quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SÃO FRANCISCO SAVEIRO MARIA BIANCHI - 1743-1815



31 DE JANEIRO
SÃO FRANCISCO SAVEIRO MARIA BIANCHI - 1743-1815

Francisco Saverio Maria Bianchi nasceu no dia 2 de dezembro de 1743, na cidade de Arpino, França, e viveu quase toda a sua vida em Nápoles, Itália. Era filho de Carlo Bianchi e Faustina Morelli, sua família era muito cristã e caridosa. Francisco viveu sua infância num ambiente familiar, de doação ao próximo e que o influenciou durante toda sua existência religiosa.
Aos doze anos entrou para o "Colégio dos Santos Carlos e Felipe" da ordem dos Barnabistas e em 1762, para o seminário onde jurou fidelidade a Cristo e fez seus votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência. Completou os estudos de direito, ciência, filosofia e teologia em Nápoles e Roma.
Foi ordenado sacerdote aos 25 de janeiro de 1767. Tendo em vista sua alta cultura, seus superiores o enviam de volta para lecionar no Colégio de Belas Artes e Letras de Arpino e, dois anos depois, ao Colégio São Carlos em Nápoles, para ensinar filosofia e matemática.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SANTA JACINTA DE MARESCOTTI - 1585 – 1640



30 DE JANEIRO
SANTA JACINTA DE MARESCOTTI - 1585 – 1640

Jacinta era uma das filhas da nobre família do príncipe Marco Antonio Marescotti e estava ligada, por parentesco, com os príncipes Orsini. Esses nobres, da alta aristocracia romana, possuíam fortes vínculos com a Igreja Católica e a educação cristã era a mais preciosa herança a ser deixada aos filhos. E, com certeza, foi para Jacinta e seus irmão.
Jacinta foi batizada com o nome de Clarice, nasceu em Viterbo, perto de Roma, em 1585.
Recebeu uma educação refinada, digna da nobreza, como todos os irmãos. Ainda menina, foi entregue pelos pais a religiosas franciscanas, onde sua irmã mais velha, Inocência, seguia a vida religiosa com o fervor de uma santa. Os pais desejavam que Jacinta tivesse esse mesmo futuro. Mas, ela não demonstrava o mesmo desejo.
Muito bonita, culta e independente, Jacinta levava uma vida fútil, cheia de luxo e vaidades. Sonhava com um matrimonio e não com a vida religiosa.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

SÃO VALÉRIO DE RAVENA


29 DE JANEIRO
SÃO VALÉRIO DE RAVENA


Recordamos hoje dois santos bispos com o mesmo nome, Valério. O primeiro, morreu cinco séculos antes, na sua sede episcopal em Treviri, na Alemanha, e pode ser lido na outra página. O segundo, faleceu no dia 15 de março de 810 e foi o bispo de Ravena, em Roma, na Itália.
Este Valério, bispo de Ravena, que faleceu em março, passou a ser comemorado no dia 29 de janeiro, por ser confundido com o primeiro que faleceu neste dia, o qual já tinha um culto cristalizado entre os peregrinos e devotos. O erro partiu de um copista do Vaticano, em 1286, que acreditou se tratasse de um santo só. Excluiu a festa de março e manteve no calendário da Igreja a data da comemoração mais antiga, e assim ficou.
Valério de Ravena, também sofreu fortes perseguições políticas dentro do próprio clero. Mas o pior foi que para agradar o imperador Carlos Magno, que não simpatizava com ele, o bispo foi vítima de uma sórdida intriga política. No dia 8 de abril de 808, dia de Palmas, dois nobres condes paladinos chegaram cedo na cúria, conversaram com Valério que os acolheu e deu hospedagem. Participaram de todas as celebrações pertinentes à data e depois de almoçarem com o bispo, partiram agradecidos. 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SÃO JOSÉ FREINADEMETZ - 1852-1908



28 DE JANEIRO
SÃO JOSÉ FREINADEMETZ - 1852-1908

José Freinademetz nasceu no dia 15 de abril de 1852, na cidade de Oites, no Tirol do Sul, que na ocasião era território austríaco, mas a cidade hoje se chama Alta Badia e pertence a Itália. Seus pais eram camponeses muito pobres, tiveram treze filhos e formaram uma família muito cristã.
O pequeno José, desde a infância queria ser um missionário. Estudou no seminário diocesano de Bressanone, onde foi ordenado sacerdote em 1875. Depois de três anos de ministério em São Martino, na Alta Badia, com autorização de seu Bispo, ingressou na Sociedade do Verbo Divino, em Steyl, na Holanda, para ser um missionário.
Em 1879, recebendo a cruz dos verbitas, foi enviado para a missão da China. Ficou dois anos em Hong Kong, para adaptação dos costumes, e depois foi enviado para a primeira missão católica em Shandong do Sul, junto com um companheiro da Ordem, o holandês João Batista Anzer.

domingo, 27 de janeiro de 2013

“A ORAÇÃO DA FÉ SALVARÁ O DOENTE...”


