sexta-feira, 30 de novembro de 2012

JESUS NÃO RESISTE AOS PEDIDOS DE MARIA

30 DE NOVEMBRO
JESUS NÃO RESISTE AOS PEDIDOS DE MARIA

http://www.gaudiumpress.org/resource/view?id=73622&size=2

Através dos Santos Evangelhos tomamos conhecimento que Jesus Cristo quis começar e começou a realizar os seus milagres por intercessão de sua Mãe, Maria Santíssima.
Quando da visita de Maria à sua prima Isabel, estando Maria grávida de Jesus Cristo e Isabel grávida de João Batista, a simples presença de Maria com Jesus no seu ventre fez com que o filho de Isabel, João Batista, pulasse no ventre de sua mãe assim que Maria cumprimentou Isabel, tendo nessa oportunidade, realizada a santificação de João Batista ainda no entre de sua mãe pela palavra de Maria, pela saudação de Maria à sua prima Isabel, e este foi o primeiro e o maior milagre da graça.
No casamento de Canaã, na Galiléia, Jesus atende a humilde súplica de sua mãe e transforma a água em vinho, e este foi o primeiro milagre da natureza.
Jesus Cristo começou e continuou os seus milagres por Maria e continuará a fazer os seus milagres por intercessão de Maria, como aconteceu nas bodas de Caná (Jo 2) isso até o fim dos tempos.
Foi em Maria que Deus Espírito Santo produziu a sua obra prima, que é um Deus feito homem, e assim o Espírito Santo continua produzindo todos os dias, através de Maria, os membros do corpo dessa cabeça adorável, formando, desta forma,, o grande corpo místico de Jesus Cristo, que é a sua Igreja.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SANTO ANDRÉ APÓSTOLO, O "PESCADOR DE HOMENS”.

29 DE NOVEMBRO
SANTO ANDRÉ APÓSTOLO, O "PESCADOR DE HOMENS”.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhd0YiL8o-p9CTj1PMrhQ9whbBAHDk-HpN8RdcI5l-OmJukXS6FDhqOOa2-jykU6FasTlDrBlIeOLdOo9r5cru323xAxiENF_rB1L4Q-CUgGybrwmTLMqqk9kT09kvr_ElFDV8JAvfOyGV1/s1600/JESUS+PESCADOR+DE+HOMENS2.jpg

Apóstolo de Jesus Cristo nascido em Betsaida da Galiléia, também conhecido como o Afável foi escolhido para ser um dos Doze, e nas várias listas dos Apóstolos dadas no Novo Testamento é sempre citado entre os quatro primeiros junto com Pedro, João e Tiago, sendo seu nome mencionado explicitamente três vezes: por ocasião do discurso escatológico de Jesus (Mc 13,3), na primeira multiplicação dos pães e dos peixes (Jo 6,8) e quando, juntamente com Filipe, apresenta a Jesus alguns gentios (Jo 12,22).
Também pescador em Cafarnaum, foi o primeiro a receber de Cristo o título de Pescador de Homens e tornou-se o primeiro a recrutar novos discípulos para o Mestre. Filho de Jonas tornou-se discípulo do João Batista, cujo testemunho o levou juntamente com João Evangelista a seguirem Jesus e convencer seu irmão mais velho, Simão Pedro a seguí-los.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

BEM AVENTURADA MARIA HELENA STOLLENWERK (1852-1900)

28 DE NOVEMBRO
BEM AVENTURADA MARIA HELENA STOLLENWERK (1852-1900)

http://www.novosite.ssps.org.br/novosite/arquivos/10/imagens/Madre_Maria.jpg

Helena Stollenwerk, conhecida posteriormente como Madre Maria, nasceu no dia 28 de novembro de 1852, numa aldeia do Eifel, na Alemanha. A sua infância foi marcada pela morte de seu pai e pelo cuidado com seus irmãos surdos-mudos. As leituras sobre as missões em países não evangelizados tocou Helena profundamente.
Aos 14 anos foi nomeada promotora da Obra da Infância Missionária de sua paróquia. Sentia-se profundamente atraída pelas crianças pagãs e abandonadas da China, a quem procurava meios para ajudar. Aos 16 anos descobriu que através da vida religiosa poderia alcançar sua meta. Durante anos procurou por uma congregação missionária.
Como a Alemanha vivia tempos de perseguição, Helena precisou esperar. Quando Helena foi a Steyl pela primeira vez, disse: ”Eu estava tão feliz como nunca estivera antes. Senti que aqui era o meu lugar e que a missão da Sociedade do Verbo Divino coincidia com o que Deus me pedia.” Confiando mais na vontade de Deus que no conselho de seus pais e do seu pároco, Helena foi para Steyl em dezembro de 1882, quando já tinha 30 anos de idade.
Aceitou trabalhar como ajudante de cozinha na esperança de que Arnaldo Janssen fundaria uma congregação missionária feminina e um dia poderia realizar seu sonho de ser enviada para a China como irmã missionária. Graças à sua fé inabalável ela pode suportar o penoso trabalho sem se queixar.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

27 DE NOVEMBRO
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

http://www.avisosdoceu.com.br/attachments/Image/Santa%20Medalha%20Milagrosa.jpg

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é uma invocação especial pela qual é conhecida a Virgem Maria, também invocada com a mesma intenção sob o nome de Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.
Precede as aparições em La Salette, Lourdes e Fátima. Esta invocação está relacionada a duas aparições da Virgem a Santa Catarina Labouré, então uma noviça das Irmãs da  Caridade em Paris, França, no Século XIX.
A primeira aparição aconteceu na noite da festa de São Vicente de Paulo no dia 19 de julho, quando a Madre Superiora de Catarina pregou às noviças sobre as virtudes de seu santo fundador, dando a cada uma um fragmento de sua sobrepeliz.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

SÃO LEONARDO DE PORTO MAURÍCIO

26 DE NOVEMBRO
SÃO LEONARDO DE PORTO MAURÍCIO

http://biografiadossantos.files.wordpress.com/2010/05/st-leonardo-de-puerto-mauricio.jpg

Lígure, nasceu em 1676, filho de capitão da marinha, Domingos Casanova, que o deixou órfão em tenra idade. Fez seus estudos em Roma no Colégio Romano e depois entrou no retiro de São Boaventura, no Palatino, vestindo aí o hábito franciscano. Desenvolveu sua atividade sacerdotal provavelmente em Florença. As cruzes plantadas por seus confrades fora da Porta de São Miniato tornaram-se para ele, outros tantos púlpitos ao aberto. Sobre a eficácia de sua palavra fundaram-se alguns episódios da vida do santo. No fim de uma prédica sobre a Paixão, na Córsega, os homens, endurecidos pelo ódio secular, descarregaram seus fuzis para cima e se abraçaram em sinal de paz.
Suas pregações constituíam uma advertência para todos os cidadãos em Florença. No jubileu de 1750, proclamado por Bento XIV, o Papa Lambertini de Bolonha, fez muito sucesso a via-sacra pregada por Frei Leonardo aos 27 de dezembro no Coliseu. Era a primeira vez que se celebrava um rito religioso no anfiteatro Flávio. Desde aquele ano a piedosa tradição se mantém até aos nossos dias e toda a Sexta-feira Santa o Papa faz pessoalmente o rito penitencial.

