a lixívia dos lavadeiros. 3Sentar-se-á para fundir e purificar a prata; purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata; então eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm. 4E a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora. 23Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor, 24e ele converterá o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não ferirei mais de interdito a terra. - Palavra do Senhor.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 21dez2011

http://cjsantacabrini.com/foto/madricabrini.JPG


SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI - 1850-1917

Fundou o Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus

Filha de família pobre, cresceu em meio à miséria que pairava, em meados do século XIX, no norte da Itália. Franzina, de saúde fraca, não conseguiu ser aceita nos conventos. Apesar disso, era dona de uma alma grandiosa, digna de figurar entre os santos. Assim pode ser definida santa Francisca Cabrini, com sua vida voltada somente para a caridade e o bem do próximo. Francisca Cabrini foi a penúltima de quinze filhos de Antônio e Estela, camponeses muito pobres na pequena Santo Ângelo Lodigiano, região da Lombardia. Nascida em 15 de julho de 1850, desde pequena se entusiasmava ao ler a vida dos santos. A preferida era a de são Francisco Xavier, a quem venerou tanto que assumiu seu sobrenome, se auto-intitulando Xavier.

LITURGIA DO DIA 22dez2011


http://1.bp.blogspot.com/-ByNr7fzSk14/TZhslUqsF_I/AAAAAAAAABw/uRggUC64Ma4/s400/magnificat0002.jpg

QUINTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DO ADVENTO
22 de dezembro de 2.011

Primeira Leitura - 1º Samuel 1, 24-28
Leitura do primeiro livro de Samuel
Naqueles dias, 24Após te-lo desmamado, tomou-o consigo, e levando também três touros, um efá de farinha e um odre de vinho, conduziu-o à casa do Senhor em Silo. O menino era ainda muito criança. 25Imolaram o touro e conduziram o menino a Heli. 26Ana disse-lhe: Ouve, meu Senhor, por tua vida, eu sou aquela mulher que esteve aqui em tua presença orando ao Senhor. 27Eis aqui o menino por quem orei; o Senhor ouviu o meu pedido. 28Portanto, eu também o dou ao Senhor: ele será consagrado ao Senhor para todos os dias de sua vida. E prostraram-se naquele lugar diante do Senhor. - Palavra do Senhor.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SAANTO DO DIA 21dez2011

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZo2Hr83BFwYv4OQ31rPDE-NBmBWfs7BA1Eo8SLoMVe1dOpgefyEeDfGSoE4KsjWFw6Prk6hzXC57KgE7TbOQ_oik22F17mQ7RFVcCm022MHwNkOEGNqp-w8RNO_atJ-tc6OxpeYswKasD/s320/San_Pietro_Canisio.jpg

SÃO PEDRO CANÍSIO - 1521-1597



A catequese sempre exerceu um fascínio tão grande sobre Pedro Canísio que, quando tinha menos de treze anos, ele já reunia meninos e meninas à sua volta para ensinar passagens da Bíblia, orações e detalhes da doutrina da Igreja. Mais tarde, seria autor de um catecismo que, publicado pela primeira vez em 1554, teve mais de duzentas edições e foi traduzido em quinze línguas. Mas teve também grande atuação no campo teológico, combatendo os protestantes. Peter Kanijs para os latinos, Pedro Canísio nasceu em 8 de maio 1521, no ducado de Geldern, atual Holanda. Ao contrário dos demais garotos, preferia os livros de oração às brincadeiras. Muito estudioso, com quinze anos seu pai o mandou estudar em Colônia e, com dezenove, recebeu o título de doutor em filosofia. Mas não aprendeu somente as ciências terrenas.