27 DE JANEIRO
“A ORAÇÃO DA FÉ SALVARÁ O DOENTE...” (Tg 5,15).


            Escreveu Tiago na sua carta: “Sofre alguém dentre vós um contratempo? Recorra à oração. Está alguém alegre? Cante. Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o porá de pé; e se tiver cometido pecados, estes serão perdoados... A oração fervorosa do justo tem grande poder.” (Tg 5,13-15.16).
            Jesus, nos Santos Evangelhos, jamais deixou um doente que o procurasse partir da maneira como estava; Jesus os transformava, consolava e os curava, tanto doente do corpo como doente da alma. Jesus sempre atendeu ao chamamento dos que o procuravam para curar algum doente e jamais deixou alguém que o procurasse implorando pelo restabelecimento de um doente voltar sem uma esperança, como aconteceu com o leproso (Mt 8,1-4), com o centurião romano, (Mt 8,5-13), com a sogra de Pedro, (Mt 8,14-18), como aconteceu a muitos endemoniados, (Mt 8,16-17), e a centenas de outros paralíticos, cegos, surdos, mudos, lunáticos, para que se cumprisse o que havia sido dito e escrito pelo profeta Isaias, se referindo ao Messias: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor.” (Mt 4,18-19).

sábado, 26 de janeiro de 2013

“O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM...” (Lc 4,18).



III DOMINGO COMUM – ANO “C”
Cor: verde – Leituras - Ne 8,2-4a.5-6.8-10 - Sl 18b – 1Cor 12,12-30 - Lc 1,1-4; 4,14-21

“O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM...” (Lc 4,18).

Diácono Milton Restivo

A liturgia de hoje é muito rica de ensinamentos. Em primeiro lugar Lucas nos transmite a veracidade dos seus escritos e inicia o seu Evangelho com humildade e com a preocupação de deixar clara a seriedade do testemunho dos Evangelhos. Os Evangelhos são testemunhos de fé e não fábulas ou trabalhos literários que foram escritos para serem lidos, admirados e acondicionados nas estantes. Os Evangelhos são testemunhos de fé de quem crê e que trabalha para que, através de sua vivência e testemunho, outros venham a crer com razão e fé profunda.
O início do Evangelho de Lucas tem uma dedicatória “ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo” (Lc 1,3). Não sabemos quem foi Teófilo: se foi uma pessoa física, se foi uma comunidade, ou se são todos os que aderiram ao Evangelho de Jesus Cristo.

SÃO TITO E SÃO TIMÓTEO


26 DE JANEIRO
SÃO TITO E SÃO TIMÓTEO



Hoje a Igreja comemora a festa de dois dos discípulos de Paulo: Timóteo e Tito. Tito veio do mundo pagão e Timóteo veio do mundo judeu. Trabalharam com o apóstolo Paulo, que os liderou sem lhes tirar o brilho. E deu à eles "a gloria de uma perene lembrança", como disse Eusébio de Cesarea no primeiro milênio, e será ainda assim nos outros que se seguirão: toda a Igreja os veneram juntos. Mas suas trajetórias foram tão distintas, que são relatadas em páginas individuais. As únicas informações concretas nos são dadas pelas cartas do apóstolo Paulo.
Tito era grego e pagão. Ainda jovem se converteu ao cristianismo e se tornou companheiro e inestimável colaborador do apóstolo. Quando Paulo disse a Tito: "Isto deves ensinar, recomendar e reprovar com toda autoridade", fez surgir um outro grande evangelizador, que permaneceu trabalhando ao seu lado. 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CONVERSÃO DE SÃO PAULO - SÉCULO I


25 DE JANEIRO
CONVERSÃO DE SÃO PAULO - SÉCULO I


O martírio de São Paulo é celebrado junto com o de São Pedro, em 29 de junho, mas sua conversão tem tanta importância para a história da Igreja que merece uma data à parte. Neste dia, no ano 1554, deu-se também a fundação da que seria a maior cidade do Brasil, São Paulo, que ganhou seu nome em homenagem a tão importante acontecimento. Saulo, seu nome original, nasceu no ano 10 na cidade de Tarso, na Cilícia, atual Turquia.
À época era um pólo de desenvolvimento financeiro e comercial, um populoso centro de cultura e diversões mundanas, pouco comum nas províncias romanas do Oriente. Seu pai Eliasar era fariseu e judeu descendente da tribo de Benjamim, e, também, um homem forte, instruído, tecelão, comerciante e legionário do imperador Augusto. 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

