sábado, 28 de janeiro de 2012

MEDITANDO A PALAVRA - "CALA-TE E SAIA DELE".

http://www.franciscanos.org.br/v3/vidacrista/liturgia/evangelho/2010/agosto/imagens/310810.jpg
IV DOMINGO DO TEMPO COMUM

Ano – B; Cor – verde; Leituras: Dt 18,15-20; Sl 94 (95); 1Cor 7,32-35; Mc 1,21-28.

“CALA-TE E SAIA DELE.” (Mc 1,25).

Diácono Milton Restivo

O livro do Deuteronômio, constante da primeira leitura, tem o seu nome derivado das palavras gregas: “deuteros”, que quer dizer segunda e “nomos”, Lei. É um dos cinco livros do Pentateuco para os cristãos e da Torah para os judeus. Pentateuco também é derivado do grego: “penta”, cinco e “teuco”, tomos ou livros, ou rolos. Os cinco livros do Pentateuco são pela ordem: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Citações do livro do Deuteronômio são uma constante no Novo Testamento. Na tentação do deserto, no debate com o tentador, Jesus cita-o várias vezes (Mt 4,1-11 e Lc 4,1-13, referindo-se a Dt 8,3; 6,16; 6,13 e 10,20). Os ensinamentos e discursos deste livro, de maneira geral, reforçam a idéia de que servir a Deus não é apenas seguir sua lei. O amor está acima da lei e, quem ama, não contraria a Lei de Deus, pelo contrário, a cumpre fielmente.

sábado, 21 de janeiro de 2012

MEDITANDO A PALAVRA - FAREI DE VOCÊS PESCADORES DE HOMENS

http://www.franciscanos.org.br/v3/vidacrista/liturgia/evangelho/2009/novembro/imagens/301109.jpg

TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM



Ano – B; Cor – Verde; Jn 3,1-5.10; Sl 24 (25); 1Cor 7,29-31; Mc 1,14-20)


“SIGAM-ME E EU FAREI DE VOCÊS PESCADORES DE HOMENS”. (Mc 1,17).

Diácono Milton Restivo

Não podemos perder a oportunidade de conhecer os profetas do Antigo Testamento que, costumeiramente, dão suas mensagens, expõem seu estilo de vida e fortalecem a nossa fé nos exemplos positivos e, muitas vezes, até negativos de suas vidas. A liturgia de hoje apresenta-nos o profeta Jonas. Jonas foi um profeta polêmico e, como muitos de nós, tentou ludibriar a vocação a que fora chamado: a mensagem de salvação que Yahweh lhe ordenara levar aos habitantes de Nínive. Fora chamado, mas, a princípio fugiu, como se fosse possível fugir da presença de Deus.

sábado, 14 de janeiro de 2012

MEDITANDO A PALAVRA - JESUS É O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.

http://3.bp.blogspot.com/-F5THDrm_M9Q/TiPnuS87MGI/AAAAAAAAAas/UCdkeB-DRbA/s1600/cordeiro.jpg

SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM

Ano – B; Cor – Verde; Leituras: 1Sm 3,3-10.19; Sl 39 (40); 1Cor 6,13-15.17-20; Jo 1,35-42.

“EIS O CORDEIRO DE DEUS, AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”. (Jo 1,29).

Diácono Milton Restivo

A primeira leitura desta liturgia nos traz uma das figuras mais significativas do Antigo Testamento: o profeta, sacerdote e juiz Samuel. Samuel, segundo as Sagradas Escrituras, foi o último dos juizes de Israel e o primeiro profeta que consta da história do seu povo. Foi Samuel quem ungiu os dois primeiros reis de Israel, Saul e Davi. Samuel lembra, de diversas maneiras, a figura de João Batista. O Evangelista Lucas destaca essas semelhanças: em ambos os casos destaca-se o ambiente sacerdotal, e as duas anunciações acontecem no santuário; nos dois casos, as mães são estéreis e os filhos são consagrados nazireus (Lc 1,7.15-17.25). Mas o mais forte paralelismo talvez esteja no fato de ambos anunciarem uma nova fase da história da salvação. João Batista é o último dos profetas e anuncia a plenitude dos tempos. Samuel é o primeiro dos profetas e consagra o início da monarquia de Israel, onde ocupa papel de destaque a dinastia de Davi, da qual havia de nascer o Messias.

sábado, 7 de janeiro de 2012

MEDITANDO A PALAVRA - VISITA DOS MAGOS A JESUS - EPIFANIA DE JESUS AOS POVOS

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7lQvZYVQmygDsBPN7rmSaCg500Xe8Q4FRqgswCIvEN3lpM-OcBiG2JrIrwjLdID_J_hJ-dUH9K4zaVs89Y8qktfQckLeysKYhUxRmhyphenhyphenB7sJg_So1MVjyq2Mw4OwQZKAP9vqUw683Wcyz7/s1600/estrela_de_belem.jpg

EPIFANIA DO SENHOR

Ano – B; Cor – Branco; Leituras: Is 60,1-6; Sl 71 (72); Ef 3,2-3.5-6; Mt 2,1-12.