domingo, 25 de novembro de 2012

SÃO PEDRO DE ALEXANDRIA

25 DE NOVEMBRO
SÃO PEDRO DE ALEXANDRIA

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/83/%D0%A1%D0%B2._%D0%90%D1%82%D0%B0%D0%BD%D0%B0%D1%81%D0%B8%D1%98_o%D0%B4_%D0%A1%D1%82%D1%80%D1%83%D0%B3%D0%B0.jpg/180px-%D0%A1%D0%B2._%D0%90%D1%82%D0%B0%D0%BD%D0%B0%D1%81%D0%B8%D1%98_o%D0%B4_%D0%A1%D1%82%D1%80%D1%83%D0%B3%D0%B0.jpg

O século III talvez tenha sido o mais trágico palco em que se desenrolou o drama da perseguição e extermínio de cristãos. O vilão desse drama era o imperador romano, tirano, cruel e violento. Defender o cristianismo, naqueles tempos, era atrair para si a ira dos poderosos, no mínimo a prisão e o trabalho escravo, quando não o exílio e, quase sempre, a morte. E assim, como o Povo de Deus nunca temeu sacrificar-se em nome da fé em seu Redentor, foi um tempo em que floresceram milhares de mártires.
Figuras da maior relevância pela inteligência, cultura e santidade perderam a vida em defesa de sua fé cristã, combatendo a ignorância pagã, instrumento de domínio dos mandantes. Uma delas foi Pedro, patriarca de Alexandria, que foi consagrado no ano 300. Era admirado por todos de seu tempo, por seu vasto saber científico e filosófico e pelo profundo conhecimento das Sagradas Escrituras.
Sob sua responsabilidade estavam as igrejas do Egito, da Tebaida e da Líbia, todos territórios de muita perseguição ao seu rebanho. Mas quanto maior o perigo, mais firmeza demonstrava Pedro. Consolava os perseguidos, acolhia e protegia os que mais sofriam, dava exemplos diários de coragem e perseverança.

sábado, 24 de novembro de 2012

“TU O DIZES, EU SOU REI...” (Jo 18, 37).

CRISTO, REI DO UNIVERSO.
XXXIV OU ÚLTIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM DO ANO B
Cor – Branco; Leituras: Dn 7,13-14; Sl 92; Ap 1,5-8; Jo 18,33-37.


“TU O DIZES, EU SOU REI...” (Jo 18, 37).

Diácono Milton Restivo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixniKKnyA20slDDoXgJ5iOvUaOsE7PlcIayvLhFFYsFJAFGSvvVWXHXSB4-UyHAgj4IplMvXrPpFoZ-K2KRidr8RgWkgCM-3BtLUTlHAg6x11zbqMfUhGcxhp0c_HQus3Tm1Gzz6VzFcY/s1600/cristo+rei.jpg

É interessante como a palavra do Senhor nos conforta. Se estivermos deprimidos, cansados, num estado de solidão total, é só buscarmos a palavra de Deus nas Sagradas Escrituras para nos aliviamos, pois assim nos disse Jesus: “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso de vosso fardo e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu peso é leve.” (Mt 11, 28-30). E como encontramos consolo nas palavras do Senhor.
Daniel, Profeta do Antigo Testamento, muito tempo antes da vinda do Messias, disse: “A ele (o Messias), foi outorgado o império, a honra e o reino, e todos os povos, nações e línguas o serviam. Seu império é um império eterno que jamais passará, e seu reino jamais será destruído.” (Dn 7, 14).  “Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje, e será sempre o mesmo”. (Hb 13,8).
Jesus Cristo, o Messias, sempre foi anunciado e aguardado pelos profetas e pelos santos do Antigo Testamento como um rei, e o povo judeu, no seu entender e de um modo geral, esperava que o Cristo viesse como um grande e poderoso rei da terra, cheio de poder e força, talvez até cavalgando um imponente cavalo branco, banindo uma reluzente espada, comandando grandes exércitos para dominar os povos e o mundo e fazer do povo judeu, por ter sido o povo escolhido por Deus, um povo liberto de seus opressores e transformá-lo no povo mais forte da terra, o povo dominador de todos os povos. Todos esperavam o Messias como sendo um rei de poder e glória terrena. Mas Jesus veio e não aconteceu nada disso, nada daquilo que o povo judeu esperava.

BEM-AVENTURADA ANA MARIA SALA

24 DE NOVEMBRO
BEM-AVENTURADA ANA MARIA SALA

http://3.bp.blogspot.com/-M5-lVZoNH6Y/TZnbj1OQCnI/AAAAAAAAAJA/ObV7xzcqGGA/s640/Anna+Maria+Taigi01.jpg

Nasceu em Brívio, Itália, em 21-4-1829, o quarto entre 8 filhos, depais profundamente cristãos e de elevadas condições econômicas. Pela sua brilhante inteligência boa disposiçãopara os estudos, com 11 anos foi internada num colégio das irmãs Marcelinas, em Milão, de recente fundação. Em 1846 obteve o diploma de 1º grau e voltou para a família, onde foi o anjo consolador dos seus caros, sobretudo por ocasiào de uma doença da mãe e um calapso financeiro do pai. Nesse ínterim se prodigalizava no apostolado entre as crianças da paróquia, os doentes e os carentes. Depois para entrar no nascente Instituto das irmãs Marcelinas, fundado pelo sacedote LuísBiraghi(1801-1879) em 1848 na casa de Vimercate.
Sua índole equilibrada se adaptava muito bem á vida mista querida pela regra do instituto: intensa vida interior e férvida ação apostólica entre as alunas.
Em1852 pronunciou os votos perpétuos na primeira profissão pública das Marcelina. Foi a segunda enviada como professora de 1º grau e de música a vários lugares.
Em 1859 foi escolhida pra a assisténcia aos feridos na guerra de independência da Itália no hospital militar de São Lucas.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SANTA FELICIDADE E SETE IRMÃOS - + 165

23 DE NOVEMBRO
SANTA FELICIDADE E SETE IRMÃOS - + 165

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSB9zJuBiP2k1HrcOdsdHFLCJkbYS5_h2j4c50Y8_sVBl9LOQRCB_t5_OYaNiNIv2FbC57DmruFOyAtVGbOeiip9ffMMeV2nMnWtx8REB4amMdvKZ5pSrGGy50xIk_dZ0-spCyzTEx9-7f/s400/Santa+Felicidade+e+Sete+Filhos+Santos.jpg

Não há muitas informações sobre a vida anterior ao martírio de Felicidade e dos sete irmãos.
Eles viveram nos tempos do imperador Antonino e foram presos e mortos todos juntos no ano 165, em Roma. Há dúvidas, até, de se os sete jovens seriam realmente todos irmãos e ainda, em sendo irmãos, se a mulher presa e morta ao lado deles seria mesmo a mãe deles.
Entretanto são os dados registrados nas "Atas" sobre este martírio coletivo. Também este não teria sido o único caso de uma mãe que recebeu a pena capital juntamente com os filhos.
Há, por exemplo, o caso dos "sete irmãos Macabeus", de que fala a Sagrada Escritura no capítulo sete do segundo livro dos Macabeus. Além disso, quanto a esta mártir, consta que o próprio papa são Gregório Magno teria encontrado uma gravura mural que representava esta mãe, de nome Felicidade, rodeada por sete jovens, numa das catacumbas de Roma.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TOMÁS REGGIO - 1818-1901

22 DE NOVEMBRO
TOMÁS REGGIO - 1818-1901

Fundou a Congregação das Religiosas de Santa Marta.
http://www.escolasantamarta.com.br/tomas_reggio/fotos/fotos/32.jpg