LITURGIA DO DIA 21dez2011

http://almez.pntic.mec.es/~jgag0003/varios/visitacion.jpg

QUARTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DO ADVENTO
21 de dezembro de 2.011

Primeira Leitura - Cântico dos Cânticos 2, 8-14
Leitura do livro do Cântico dos Cânticos
Oh, esta é a voz do meu amado! Ei-lo que aí vem, saltando sobre os montes, pulando sobre as colinas. 9Meu amado é como a gazela e como um cervozinho. Ei-lo atrás de nossa parede. Olho pela janela, espreito pelas grades. 10Meu bem-amado disse-me: Levanta-te, minha amiga, vem, formosa minha. 11Eis que o inverno passou, cessaram e desapareceram as chuvas. 12Apareceram as flores na nossa terra, voltou o tempo das canções. Em nossas terras já se ouve a voz da rola. 13A figueira já começa a dar os seus figos, e a vinha em flor exala o seu perfume; levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem. 14Minha pomba, oculta nas fendas do rochedo, e nos abrigos das rochas escarpadas, mostra-me o teu rosto, faze-me ouvir a tua voz. Tua voz é tão doce, e delicado teu rosto! - Palavra do Senhor.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 20dez2011

http://evangelhosanto.files.wordpress.com/2010/12/sc3a3o-domingo-de-silos1.jpg



SÃO DOMINGOS DE SILOS - 1000-1073


É historicamente reconhecida a influência das ordens religiosas na formação da sociedade européia na Idade Média. Numa época onde a força era a suprema lei e o valor militar de um homem se sobrepunha a todos os outros, os monastérios eram verdadeiros oásis de paz e os monges, os guardiões da cultura, do direito e da liberdade. Talvez o maior defensor dos valores monásticos tenha sido o religioso Domingos de Silos, que valorizava nos mosteiros o ensino não só da agricultura como dos demais ofícios e artes. Domingos nasceu no ano 1000, em Navarra, Espanha, no seio de uma família pobre e cristã. Quando menino, foi pastor de ovelhas. Já desse período se conta que era bondoso ao extremo, oferecia leite de ovelha para alimentar os caminhantes pobres. Ao mesmo tempo, gostava muito de estudar, motivo que levou seus pais a entregá-lo ao padre da paróquia onde moravam. Ele criara uma escola ao lado da igreja. Saiu-se tão bem que o padre quis ordená-lo sacerdote.

LITURGIA DO DIA 20dez2011

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj61N6s4jSeA9syDS1QhH5T0xmu0_cn_4NNf2m2E-p8GDnPqDm_LKOPltHCTWghpSgf9pFxkj7iX2Z0-T_c77HD41dpuHav1wverWV1zpS5u_b8J_pkXsAwJsA5WnT9z5GA7oFFE2E9t6s/s1600/BXK9360_mae-de-jesus800_2.jpg

TERÇA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DO ADVENTO

20 de dezembro de 2.011

Primeira Leitura - Isaías 7, 10-14
Leitura do livro do profeta Isaías
Naqueles dias, 10O Senhor disse ainda a Acaz: 11Pede ao Senhor teu Deus um sinal, seja do fundo da habitação dos mortos, seja lá do alto. 12Acaz respondeu: De maneira alguma! Não quero pôr o Senhor à prova. 13Isaías respondeu: Ouvi, casa de Davi: Não vos basta fatigar a paciência dos homens? Pretendeis cansar também o meu Deus? 14Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco. - Palavra do Senhor.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 19dez2011

http://www.nossasenhoradobrasil.com.br/wp-content/uploads/2010/12/urbano.jpg

SANTO URBANO V – Papa – 1362/1370


O Papa Urbano V assumiu o cargo em 1362, numa época em que a Europa sofria agitações sociais muito intensas. Numa tentativa de manter o pontífice longe das intrigas e das lutas políticas e revolucionárias, que dominavam Roma, a sede da Igreja fora transferida para Avignon, na França. Urbano era monge beneditino e pertencia a uma nobre família francesa. Quando jovem estudou ciências jurídicas e depois lecionou direito em Montpellier e na própria Avignon. Um dia, trocou a laureada toga pelo humilde hábito de monge, chegando a ocupar altos cargos dentro da Ordem beneditina. Sua biografia é cheia de adjetivos elogiosos: "professor emérito, estudioso de renome, abade de iluminada doutrina e espiritualidade". Por tudo isso foi escolhido pelo Papa Inocêncio IV para desempenhar missões diplomáticas delicadas.