“NÓS VIMOS A SUA ESTRELA NO ORIENTE, E VIEMOS PARA PRESTAR-LHE HOMENAGEM”. (Mt 2,2).

Diácono Milton Restivo

Estamos terminando o Tempo do Natal e iniciando o Tempo Comum. A liturgia abre o Tempo Comum com a festa da epifania do Senhor, ou seja, a sua manifestação aos demais povos do mundo nas pessoas dos Magos que o visitam e lhe trazem presentes.

A primeira manifestação, epifania de Jesus aconteceu logo após o seu nascimento, ainda quando repousava num cocho de animais e fora visitado pelos pastores que foram avisados pelos anjos do nascimento do “Salvador, que é o Messias, o Senhor” (cf Lc 2,8-20). A segunda manifestação de Jesus foi quando os magos, homens sábios, vindos do Oriente e que haviam visto a sua “estrela”, saíram de suas terras e vieram até onde estava o menino Jesus para adorá-lo: ”Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Porque nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.” (Mt 2, 2). Mais de mil e duzentos anos antes do nascimento de Jesus o Profeta Balaão já profetizara sobre essa estrela vista pelos magos: “Eu o verei, mas não agora; eu o contemplarei, mas não de perto; nascerá uma estrela de Jacó, levantar-se-á uma vara de Israel...” (Nm 24, 7). A terceira epifania acontece no Batismo de Jesus no rio Jordão, ocasião em que o Pai celeste fez a apresentação de seu Filho, dizendo: “Este é o meu Filho amado, que muito me agrada” (Mt 3,17; Mc 1,11; Lc 3,22), repetindo aquilo que o profeta Isaias havia profetizado a respeito disso: “Eis o meu servo que eu sustento, o meu eleito, em quem tenho prazer.” (Is 42,1).

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

SANTO DO DIA 03jan2011

http://2.bp.blogspot.com/-szDiC0UrIjY/Tg3ySI2X-JI/AAAAAAAAA0o/T9FWi8r4Qyk/s1600/santa_genoveva1.jpg

SANTA GENOVEVA - 422-502
Padroeira de Paris

A França não deu ao mundo somente Santa Joana D'Arc como exemplo de mulher santa por interferir na política dos homens. Presenteou a Humanidade também com Santa Genoveva. Embora não se atirasse à guerra como Joana D'Arc, Santa Genoveva fez da atividade política e social uma obrigação tão importante quanto a oração e o jejum. Se Joana é invocada como guerreira, Genoveva se faz protetora nas horas de calamidade e perseguição. Nasceu em Nanterre, perto de Paris, no ano 422, de família muito humilde e modesta, época em que a Inglaterra ainda era dominada pelo paganismo, exigindo da Igreja uma postura de evangelização naquele importante país. Assim, tinha Genoveva cerca de 6 anos (alguns escritos falam em 8) quando uma missão católica passou por sua cidade a caminho da Bretanha, liderada por dois bispos.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SANTO DO DIA 02jan2011

http://evangelhosanto.files.wordpress.com/2010/01/bem-aventurada-maria-ana-blondin.jpg

BEM-AVENTURADA MARIA ANA BLONDIN - 1809-1890


Fundou a Congregação das Irmãs de Santa Ana

Maria Ester Soureau-Blondin nasceu na cidade de Terrebonne, na província de Quebeque, no Canadá, no dia 18 de abril de 1809, de uma família profundamente cristã. Primogênita de doze filho, herdou da sua mãe, uma simples dona de casa, a piedade centrada na Providência e na Eucaristia, e do seu pai, um pobre agricultor, a fé sólida e uma grande paciência no sofrimento. Ela recebeu de seus pais a formação e os ensinamentos rudimentares, posto que todos eram vítimas do analfabetismo reinante no século dezenove no Canadá, então dominado pelos ingleses protestantes. De fato à época havia uma escassez imensa de escolas francesas católicas.