Descendente de nobres, Tomás nasceu na cidade de Gênova, na Itália, em 9 de janeiro de 1818. Aos vinte anos, decidiu dedicar-se à vida religiosa, deixando para trás o luxo e uma carreira brilhante. Escolha essa definitiva, pois, ao receber a ordenação sacerdotal, fez voto de pobreza.
Apesar da pouca idade, foi nomeado vice-reitor do seminário de Gênova, aos vinte e cinco anos, e logo depois assumiu a titularidade da reitoria. Sua dedicação na formação dos futuros sacerdotes era para que realmente eles estivessem dispostos a um compromisso pleno e total de suas vidas, sem receios, com Deus e com Igreja. Em 1877, foi consagrado bispo de uma diocese genovesa muito pobre, chamada Ventimiglia, onde foi um pastor visionário e verdadeiro guia espiritual do seu rebanho.
Convocou três sínodos em quinze anos, criou novas paróquias, renovou a liturgia e trabalhou para aumentar a atuação da assistência social aos pobres e doentes da diocese. No primeiro ano de seu bispado, fundou a Congregação das Religiosas de Santa Marta, com o objetivo de acolher os mais pobres entre os pobres. Essas religiosas aprenderam com ele a adorar a Deus em silêncio, a alimentar-se da oração, a encontrar, de joelhos, as razões de uma fé que faz descobrir Cristo nos mais necessitados.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA NO TEMPLO

21 DE NOVEMBRO
APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA NO TEMPLO

FALSA DEVOÇÃO À VIRGEM MARIA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6vEjKXZihMG4p6QDgckBL0adVyx_EuoCywFiDGEiaVyvUMiR6oxEOhPKdKJ2fOXJxx_d1n0cVBNWVfDfKcY_J2WASM-wMXvxhM27C2vcFMA5f8wUEDl6aaza7KKNXlKf_mSbgYP1xqae-/s1600/PresentMary.jpg

Para aprendermos mais e melhor sobre a vida e o amor de Maria, há a necessidade de lermos, com muita frequência, os Santos Evangelhos e ouvirmos os conselhos dos grandes santos que em suas vidas não fizeram outra coisa senão amar e honrar a Mãe de Deus e nossa Mãe.
E um desses grandes santos é São Luiz Maria Grignon de Montfort, que, no seu livro denominado Tratado da verdadeira Devoção À Santíssima Virgem, do qual pegamos trechos das páginas de 98 a 101, chama-nos a atenção sobre as falsas devoções direcionadas a Nossa Senhora, que sempre esteve em voga na vida da nossa Igreja e, principalmente nos nossos dias.
E, nesse livro, nos diz São Luiz Maria Grignon de Montfort, grande devoto de Maria:

terça-feira, 20 de novembro de 2012

SÃO FÉLIX DE VALOIS - 1127-1212

20 DE NOVEMBRO
SÃO FÉLIX DE VALOIS - 1127-1212

Fundou a Ordem da Santíssima Trindade "Padres Trinitários"
http://www.juventudesanta.com/wp-content/uploads/2010/11/SaoFelixdeValois.jpg

Nascido em Paris em 1127, Félix era um príncipe da casa real de Valois da França. Tinha à sua disposição todas as regalias da Corte, mas possuía alma caridosa e despojada de vaidades.
Desde a infância demonstrou sua vocação para o sacerdócio, pela precoce preocupação e cuidado que dispensava aos pobres e necessitados. Possuidor de grande fortuna pessoal, dava aos pobres tudo o que podia e com freqüência se privava, também, do próprio alimento para socorrê-los. Na juventude, tomou a decisão de seguir o chamado de Cristo. Completou os estudos, recebeu a ordenação sacerdotal e renunciou a todos os direitos dos títulos de nobreza e às riquezas terrenas.
Escolheu ser um monge eremita, pois ansiava a vida solitária e humilde, dedicado somente à religião. Contudo, não conseguiu ficar sozinho por muito tempo. Deus tinha outros planos para ele. Foi procurado pelo amigo João da Mata, doutor e sacerdote, que queria seguir o seu modo de viver a espiritualidade. Félix, que lhe conhecia a cultura e inteligência, aceitou-o como companheiro e não como discípulo. Foram três anos de aprendizado recíproco, onde se uniram a santidade de Félix e a inteligência e praticidade de João da Mata.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SÃO RAFAEL DE SÃO JOSÉ - "JOSÉ KALINOWSKI" - 1835-1907

19 DE NOVEMBRO
SÃO RAFAEL DE SÃO JOSÉ - "JOSÉ KALINOWSKI" - 1835-1907

http://es.catholic.net/catholic_db/imagenes_db/santoral/kalinowski.jpg

Nascido no dia 1o de setembro de 1835, em Vilna, capital da Lituânia, São Rafael de São José era filho do casal André e Josefina, ambos de famílias nobres. Foi batizado com o nome de José e educado pelos pais dentro da religião cristã.
Aos oito anos, ingressou no Instituto para os Nobres, da sua cidade natal, onde seu pai era professor e diretor. Na juventude, pensando em cursar estudos superiores, o pai sugeriu-lhe que freqüentasse a universidade de agronomia, mas ele preferiu estudar engenharia civil.
Em 1852, foi para a Rússia, onde ficou durante dois anos, mas não conseguiu vaga na Universidade de Petersburgo, Então, matriculou-se na Escola Militar de Engenharia. A sua fé durante a vida juvenil decorreu à sombra do Santuário de Nossa Senhora do Carmo.
Era um aluno brilhante, mas estudando perdeu a fé.
Em 1855, terminado o curso básico, foi admitido para a Academia Militar Superior. Seus dotes morais e sua inteligência realmente eram muito evidenciados Atingiu altos postos na carreira militar, apesar de que não era essa vida que pretendia, mas a Providência Divina o guiava nessa direção.

domingo, 18 de novembro de 2012

BEM-AVENTURADA SALOMÉ DE CRACÓVIA (1211-1268)

18 DE NOVEMBRO
BEM-AVENTURADA SALOMÉ DE CRACÓVIA (1211-1268)

http://www.clarissasmontereal.com/salomecra.jpg

Salomé, filha família real do príncipe Lescon V, e irmã de Boleslau, o Casto, esposo de Santa Cunegundes (Kinga). Nasceu em Cracóvia na Polônia em 1211. Com apenas três anos foi dada em casamento a Colomano, rei da Hungria e príncipe da Halícia, com o qual viveu em perfeita virgindade. Era irmã de Santa Isabel da Turíngia, por quem foi enviada à corte do rei André II, para ser educada conforme os princípios de família e da região, em vista do casamento.
Quando se casaram ela e seu esposo Colomano de comum acordo fizeram o voto de castidade. O piedoso casal crescia na prática da penitência e piedade. Ela entrou na Ordem Terceira Franciscana e recebeu o hábito da penitência. Muitas de suas amigas quiseram segui-la. O palácio parecia um convento. Quando seu esposo se fez Rei da Halícia, ambos deviam ser coroados reis. Salomé preferiu uma coroa de penitência. O rei Colomano foi morto na batalha contra os tártaros em 1255.
Salomé, após a morte do esposo resolveu consagrar-se a Deus e empregou seus numerosos bens em benefício dos pobres e na construção de igrejas. Em 1245 entrou no Mosteiro de Clarissas por ela fundado em Zawichost; aí se distinguiu por sua grande obediência e humildade. Um ano após seu ingresso o Mosteiro foi ferozmente devastado pelos tártaros, que martirizaram todas as irmãs: sessenta monjas clarissas, tendo à sua frente a abadessa, Irmã Inês Yastrzebska.
O convento foi depois transferido para Skala, para livrar-se das investidas dos tártaros, passando a denominar-se de Mosteiro de Santa Maria das Estrelas.

sábado, 17 de novembro de 2012

"O CÉU E A TERRA PASSARÃO, MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO”.

XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – B; Cor – Verde; – Leituras: Dn 12,1-3; Sl 15; Hb 10,11-14.18 – Mc 13,24-32.

"O CÉU E A TERRA PASSARÃO, MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO”.
Mc 13, 24-32
Diácono Milton Restivo
http://www.padrefelix.com.br/imagens/jesus14.jpg

A primeira leitura de liturgia deste domingo traz o profeta Daniel evocado nas liturgias, de uma maneira especial quando o tema é escatologia, isto é, quando o assunto aborda o destino último do homem ou sobre o destino final do universo. Escatologia é a denominação teológica sob a qual se estudam as versões sobre o final dos tempos. O termo deriva do adjetivo grego (escaton = último, afastado, extremo). Finalmente, escatologia é a ciência das coisas dos últimos tempos.
A escatologia é um elemento importante no messianismo pregado por Jesus.
A liturgia dos dois últimos domingos do tempo comum vai abordar esse tema neste e, no próximo domingo, é focado o apocalipse de Daniel. O livro de Daniel leva a crer que ele, Daniel, nasceu na Judéia em torno do ano 622 aC. Era um jovem quando se tornou prisioneiro e foi deportado, com o povo, para a Babilônia no ano 605/6 aC. Esse era só o começo do cativeiro babilônico e da devastação da nação judaica. Babilônia estava localizada no Rio Eufrates, próxima à cidade atual de Bagdá no Iraque. Segundo a narrativa, Daniel estava entre os primeiros cativos levados de Jerusalém para a Babilônia e continuou lá durante o período de setenta anos, tempo em que os israelitas estiveram em cativeiro:“O país inteiro será entregue à destruição e desolação, e o povo ficará escravo do rei da Babilônia durante setenta anos. Depois de completados os setenta anos, eu castigarei o rei da Babilônia e seu povo...”. (Jr 25,11ss; Dn 1,1-21;10,1).

SÃO ROQUE GONZALES DE SANTA CRUZ, SANTO AFONSO RODRIGUES E SÃO JOÃO DEL CASTILHO.

17 DE NOVEMBRO
SÃO ROQUE GONZALES DE SANTA CRUZ, SANTO AFONSO RODRIGUES E SÃO JOÃO DEL CASTILHO.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggnMq5xfjJ0S8FeSrJFxRBsx04CDQK0a63Ec7ASYEqQ_Dm4QI-q28KHL1ndZtK-AYbBSdrj_WvVC89Swp0Hk7m9taGI6TMg67OHJJKMOrLIZOdUeTzVcXRQjirpjFJy-546i6R0U9vmbM/s400/Roque+Gonzales+e+Companheiros+Santos.jpg

Roque Gonzales de Santa Cruz, SJ ou Roque Gonzales, SJ, (Assunção, 1576 — Caibaté, 15 de novembro de 1628) foi um religioso natural do Paraguai que entrou na história do Brasil meridional ao tentar disseminar a religião católica entre os povos originais das terras do oeste do Rio Grande do Sul.
Juntamente aos padres Afonso Rodrigues e João de Castiho (ou Juan del Castillo na sua forma castelhana original), Roque Gonzales foi um dos primeiros evangelizadores nas terras do Sul do Brasil, isto é, no território atualmente pertencente ao Rio Grande do Sul.
Ele foi um homem católico dedicado à ordem dos Jesuítas e exerceu seu trabalho missionário junto aos povos Guaranis, no noroeste daquele estado brasileiro. Roque Gonzales era filho de um pai espanhol de família nobre e cresceu em uma família de alta posição social de Assunção, no Paraguai, interagindo desde a infância com pessoas de origem e falas nativas (principalmente guarani).
Ali ele onde estudou e foi ordenado sacerdote no ano de 1599. Mais tarde ele se deslocou ao Rio Grande do Sul, em 1619, e logo cativou a simpatia dos habitantes da terra, muito provavelmente e em boa parte por causa de suas habilidades lingüísticas. Segundo o escritor Nelson Hoffmann, autor de Terra de Nheçu, somente depois de sete anos de negociações com o chefe Nheçu que lhe foi permitido estabelecer a redução de São Nicolau, precisamente em três de maio de 1626, sendo esta a primeiríssima comunidade colonizadora ao leste do rio Uruguai no atual território rio-grandense. Mais tarde o padre Roque Gonzales fundou numerosas comunidades cristãs, chamadas Missões ou Reduções, entre elas as aldeias de São Nicolau, Assunção e Todos os Santos do Caaró.
Depois de dois anos e meio de intenso trabalho missionário, os padres Roque Gonzales e Afonso Rodrigues foram mortos em Caaró por um grupo de nativos contrários à evangelização cristã, liderados pelo pajé cacique Nheçu, um líder guarani que possuia autoridade máxima na região do atual município de Roque Gonçales, Rio Grande do Sul, e redondezas. Diz-se que os indígenas que o interceptaram teriam descarregado na cabeça de padre Roque Gonzales uma pancada com um machado de pedra que o deixara morto. Em seguida, eles teriam matado o padre Afonso Rodrigues, queimando os cadáveres.
Dois dias depois, o teria chegado a vez do padre João de Castilho em uma aldeia vizinha, onde morreu após terríveis torturas. Um homem nativo, ainda catecúmeno, que se encontrava presente e que se opôs aos assassinatos, também foi trucidado junto aos missionários em Caaró. Ele é conhecido como o Cacique Adauto. Existem pessoas que acreditam que ele também, futuramente, poderia ter seu nome acrescentado aos nomes dos três mártires canonizados, porém, não exitem quaisquer indicadores ou mesmo probabilidades para que isso venha a ocorrer um dia, dadas as extensivas complexas forças e tradições envolvidas. Em Caaró, município de Caibaté, se encontra o principal santuário de veneração dos Santos Mártires (como ficaram conhecidos), visitado permanentemente por caravanas de romeiros.
Ali se realiza cada ano uma grande romaria, no terceiro domingo de novembro.
Aos 28 de janeiro de 1934, o Papa Pio XI beatificou os missionários mártires e, aos 16 de maio de 1988 em visita a Assunção, no Paraguai, o Papa João Paulo II os declarou santos.
São comemorados também neste dia: Santo Abdias (profeta bíblico do Antigo Testamento), Santo Aza e seus 150 companheiros, soldados (mártires em Isaurie) e São Rafael de São José.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SANTA MARGARIDA DA ESCÓCIA - 1046-1093

16 DE NOVEMBRO
SANTA MARGARIDA DA ESCÓCIA - 1046-1093

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/images/santo/MargaridadaEsc%C3%B3cia.gif

Uma rainha tão boa para os súditos que, embora estrangeira, foi profundamente amada por eles. Uma mulher tão cheia de fé que soube mostrar como uma coroa real pode unir-se à coroa da fé.
Através do exemplo de sua vida pessoal, levou um país inteiro ao cristianismo, desde a sua época até hoje. Assim foi a rainha Margarida, a santa protetora do povo escocês. Nascida em 1046, na Hungria, era uma mulher da nobreza, de grande devoção cristã, culta, inteligente, e possuidora de uma sutil e fina diplomacia. As questões políticas levaram-na a asilar-se na Escócia, onde conheceria seu futuro marido.
Sua mãe, Águeda, irmã da rainha da Hungria, descendia de santo Estevão e de Eduardo, pretendente ao trono da Inglaterra, expulso pelo usurpador rei Canuto.
Numa época tão conturbada, mesmo depois da morte desse último, somente a Escócia conseguiu dar abrigo seguro a essa família real para escapar de atentados fatais. Não demorou muito para que o rei Malcom III se encantasse com a sua delicada e nobre figura, de personalidade forte e frágil ao mesmo tempo, e a pediu em casamento. Margarida tinha, então, vinte e três anos e aceitou, porque assim agindo compreendeu que poderia melhor levar a mensagem de Cristo ao povo escocês, ainda pagão.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