LITURGIA DO DIA 19dez2011

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5h3ZjKXpFtlSwIyh1Psh8wRB6UhJAM5UGGgg0mG2fo9PRZKuWBZXwA_bmRYbJ86QC6ok_mAsmrCyvsj-wUxRkkQZf6YPqEriYZe84ukmG_D-h_VahQ1CZ0pLjm5-JUiCabLgcDrGZIpM/s640/zacarias2.jpg

SEGUNDA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DO ADVENTO
19 de dezembro de 2.011

Primeira Leitura - Juízes 13, 2-7.24-25
Leitura do livro dos Juízes
Naqueles dias, 2Ora, havia em Saraá um homem da família dos danitas, chamado Manué. Sua mulher, sendo estéril, não tinha ainda gerado filhos. 3O anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: Tu és estéril, e nunca tiveste filhos; mas conceberás e darás à luz um filho. 4Toma, pois, muito cuidado; não bebas doravante nem vinho, nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura, porque vais conceber e dar à luz um filho. 5A navalha não tocará a sua cabeça, porque esse menino será nazareno de Deus desde o seio de sua mãe, e será ele quem livrará Israel da mão dos filisteus. 6A mulher foi ter com o seu marido: Apresentou-se a mim um homem de Deus, disse ela, que tinha o aspecto de um anjo de Deus, em extremo terrível.

domingo, 18 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 18dez2011

http://www.juventudesanta.com/wp-content/uploads/2010/12/SaoGraciano-1812.gif

SÃO GRACIANO – 249/301


Graciano foi um dos sete missionários cristãos enviados por Roma, para evangelizar na região da Gália, futura França. Conforme os registros da diocese de Tours, consta que Graciano foi o primeiro bispo dessa diocese. Tudo começou no ano 249, quando Graciano chegou a Tours, local que o papa Fabiano, agora santo, lhe designara para exercer o cargo de bispo. A cidade não possuía igreja, os pobres eram maltratados e os enfermos, marginalizados; era dominada, completamente, pelo paganismo. Desde o início, como representante do catolicismo, passou a ser perseguido pelos infiéis, que não queriam deixar a adoração dos falsos deuses. Em certos períodos, a perseguição era tanta e tão feroz que Graciano precisava esconder-se em lugares solitários. Lá, reunia os cristãos e os interessados em converter-se para poder celebrar os sacramentos, a missa e pregar a palavra de Cristo.

LITURGIA DO DIA - 18dez2011

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjYIq2tgdev52GC7Hu35idDGW2N1jP8nzY-7lmhI3Gs3UoV25ObIZgh-NPzsvJ3NZqR8kK4bmsfXga379N_0dnMdz-Ue5ZS10tBii9Euqgw6-AkwfaNE0VG4eAwJjq2Go41IbGYyTOVc_k/s320/anunciacao01.jpg

QUARTO DOMINGO DO ADVENTO
18 de dezembro de 2.011

Primeira Leitura - 2º Samuel 7, 1-5.8-12.14.16
Leitura do livro de Samuel
1Ora, tendo o rei Davi acabado de instalar-se em sua residência, e tendo-lhe o Senhor dado paz, livrando-o de todos os inimigos que o cercavam, 2disse ele ao profeta Natã: Vê: eu moro num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda! 3Natã respondeu-lhe: Pois bem: faze o que desejas fazer, porque o Senhor está contigo! 4Mas a palavra do Senhor foi dirigida a Natã naquela mesma noite, e dizia: 5Vai e dize ao meu servo Davi: eis o que diz o Senhor: Não és tu quem me edificará uma casa para eu habitar. 8Dirás, pois, ao meu servo Davi: eis o que diz o Senhor dos exércitos: eu te tirei das pastagens onde guardavas tuas ovelhas para fazer de ti o chefe de meu povo de Israel. 9Estive contigo em toda parte por onde andaste; exterminei diante de ti todos os teus inimigos, e fiz o teu nome comparável ao dos grandes da terra. 10Designei um lugar para o meu povo de Israel: plantei-o nele, e ali ele mora, sem ser inquietado, e os maus não o oprimirão mais como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos.