SANTO ALBERTO MAGNO - +1280

15 DE NOVEMBRO
SANTO ALBERTO MAGNO - +1280

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPAuPnmCGmTtnMgBcWJYdDD9AuNSzMSFGAiTWOqgtnBfbZ6mce4zUw7IQdGwuvCwn7wqmnKMgyb3XEWCSCc7Ud6pxADe74iw3qoAXH2ITtmN5r4goNMFo0j2eN_EdKN0n6zglUV7P3Gyg/s1600/alberto_magno.jpg

Um ser pleno de virtudes, ciência, sabedoria e fé inabalável, grandioso em todos os sentidos. Frei dominicano, pregador eloquente, magistral professor das ciências naturais e das doutrinas da fé, escritor, fundador, bispo e, finalmente, doutor da Igreja. Sim, essas qualificações pertencem a santo Alberto Magno, um dos mais importantes da Igreja e da humanidade.
O grande filósofo e teólogo que dedicou sua vida na busca incansável do encontro da ciência com a fé, e que se destacou, principalmente, pela humildade e caridade. Escreveu mais de vinte e duas obras sobre teologia e ciências naturais - como a filosofia, a química, a física, e a botânica -, além de inúmeros tratados sobre as artes práticas - como tecelagem, navegação, agricultura,
Foi, sobretudo, um profundo observador e amante da natureza. Por tudo isso, ainda em vida era chamado de "o Magno" por seus contemporâneos. Entretanto, ainda jovem, quase desistiu da vida religiosa, sentia dificuldades no entendimento do estudo da teologia.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SÃO JOSÉ PIGNATELLI – 1737-1811.

14 NOVEMBRO
SÃO JOSÉ PIGNATELLI – 1737-1811.

http://www.itaici.org.br/userfiles/image/sjosepignatelli.jpg

Nasceu em 1737 em Saragoça, Itália .
De família napolitana, pertencia a nobreza mais antiga. Quando estava com quatro anos de idade sua mãe faleceu e ele passou a morar com sua irmã, a condessa de Acerra.
Com 16 anos de idade decidiu entrar na Companhia de Jesus.Seu caráter, santidade, elegância e distinção, mesmo na humildade e na caridade e confiança plena em Deus, fez dele um dos santos mais representativos do século XVIII.
São José Pignatalli foi um dos que mais contribuiu para a restauração da Companhia de Jesus
Preso e expulso da Espanha juntamente com outros jesuítas em 1767, refugiou-se em Ferrara nos Estados Pontifícios, até que, em 1773, Clemente XIV extinguia a ordem.
Anos difíceis, cheio de temores e perseguições. Porém a ordem dos Jesuítas fora preservada na Rússia e Pignatelli esperou pacientemente pelo retorno da ordem dos jesuítas em Nápoles assim como em todo o Ocidente: em Nápoles viu esse ideal acontecer em 1808, mas morreu antes da restauração definitiva no mundo, realizada pelo Papa Pio VII em 1814.Morreu em Nápoles no dia 14 de Novembro de 1811, com 74 anos.
São comemorados também neste dia: São Nicolau Tavelic, São Serapião, Santa Veneranda, São Filomeno, Santo Alberico de Utrecht (monge e bispo), São Clementino, Santos Teodoro e Filomeno (mártires de Heracleia, na Trácia) e São Dubrício de Madley (bispo).

terça-feira, 13 de novembro de 2012

BEM-AVENTURADA MARIA CRUCIFIXA CÚRCIO - 1877-1957

13 DE NOVEMBRO
BEM-AVENTURADA MARIA CRUCIFIXA CÚRCIO - 1877-1957

http://www.derradeirasgracas.com/images/1.%20O%20Santo%20do%20Dia%20-%20Fotos/Santos%20de%20Novembro%20-%20Fotos/Bem-Aventurado%20Maria%20Crucifixa%20C%C3%BArcio.gif

Fundou a Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus.
Maria Crucifixa Cúrcio nasceu no dia 30 de janeiro de 1877, em Íspica, na ilha da Sicília (Itália). Desde a adolescência, sentiu-se chamada a seguir a Cristo, que, através da terna mãe do Carmelo, lhe confiava o projeto divino de "fazer reflorescer o Carmelo, na sua cidade e em muitas outras".
Madre Maria Crucifixa, para realizar este projeto divino, passou por inúmeras provas e sofrimentos até se encontrar, providencialmente, com o padre carmelita Lourenço Van Den Eerenbeemt e poder fundar um pequeno Carmelo Missionário em santa Marinella, perto de Roma.
A amizade espiritual que existia entre madre Crucifixa e padre Lourenço garantiu que a congregação crescesse com raízes fortes. O início foi marcado pelo sofrimento, tanto para Madre Crucifixa como para o padre Lourenço, mas acolheram o sofrimento com alegria a fim de que pudesse nascer um carisma, cujo centro é a vida missionária e a atividade específica, a educação da juventude mais pobre e necessitada.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SÃO JOSAFA KUNCEWICZ - 1580-1643

12 DE NOVEMBRO
SÃO JOSAFA KUNCEWICZ - 1580-1643

http://www.derradeirasgracas.com/images/1.%20O%20Santo%20do%20Dia%20-%20Fotos/Santos%20de%20Novembro%20-%20Fotos/S%C3%A3o%20Josaf%C3%A1%20Kuncewicz%20.gif

Tudo na vida de João Kuncewics aconteceu cedo e rápido. Nascido de família cristã ortodoxa da Ucrânia, em 1580, estudou filosofia e teologia. Aos vinte anos, tornou-se monge na Ordem de São Basílio, recebendo o nome de Josafá. Em pouco tempo, era nomeado superior do convento e, logo depois, arquimandrita de Polotsk.
Com apenas trinta e sete anos, assumiu, embora a contragosto, o arcebispado de Polotsk. Dizem os escritos antigos que a brilhante carreira era plenamente justificada pelos seus dotes intelectuais e, principalmente, pelo exemplo de suas virtudes, obediência total à disciplina monástica e à prática da caridade. Exemplo disso foi quando, certa vez, sem ter como ajudar uma viúva que passava necessidades, penhorou o pálio de bispo para conseguir dinheiro e socorrê-la.
Vivia-se a época do cisma provocado pelas igrejas do Oriente e Josafá foi um dos grandes batalhadores pela união delas com Roma, tendo obtido vitória em muitas das frentes de batalha. Josafá defendia com coragem a autoridade do papa e o fim do cisma, com a conseqüente união das igrejas.

domingo, 11 de novembro de 2012

SÃO MARTINHO DE TOURS - SÉCULOS IV E V

11 DE NOVEMBRO
SÃO MARTINHO DE TOURS - SÉCULOS IV E V

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/images/santo/MartinhodeTours.gif
"Senhor, se o vosso povo precisa de mim, não vou fugir do trabalho. Seja feita a vossa vontade", dizia Martinho, bispo de Tours, aos oitenta e um anos de idade.
Ele despertou para a fé quando ainda menino e depois, mesmo soldado da cavalaria do exército romano, jamais abandonou os ensinamentos de Cristo. A sua vida foi uma verdadeira cruzada contra os pagãos e em favor do cristianismo. Quatro mil igrejas dedicadas a ele na França, e o seu nome dado a milhares de localidades, povoados e vilas; como em toda a Europa, nas Américas.
Enfim, em todos os países do mundo. Martinho nasceu na Hungria, antiga Panônia, por volta do ano 316, e pertencia a uma família pagã. Seu pai era comandante do exército romano. Por curiosidade começou a frequentar uma Igreja cristã, ainda criança, sendo instruído na doutrina cristã, porém sem receber o batismo. Ao atingir a adolescência, para tê-lo mais à sua volta, seu pai o alistou na cavalaria do exército imperial. Mas se o intuito do pai era afastá-lo da Igreja, o resultado foi inverso, pois Martinho continuava praticando os ensinamentos cristãos, principalmente a caridade.

sábado, 10 de novembro de 2012

“ESTA VIÚVA POBRE DEPOSITOU MAIS DO QUE TODOS OS OUTROS QUE DEPOSITARAM MOEDAS NO TESOURO”. Mc 12,43.

XXXII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano B - Cor: verde – Leituras: 1Rs 17,10-16; Sl 145; Hb 9,24-28; Mc 12,38-44.
“ESTA VIÚVA POBRE DEPOSITOU MAIS DO QUE TODOS OS OUTROS QUE DEPOSITARAM MOEDAS NO TESOURO”. Mc 12,43.

Diácono Milton Restivo
http://gasfa.org.br/Msgs/2007/Dez/Obulo_da_viuva2.jpg

A liturgia do domingo de hoje nos trás duas viúvas: uma na primeira leitura, a viúva de Sarepta, do tempo do profeta Elias, e a viúva observada por Jesus, que depositou “duas pequenas moedas que valiam uns poucos centavos”, no Tesouro do Templo.
A viúva, tanto no Antigo como no Novo Testamento, era uma pessoa discriminada, porque a sua situação era de pouca segurança. As viúvas, assim como os órfãos e os estrangeiros, pertenciam àquela categoria de pessoas que sempre necessitava da proteção especial dos profetas: “... busquem o direito, socorram o oprimido, façam justiça ao órfão, defendam a causa da viúva”. (Is 1,76); “... se não oprimirem o estrangeiro, o órfão e a viúva... então eu continuarei morando com vocês, neste lugar, nesta terra que eu dei aos seus antepassados...” (Jr 7,6-7).
Também necessitavam do amparo e da defesa da Lei: “Não maltrate a viúva nem o órfão, porque se você os maltratar e eles clamarem por mim, eu escutarei o clamor deles. E eu farei vocês perecerem pela espada...” (Ex 22,21-22); “E você fará uma festa diante de Yahweh, seu Deus – junto com o seu filho e a sua filha, seu escravo e sua escrava, com o levita que vive em sua cidade e o imigrante, o órfão e a viúva que vivem em seu meio - ...” (Dt 16, 11 e 14); “Quando você estiver ceifando a colheita em seu campo e esquecer atrás um feixe, não volte para pegá-lo: deixe-o para o imigrante, o órfão e a viúva. [...] o resto será para o imigrante, o órfão e a viúva” (Dt 24,19.20.21). Existem tantas outras citações que, se não fossem a intervenção dos profetas e o amparo e a defesa da Lei, as viúvas viveriam em estado de deplorável necessidade.

SANTO ANDRÉ AVELINO - 1520-1608

10 DE NOVEMBRO
SANTO ANDRÉ AVELINO - 1520-1608

http://www.derradeirasgracas.com/images/1.%20O%20Santo%20do%20Dia%20-%20Fotos/Santos%20de%20Novembro%20-%20Fotos/Santo%20Andr%C3%A9%20Avelino.gif

Lanceloti Avelino nasceu no ano 1520, em Castelnuovo, uma província que pertencia ao então reino de Nápoles. Os pais, João e Margarida, muito religiosos, criaram o filho dentro dos ensinamentos de Cristo. Na época oportuna, enviaram o pequeno Lanceloti para estudar com o tio, pároco da vizinha Senise. Lá ele começou sua vida religiosa exercitando-se no apostolado catequético dos jovens da cidade.
Em 1545, já era um sacerdote. Dois anos depois, seguiu para a cidade de Nápoles, onde, na universidade, diplomou-se em direito canônico.
No exercício da profissão, assistindo a defesa de um sacerdote, decepcionou-se com as artimanhas legais permitidas e, amargurado com a situação, abandonou o processo e a carreira, em 1551.
Prosseguiu o seu apostolado como auxiliar do vigário geral de Nápoles, sendo um exemplo pela humildade, disciplina e dedicação total à caridade, atendendo com amor os pobres e doentes. Só deixou de rezar seis horas por dia quando recebeu a incumbência de vigiar os conventos teatinos, que estavam submetidos à arquidiocese a que pertencia. Além disso, tornou-se evangelizador e confessor de Nápoles e de cidades vizinhas.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

BEM-AVENTURADA ELISABETE DA TRINDADE CATEZ - 1880-1906

09 DE NOVEMBRO
BEM-AVENTURADA ELISABETE DA TRINDADE CATEZ - 1880-1906

http://4.bp.blogspot.com/_MyMaJWEqHFk/STRWQIjRc-I/AAAAAAAABnU/LDHqLo7lmfA/s400/elisabeth+trindade.jpg

Elisabete Catez Rolland nasceu em Campo d'Avor, próximo de Bourges, França, no dia 18 de julho de 1880. Filha de Francisco José e Maria, foi batizada quatro dias depois.
Ainda criança, distinguia-se pelo temperamento apaixonado, um tanto agressivo e colérico, mas também transparecia no seu olhar uma suave sensibilidade.
No início de 1887, a família transferiu-se para a cidade de Dijon, também na França. Porém, em outubro daquele ano, seu pai faleceu de repente. E essa perda provocou uma mudança muito grande no seu caráter. A partir daí, dedicou a vida para a oração e a serviço de Deus. A sua primeira comunhão foi aos dez anos, ocasião que lhe deu a oportunidade de visitar o Carmelo da cidade com outras companheiras. Na saída, todas receberam um "santinho" com uma dedicatória da superiora. O seu dizia que o nome Elisabete significa "casa de Deus".
Desde os oito anos estudava música no Conservatório de Dijon. Muito talentosa, em 1893 recebeu o primeiro prêmio de piano do conservatório. Como toda jovem, Elisabete freqüentava a sociedade local, onde se distraía nas festas da família e dos amigos.
Mas sempre se manteve fiel aos sacramentos recebidos na Igreja. Ao completar quatorze anos, resolveu entrar para o Carmelo. Sua mãe foi contra, dizendo que a escolha só seria definida na sua maioridade. Mesmo assim, Elisabete fez voto de virgindade e ofereceu a Deus seus dotes musicais para a salvação da França. Voltou sua vida para as orações, as leituras religiosas e a vida espiritual da paróquia, mantendo, sempre, sua obediência à mãe.
Foi a partir dos dezenove anos que Elisabete começou a receber as primeiras graças místicas, que anotava nos diários de orações. Quando completou a maioridade, em 1901, ingressou no Convento do Carmelo Descalço de Dijon, com aprovação de sua mãe.
Quatro meses depois, vestiu o hábito e adotou o nome de irmã Elisabete da Trindade, entregando-se ao mistério da Santíssima Trindade. Em janeiro de 1903, emitiu os votos definitivos e nos próximos cinco anos entregou-se completamente a Deus na Santíssima Trindade.
E o Senhor purificou ainda mais sua alma pelo sofrimento da doença de Addison, que a levou à morte no dia 9 de novembro de 1906. Com sua vida e doutrina, breve, mas sólida, exerceu grande influência na espiritualidade atual, especialmente por sua experiência trinitária.
Suas anotações reverteram em obras publicadas, das quais se destacaram "Elevações", "Retiros", "Notas Espirituais" e "Cartas". O papa João Paulo II beatificou-a em 1984 e designou o dia de sua morte para a celebração de sua memória.
É celebrado, também, no dia de hoje: Dedicação da Basílica do Latrão, São Napper, São Salvador e Santo Orestes.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