sábado, 17 de dezembro de 2011

MEDITANDO A PALAVRA - IV DOMINGO DO ADVENTO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTJXjIfjr1boISKJFEP8bvT8TIfu2aFjNj3cxVrMt6Fgsk3mOBnrFyQk1l3e0VeRUXWasgKN3qQjEWfvHLa9OEkR-MCKSyo33YyvpsM4Wh_hf9IA9olPMPjw6O_RhsQadyLGAOWYSUqGk/s400/1go.jpg

IV DOMINGO DO ADVENTO
Ano – B; Cor – Roxo; Leituras: 2Sm 7,1-5.8-12.14.16; Sl 88 (89); Rm 16,25-27; Lc 1,26-38).

“EIS AQUI A ESCRAVA DO SENHOR” (Lc 1,38)

Diácono Milton Restivo

Chegamos ao último domingo do Advento. Estamos às portas do Natal de nosso Senhor Jesus Cristo. Na liturgia acende-se a última vela da coroa do Advento, a vela do amor, e quem a acender deve dizer: “Bendito sejais, Deus de amor, pela luz de Cristo, sol de nossa vida, a quem esperamos com toda a ternura do coração”.

Nas leituras da liturgia da Palavra busca-se uma morada para Yahweh, no Antigo Testamento, e para o Emanuel – Deus conosco, no Novo Testamento. Um personagem de suma importância para Israel e Judá aparece na primeira leitura: o rei Davi. Não podemos ignorar a figura importante, também, do profeta Natã que foi fundamental no apoio dado ao rei Davi, principalmente quando este cometia deslizes.

SANTO DO DIA 17dez2011

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCaUfK4WU31zk3aFxhVHujDaU2sYz-X0ZKLfnYQllezNkff0yc-J0FLFzcjJkpen6z1dTPFiGEU0F2gQhew2i-bAQOJSWYpZX3A0dUCYAttmITeWL9_lV3_W8k0PIaMz3UKJfD0x0csLgs/s400/S%C3%A3o+Jo%C3%A3o+da+Mata.jpg

SÃO JOÃO DA MATA – 1152/1213
Fundou a Ordem dos Trinitários

A missão de salvar cristãos prisioneiros dos turcos foi mostrada a João da Mata em uma visão que teve ao celebrar logo a sua primeira missa. Essa foi a motivação que tornou possível a Ordem da Santíssima Trindade e da Redenção dos cativos, ou somente Padres Trinitários, como são conhecidos, que tinha como objetivo resgatar cristãos presos e mantidos como escravos pelos inimigos muçulmanos. Nessa época, o Império Otomano, dos turcos muçulmanos, dominava aquelas regiões. A nova Congregação foi fundada em 1197 por João da Mata, com o apoio do religioso Félix de Valois, considerado seu co-fundador, também celebrado pela Igreja. A autorização da Igreja veio através do papa Inocêncio III, um ano depois.

LITURGIA DO DIA 17dez2011


http://sandrogerio.zip.net/images/st_jose.jpg

SÁBADO DA TERCEIRA SEMANA DO ADVENTO
17 de dezembro de 2011

Primeira Leitura - Gênesis 49, 2.8-10
Leitura do livro do Gênesis
Naqueles dias, 2Ajuntai-vos e ouvi, filhos de Jacó. Escutai Israel, vosso pai. 8Judá, teus irmãos te louvarão. Pegarás pela nuca os inimigos; os filhos de teu pai se prostrarão em tua presença. 9Filhote de leão, Judá: voltas trazendo a caça, meu filho. Dobra-se, deita-se como um leão; como uma leoa: quem o despertará? 10Não se apartará o cetro de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence por direito, e a quem devem obediência os povos. - Palavra do Senhor.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 16dez2011