SÃO GODOFREDO - 1066-1115

08 DE NOVEMBRO
SÃO GODOFREDO - 1066-1115

http://www.derradeirasgracas.com/images/1.%20O%20Santo%20do%20Dia%20-%20Fotos/Santos%20de%20Novembro%20-%20Fotos/S%C3%A3o%20Godofredo.gif

Os pais de Godofredo rezaram muito para que Deus lhes desse um herdeiro. Até que, em 1066, ele nasceu no castelo da família em Soissons, onde foi batizado com um nome que já apontava a direção que seguiria. Godofredo quer dizer paz de Deus, e foi o que este francês espalhou por onde passou durante toda a vida. Com cinco anos, foi entregue para ser educado pelos monges beneditinos e do convívio com a religiosidade nunca mais se afastou.
Quando a educação se completou, foi para o Convento de São Quintino e ordenou-se sacerdote aos vinte e cinco anos de idade. A sua integridade de caráter, profundidade nos conhecimentos dos assuntos da fé, bem como a visão social que demonstrava, logo chamaram a atenção dos superiores. Tanto que foi nomeado abade do Convento de Nogent, com a delicada missão de restabelecer as regras disciplinares dos monges, muito afastados do ideal da vida cristã.
Em poucos anos a comunidade mudou completamente, tornando-se um centro que atraía religiosos de outras localidades que ali passaram a buscar orientação e conselhos de Godofredo.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

SÃO PROSDÓCIMO - SÉCULO II

07 DE NOVEMBRO
SÃO PROSDÓCIMO - SÉCULO II

http://noticiascatolicas.com.br/wp-content/uploads//2011/11/Sao-Prosdocimo-180x180.jpg

São muitos os nomes que soam familiares e típicos de certas localidades italianas, mesmo parecendo insólitos, estranhos ou exclusivos. Tais nomes estão ligados ao culto de um santo local, em muitos casos de um antigo bispo e, em outros, de um mártir.
O nome Prosdócimo, pouco frequente atualmente, para os familiarizados, imediatamente mostra sua origem da região do Vêneto, da cidade de Pádua e, mais tarde, também de Rieti. Isso porque o culto a este santo vem de uma tradição muito antiga, do século II, que homenageia o primeiro bispo de Pádua, de Rieti e, também, padroeiro dessas duas cidades.
Segundo narram os registros oficiais da Igreja, Prosdócimo teria evangelizado também toda a Veneza ocidental, numa grande obra de difusão que fixou, definitivamente, o cristianismo no coração daquelas populações. Até a mais bela imagem dedicada a ele acabou sendo feita por um ilustre artista italiano, faz parte de um conjunto dedicado a santa Justina, outra mártir célebre daquela região.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

O DOM DAS LÍNGUAS

O DOM DAS LÍNGUAS

SÃO PAULO DÁ AS REGRAS PARA O EXERCÍCIO DOS DONS DA LÍNGUA NA PRIMEIRA CARTA AOS CORÍNTIOS, 14,26-40 PARA O QUE CHAMAMOS DE “O EXERCÍCIO PARA O DOM DAS LÍNGUAS”:

http://1.bp.blogspot.com/_CzNlmeqKL_Y/TSNQGPMirOI/AAAAAAAAAhU/nRob6SASdOk/s1600/presbiteriana.jpg

O DOM DA LINGUA DEVE SER USADO DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DA COMUNIDADE – “Que fazer, então, irmãos? Quando vocês estão reunidos, cada um pode entoar um canto, dar um ensinamento ou revelação, falar em línguas ou interpretá-las. Mas que tudo seja para edificação.” (1Cor 14,26).
Este é o princípio regulador de todos os dons em geral. Eles devem servir para edificar os outros. Se assim não for, o dom, qualquer que seja, é ineficaz.

O DOM DA LÍNGUA NÃO DEVE SER USADO POR MAIS DO QUE TRÊS PESSOAS NUM MESMO CULTO – “Se existe alguém que fale em línguas, falem dois ou no máximo três, um após o outro.” (1Cor 14,27).
Numa mesma reunião “dois, ou no máximo três” indica que ter três diferentes pessoas falando em línguas em um mesmo culto seria contrariar os ensinamentos de Paulo. Congregações inteiras falando, cantando ou orando em línguas é especificamente proibido aqui.

BEM-AVENTURADA BÁRBARA MAIX

06 DE NOVEMBRO
BEM-AVENTURADA BÁRBARA MAIX

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6tddmXnU-O7JTgpIVTYfFPy3hoBPS0TNbKSY20kKQlJKVNc2r_Wm56Q16uy16B_vtsRSrPNHMKqcXEchVCMU1UKhJY5HWusocoMwODIlrqcugX3juvmcG8JQp8JlY0rjr49qDv8K73Fk/s1600-r/Coracao.jpg

Bem-aventurada Bárbara Maix (Maria Bárbara da Santíssima Trindade) (Viena, 27 de junho de 1818 – Rio de Janeiro, 17 de março de 1873) foi uma religiosa austríaca fundadora da Congração das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Foi beatificada no dia 06 de novembro de 2010 no Ginásio Gigantinho em Porto Alegre.
Bárbara nasceu em Viena, filha de Joseph Maix e Rosália Mauritz. Seu pai era camareiro do Imperador no Palácio de Schonbrunn, mas sua família vivia em uma situação econômica bastante precária. A desnutrição ocasionou a morte de vários filhos do casal.
Quando completou quinze anos de vida, Bárbara já estava órfã de pai e mãe. As cinco irmãs perderam inclusive a casa em que viviam. Enfrentando a vida praticamente sozinha, fez curso de modista, habilitando-se a ensinar corte e costura, bordado e artes femininas. Passava horas inteiras em oração na Igreja de Nossa Senhora da Escada, onde, à luz da pregação dos padres redentoristas, percebeu a necessidade de se empenhar na solução dos graves problemas sociais de Viena.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SÃO ZACARIAS E SANTA ISABEL – PAIS E JOÃO BATISTA

05 DE NOVEMBRO
SÃO ZACARIAS E SANTA ISABEL – PAIS E JOÃO BATISTA

http://noticiascatolicas.com.br/wp-content/uploads//2012/10/05-300x301.jpg

Embora os nomes desses santos não estejam presentes no calendário litúrgico da Igreja, há muitos séculos a tradição cristã consagrou este dia à veneração da memória de são Zacarias e santa Isabel, pais de são João Batista.
Encontramos a sua história narrada no magnífico evangelho de são Lucas, onde ele descreveu que havia, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias; a sua mulher pertencia à descendência de Aarão e se chamava Isabel.
Eles viviam na aldeia de Ain-Karim e tinham parentesco com a Sagrada Família de Nazaré. Foram escolhidos por Deus por sua fé inabalável, pureza de coração e o grande amor que dedicavam ao próximo. Isabel, apesar de sua santidade, era estéril: uma vergonha para uma mulher hebréia, que era prestigiada somente através da maternidade. Mas foi por sua esterilidade que ela se tornou uma grande personagem feminina na historia religiosa do Povo de Deus.

domingo, 4 de novembro de 2012

SÃO CARLOS BORROMEU - 1548-1584

04 DE NOVEMBRO
SÃO CARLOS BORROMEU - 1548-1584

http://www.derradeirasgracas.com/images/1.%20O%20Santo%20do%20Dia%20-%20Fotos/Santos%20de%20Novembro%20-%20Fotos/S%C3%A3o%20Carlos%20Borromeu.gif

A obra de são Borromeu, um dos santos mais importantes e mais queridos da Igreja, poderia ser resumida em duas palavras: dedicação e trabalho. Mas para fazer justiça, como ele sempre pregou, temos de acrescentar mais uma, sem dúvida a mais importante: humildade.
Oriundo da nobreza, Carlos Borromeu utilizou a inteligência notável, a cultura e o acesso às altas elites de Roma para posicionar-se na frente, ao lado e até abaixo dos pobres, doentes e, principalmente, das crianças. Nasceu no castelo da família em Arona, próximo de Milão, em 2 de outubro de 1538.
O pai era o conde Gilberto Borromeu e a mãe era Margarida de Médicis, da mesma casa da nobreza de grande influência na sociedade e na Igreja. Carlos era o segundo filho do casal, e aos doze anos a família o entregou para servir a Deus, como era hábito na época.
Com vocação religiosa acentuada, penitente, piedoso e caridoso como os pobres.

sábado, 3 de novembro de 2012

TODOS OS SANTOS

TODOS OS SANTOS
Ano – B; - Cor: branca – Leituras: Apo 7,2-4.9014; Sl 23; 1Jo 3,1-13; Mt 5,1-12a.

“VENHAM BENDITOS DE MEU PAI! RECEBAM COMO HERANÇA O REINO QUE MEU PAI PREPAROU PARA VOCÊS DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO”. (Mt 25,34).

Diácono Milton Restivo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjV2hCJWSBckA-r0YE8ZCeQZFXXGxMjQwxXkCKuDDdH7CS4m3SI4igYRa5tR5_DnxNBIlxRCyoK5C7B9NleQQr-qO2acsnCNCVbqm5_b0CNRoJzv1YN7rUpEts0L06VpldnK1ZDJggW6a8/s400/url.jpg

O dia de Todos os Santos deveria ser comemorado, como sempre foi, no primeiro dia de novembro, que antigamente também era feriado, mas, como deixou de ser feriado, a Igreja transfere esta comemoração de Todos os Santos para o primeiro domingo do mês de novembro.
O dia de Todos os Santos, como sugere a comemoração, é dedicado a todos os santos e santas existentes; aos santos e santas que conhecemos e aos santos e santas que não conhecemos; aos santos e santas que sabemos o nome e a sua história, e aos santos e santas que não sabemos o nome nem a história de sua vida e que jamais ouvimos falar ou ouviremos falar; aos santos e santas que conviveram conosco e nos anteciparam na casa do Pai e lá estão nos aguardando.
Esta data é dedicada a todos os santos e santas que todos conhecem o seu nome e às santas e santos anônimos.
A festa de Todos os Santos é uma das comemorações mais antiga e mais importante do calendário litúrgico; é a festa da família de Deus, da família da Igreja de Jesus Cristo.
A fé apresenta-nos as santas e os santos todos como nossos irmãos e irmãs que viveram em épocas e lugares diferentes. A fé apresenta-nos os santos e santas como membros da mesma família, da família a qual todos pertencemos através do batismo.

SÃO MARTINHO DE PORRES OU DE LIMA - 1579-1639

03 DE NOVEMBRO
SÃO MARTINHO DE PORRES OU DE LIMA - 1579-1639

http://www.arquidiocesedeportovelho.com.br/santo_dia/f24cfa2cdee9868611ebacf6b438bcec.gif

Martinho de Lima, ou melhor, Marinho de Porres, conviveu com a injustiça social desde que nasceu, em 9 de dezembro de 1579, em Lima, no Peru. Filho de Juan de Porres, um cavaleiro espanhol, e de uma ex-escrava negra do Panamá, foi rejeitado pelo pai e pelos parentes por ser negro. Tanto que na sua certidão de batismo constou "pai ignorado".
O mesmo aconteceu com sua irmãzinha, filha do mesmo pai. Mas depois Juan de Porres regularizou a situação e viveu ainda algum tempo com os filhos, no Equador. Quando foi transferido para o Panamá como governador, deixou a menina aos cuidados de um parente e Martinho com a própria mãe, além de meios de sustento e para que estudasse um pouco.
Aos oito anos de idade, Martinho tornou-se aprendiz de barbeiro-cirurgião, duas profissões de respeito na época, aprendendo numa farmácia algumas noções de medicina. Assim, estava garantido o seu futuro e dando a volta por cima na vida.
Mas não demorou muito e a vocação religiosa falou-lhe mais alto. E ele, novamente por ser negro, só a muito custo conseguiu entrar como oblato num convento dos dominicanos.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DIA DOS FINADOS - 02 DE NOVEMBRO

DIA DOS FINADOS - 02 DE NOVEMBRO
Cor: branco – Leituras: Apo 7,2-4.9-14; Sl 23 (22); 1Jo 3,1-3; Mt 5,12.

“O SENHOR NÃO É DEUS DOS MORTOS, E SIM DOS VIVOS”. (Lc 20,38).
“O Senhor me deu, o Senhor me tirou. Bendito seja o nome do Senhor”. (Jó 1,21).

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3DJyX9LiS_JQHvo3xYRHPJzzIr4vENficCUb6L09KSkY3eF2JjMAArAK4D4oqcubAi9MZGwGNfahp8wX4sgMZgGLgA2SgbrhM1c2oKvFlTMOoJzf4khnjtFXWSTgV3TzWTsAydINMAz4e/s1600/dia-de-finados_cruz.jpg


Diácono Milton Restivo

A morte nos apavora. A morte nos acabrunha. A morte nos entristece...
Aflige-nos o temor da destruição perpétua, mas devemos considerar que, dentro de nós, temos a semente da eternidade. Essa semente da eternidade nos dá a segurança e a esperança de uma vida que jamais se acaba e a certeza de que não seremos destruídos eternamente e que, a morte do corpo, o fim da matéria, não será o fim de tudo para aquele que crê.
O que nos dá essa certeza é a redenção que Jesus Cristo veio trazer ao gênero humano e que age dentro de cada um de nós. Por essa redenção nos vem a certeza de que a morte corporal  será vencida um dia quando o reino de felicidade, perdido pelo homem, for restituído pelo seu Onipotente e Misericordioso Senhor, Deus Pai.     

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

FESTA DE TODOS OS SANTOS

01 DE NOVEMBRO
FESTA DE TODOS OS SANTOS

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaRuejUlGYDf2V97jp2LFjM94Gj7fTcCDJbxYFiqMzoJBowgwEm3SVdX-PH7KmqWYv5_qvs1MQT-if6c7RU1JY0mpWotlTMtD-COzN6LF5zn3e6hQrMwr7XB-MmLLQtU_CjRRAZQVCPGYs/s1600/santos.jpg

"Vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do Trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão." (Apo 7,9).
A visão narrada por são João Evangelista no livro do Apocalipse, fala dos santos aos quais é dedicado o dia de hoje.
A Igreja de Cristo possui muitos santos canonizados e a quantidade de dias do calendário não permite que eles sejam homenageados com exclusividade.