http://alexandrinabalasar.free.fr/adelaide_allemagne_001.jpg

SANTO DO DIA 16 DE DEZEMBRO
SANTA ADELAIDE – Século X

Narrada por santo Odilo, abade de Cluny, que conviveu com ela, a vida de santa Adelaide emociona pelos sofrimentos que passou. De rainha tornou-se prisioneira, sofreu maus-tratos e passou por diversas privações para, depois, finalmente, assumir um império. Tudo isso dentro da honestidade, vivendo uma existência piedosa, de muita humildade e extrema caridade para com os pobres e doentes. Nascida em 931, Adelaide era uma princesa, filha do rei da Borgonha, atual França, casado com uma princesa da Suécia. Ficou órfã de pai aos seis anos. A Corte acertou seu matrimônio com o rei Lotário, da Itália, do qual enviuvou três anos depois.

LITURGIA DO DIA 16dez2011

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8hYPH0H-jUI5VJQzrY9Kw4n1g5LlfH0iwiBqN_64g0zYWLTcVUcZYXqCTaNVbEjINj061SiOCd3iF3gpkBrjxWZrh11Kx33vU6AIYluyjpLach2mEpDPJs82FwCaGzOiGSTtk1ugWjT6D/s1600/JoaoBatista.jpg

SEXTA-FEIRA DA TERCEIRA SEMANA DO ADVENTO
16 de dezembro de 2011

Primeira Leitura - Isaías 56, 1-3.6-8
Leitura do livro do profeta Isaías
1Eis o que diz o Senhor: respeitai o direito e praticai a justiça, porque minha salvação não tarda a chegar e minha justiça a revelar-se. 2Feliz do homem que assim se comporta, e o filho do homem que se atém a isso, que observa o sábado sem profaná-lo, e abstém-se de toda má ação. 3Que o estrangeiro que deseja afeiçoar-se ao Senhor não diga: Certamente o Senhor vai excluir-me de seu povo. Que o eunuco não diga: Oh! sou apenas um lenho seco. 6Quanto aos estrangeiros que desejam unir-se ao Senhor, para servi-lo e amar seu nome, para serem seus servos, se observarem o sábado sem profaná-lo, e se se afeiçoarem à minha aliança, 7eu os conduzirei ao meu monte santo e os cumularei de alegria na minha casa de oração; seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos sobre meu altar, pois minha casa chamar-se-á Casa de Orações para todos os povos. 8Oráculo do Senhor Deus que reúne os exilados de Israel: eu lhes agregarei ainda outros junto aos seus já reunidos. - Palavra do Senhor.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 15dez2011

http://www.chiesacattolica.it/cci_new_v3/allegati/8906/DIU0034a.jpg

SANTA VIRGÍNIA CENTURIONE BRACELLI - 1587-1651

Fundou as Congregações: Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário e Irmãs de Nossa Senhora do Refúgio no Monte Calvário.

Virgínia, riquíssima, filha de um doge da República de Gênova, nasceu em 2 de abril de 1587. O pai, Jorge Centurioni, era um conselheiro da República. A mãe, Leila Spinola, era uma dama da sociedade, católica fervorosa e atuante nas obras de caridade aos pobres. Propiciou à filha uma infância reservada, pia e voltada para os estudos. Mesmo com vocação para a vida religiosa, Virgínia teve de casar, aos quinze anos, por vontade paterna, com Gaspar Grimaldi Bracelli, nobre também muito rico.

LITURGIO DIA 15dez2011


http://portalcot.com/br/catolicoemdia/wp-content/uploads/2010/12/1.gif

QUINTA-FEIRA DA TERCEIRA SEMANA DO ADVENTO

15 de dezembro de 2011

Primeira Leitura – Isaias 54,1-10
Leitura do Profeta Isaías
1Alegra-te, ó estéril, que nunca foste mãe, exulta e regozija-te, tu que nunca deste à luz; os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os filhos da bem-casada, diz o Senhor. 2Alarga o espaço de tua tenda e distende bastante as peles das tuas barracas; usa cordas bem longas e finca as estacas com segurança. 3Farás expansão para um lado e para outro e tua posteridade receberá em herança as nações que povoarão cidades abandonadas.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 14dez2011

http://reporterdecristo.com/wp-content/uploads/2010/05/sao-joao-da-cruz1.jpg

SANTO DO DIA 14 DE DEZEMBRO
SÃO JOÃO DA CRUZ - 1542-1591

Seu nome de batismo era Juan de Yepes. Nasceu em Fontivaros, na província de Ávila, Espanha, em 1542, talvez em 24 de junho. Ainda na infância, ficou órfão de pai, Gonzalo de Yepes, descendente de uma família rica e tradicional de Toledo. Mas, devido ao casamento, foi deserdado da herança. A jovem, Catarina Alvarez, sua mãe, era de família humilde, considerada de classe "inferior". Assim, com a morte do marido, que a obrigou a trabalhar, mudou-se para Medina, com os filhos. Naquela cidade, João tentou várias profissões. Foi ajudante num hospital, enquanto estudava gramática à noite num colégio jesuíta.

LITURGIA DO DIA 14dez2011

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjs0eW0FxHSdgONfWCqI0F7Wk_q7VC_qC7cvglRjFHSx44r5-OUztIs_oh1iyBWkWMFZTvrslxihwU-PmBEBKD0JiJb6y5Oze4OnyYyHy-_gmRVYBb3GZY_F9BvPmH1km5_LTnfQaRQsvE/s1600/G.jpg

QUARTA-FEIRA DA TERCEIRA SEMANA DO ADVENTO
14 de dezembro de 2011

Primeira Leitura – Isaias 45,6-8.18.25
Leitura do Profeta Isaías
6b“Eu sou o Senhor, não há outro, 7eu formei a luz e criei as trevas, crio o bem-estar e as condições de mal-estar: sou o Senhor que faço todas essas coisas. 8Céus, deixai cair orvalho das alturas, e que as nuvens façam chover justiça; abra-se a terra e germine a salvação; brote igualmente a justiça: eu, o Senhor, a criei”. 18Isto diz o Senhor que criou os céus, o próprio Deus que fez a terra, a conformou e consolidou; não a criou para ficar vazia, formou-a para ser habitada: “Sou eu o Senhor, e não há outro.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 13dez2011

http://www.saojorge.net/images/StaLuzia.gif

SANTO DO DIA 13 DE DEZEMBRO
SANTA LUZIA OU LÚCIA – Século IV

Somente em 1894 o martírio da jovem Luzia, também chamada Lúcia, foi devidamente confirmado, quando se descobriu uma inscrição escrita em grego antigo sobre o seu sepulcro, em Siracusa, Nápoles. A inscrição trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte no início do século IV. Mas a devoção à santa, cujo próprio nome está ligado à visão ("Luzia" deriva de "luz"), já era exaltada desde o século V. Além disso, o papa Gregório Magno, passado mais um século, a incluiu com todo respeito para ser citada no cânone da missa. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.

LITURGIA DO DIA 13dez2011

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/images/evangelho/mt21_28_32.gif

TERÇA-FEIRA DA TERCEIRA SEMANA DO ADVENTO
13 de dezembro de 2011

Primeira Leitura – livro do profeta Sofonias 3,1-2.9-13
Leitura da Profecia de Sofonias
Assim fala o Senhor: 1“Ai de ti, rebelde e desonrada, cidade desumana. 2Ela não prestou ouvidos ao apelo, não aceitou a correção; não teve confiança no Senhor, nem se aproximou de seu Deus.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA 12.dez2011

http://www.arautos.org.br/resource/view?id=45527&size=2
COMEMORAÇÃO FESTIVA DO 12 DE DEZEMBRO


NOSSA SENHORA DE GUADALUPE – PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA

Como toda aparição de Nossa Senhora, a que é venerada hoje é emocionante também. Talvez esta seja uma das mais comoventes, pelo milagre operado no episódio e pela dúvida lançada por um bispo sobre sua aparição a um simples índio mexicano. Tudo se passou em 1531, no México, quando os missionários espanhóis já haviam aprendido a língua dos indígenas. A fé se espalhava lentamente por essas terras mexicanas, cujos rituais astecas eram muito enraizados. O índio João Diogo havia se convertido e era devoto fervoroso da Virgem Maria. Assim, foi o escolhido para ser o portador de sua mensagem às nações indígenas. Nossa Senhora apareceu a ele várias vezes. A primeira vez, quando o índio passava pela colina de Tepyac, próxima da Cidade do México, atual capital, a caminho da igreja. Maria lhe pediu que levasse uma mensagem ao bispo. Ela queria que naquele local fosse erguida uma capela em sua honra. Emocionado, o índio procurou o bispo, João de Zumárraga, e contou-lhe o ocorrido. Mas o sacerdote não deu muito crédito à sua narração, não dando resposta se iria, ou não, iniciar a construção. Passados uns dias, Maria apareceu novamente a João Diogo, que desta vez procurou o bispo com lágrimas nos olhos, renovando o pedido. Nem as lágrimas comoveram o bispo, que exigiu do piedoso homem uma prova de que a ordem partia mesmo de Nossa Senhora. Deu-se, então, o milagre. João Diogo caminhava em direção à capital por um caminho distante da colina onde, anteriormente, as duas visões aconteceram. O índio, aflito, ia à procura de um sacerdote que desse a unção dos enfermos a um tio seu, que agonizava. De repente, Maria apareceu à sua frente, numa visão belíssima. Tranqüilizou-o quanto à saúde do tio, pois avisou que naquele mesmo instante ele já estava curado. Quanto ao bispo, pediu a João Diogo que colhesse rosas no alto da colina e as entregasse ao religioso. João ficou surpreso com o pedido, porque a região era inóspita e a terra estéril, além de o país atravessar um rigoroso inverno. Mas obedeceu e, novamente surpreso, encontrou muitas rosas, recém-desabrochadas. João colocou-as no seu manto e, como a Senhora ordenara, foi entregá-las ao bispo como prova de sua presença. E assim fez o fiel índio. Ao abrir o manto cheio de rosas, o bispo viu formar-se, impressa, uma linda imagem da Virgem, tal qual o índio a descrevera antes, mestiça. Espantado, o bispo seguiu João até a casa do tio moribundo e este já estava de pé, forte e saudável. Contou que Nossa Senhora "morena" lhe aparecera também, o teria curado e renovado o pedido. Queria um santuário na colina de Tepyac, onde sua imagem seria chamada de Santa Maria de Guadalupe. Mas não explicou o porquê do nome. A fama do milagre se espalhou. Enquanto o templo era construído, o manto com a imagem impressa ficou guardado na capela do paço episcopal. Várias construções se sucederam na colina, ampliando templo após templo, pois as romarias e peregrinações só aumentaram com o passar dos anos e dos séculos. O local se tornou um enorme santuário, que abriga a imagem de Nossa Senhora na famosa colina, e ainda se discute o significado da palavra Guadalupe. Nele, está guardado o manto de são João Diego, em perfeito estado, apesar de passados tantos séculos. Nossa Senhora de Guadalupe é a única a ser representada como mestiça, com o tom de pele semelhante ao das populações indígenas. Por isso o povo a chama, carinhosamente, de "La Morenita", quando a celebra no dia 12 de dezembro, data da última aparição. Foi declarada padroeira das Américas, em 1945, pelo papa Pio XII. Em 1979, como extremado devoto mariano, o papa João Paulo II visitou o santuário e consagrou, solenemente, toda a América Latina a Nossa Senhora de Guadalupe.

Também é comemorado no dia de hoje o Bem-aventurado Bartolomeu Bompedoni.