BEM-AVENTURADO JOSÉ TIMÓTEO GIACCARDO - 1896-1948



24 DE JANEIRO
BEM-AVENTURADO JOSÉ TIMÓTEO GIACCARDO - 1896-1948

José Timóteo Giaccardo, sacerdote paulino, italiano, pertence à Congregação da Pia Sociedade de São Paulo. A originalidade de sua vida está em ter sido o primeiro sacerdote da Família Paulina e um fidelíssimo discípulo do Fundador, Padre Tiago Alberione. Nasceu em Narsole, norte da Itália. Sua família era pobre de bens materiais, mas rica de fé e virtudes cristãs. Em 1908 José encontrou-se pela primeira vez com o jovem padre Tiago Alberione que, em Narzole estava dando sua colaboração na paróquia. Padre Alberione, percebendo no pequeno José profunda piedade e grande vontade de ser padre; encaminhou-o para o seminário da diocese de Alba.
Tendo como guia espiritual padre Alberione, em 1917 José Timóteo entrou na "Obra de São Paulo" fundada em 1914 por seu mestre e cuja finalidade específica era a evangelização por meio da imprensa, a principal mídia da época.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SANTO ILDEFONSO - 607-667

23 DE JANEIRO
SANTO ILDEFONSO - 607-667


Segundo os escritos foi por intercessão de Nossa Senhora, a pedido de seus pais, que Ildefonso nasceu. Assim, o culto mariano tomou grande parte de sua vida religiosa, ponteada por aparições e outras experiências de religiosidade.
Ildefonso veio ao mundo no dia 08 de dezembro de 607, em Toledo, na Espanha. De família real, que resistiu aos romanos, mas, que se renderam politicamente aos visigodos, foi preparado muito bem para o futuro. Estudou com Santo Isidoro em Sevilha. Depois de fugir para o mosteiro de São Damião nos arredores de Toledo, Ildefonso conseguiu dos pais aprovação para se tornar monge, o que aconteceu no mosteiro próximo de sua cidade natal.
Pouco depois de tornar-se diácono, herdou enorme fortuna devido à morte dos pais.
Empregou todas as posses em favor dos pobres e fundou um mosteiro para religiosas. Seu trabalho era tão reconhecido que após a morte do abade de seu mosteiro, foi eleito por unanimidade para sucedê-lo. Em 636 dirigiu o IV Sínodo de Toledo, sendo o responsável pela unificação da liturgia espanhola.
Mais tarde, quando da morte de seu tio e bispo de Toledo, Eugênio II, contra sua vontade foi eleito para o cargo. Chegou a se esconder para não ter que aceitá-lo, sendo convencido pelo rei dos visigodos que o procurou pessoalmente.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

BEM-AVENTURADA LAURA VICUÃA - 1891-1904



22 DE JANEIRO
BEM-AVENTURADA LAURA VICUÃA - 1891-1904

Laura Carmem Vicuãa nasceu em Santiago do Chile em 05 de abril de 1891. Laura é a primeira filha do casamento de José Domingo Vicuña e Mercedes Pino.
José Domingo, o pai de Laura, é militar. Mercedes é simples, boa trabalhadora, delicada. Em 1894, logo após o nascimento da segunda filha, Julia Amanda, seu marido morre deixando as três com a situação financeira muito difícil.
Mercedes tinha que trabalhar para sustentar as filhas pequenas, mas não conseguia o suficiente para sobreviverem.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

EUCARISTIA - O MILAGRE EUCARÍSTICO DE LANCIANO


21 DE JANEIRO
EUCARISTIA - O MILAGRE EUCARÍSTICO DE LANCIANO


Na Itália existe uma cidade de nome “Lanciano”, e, nessa cidade tem uma  igreja dedicada a São Longuinho, nome que se atribui ao soldado que traspassou o peito e o coração de Jesus Cristo com a lança na cruz.
No século VIII um padre, um monge da ordem de São Basílio, durante a celebração da santa missa e depois de ter realizado a consagração do pão e do vinho, começou a duvidar da presença do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo na hóstia e no cálice. E a dúvida desse padre que era da ordem de São Basílio que, infelizmente não temos nem o nome, fez com que se realizasse um dos maiores, senão o maior dos milagres eucarísticos: ali no altar, devido a dúvida do celebrante  e diante dos olhos atônitos do padre incrédulo a hóstia consagrada se tornou um pedaço sangrento de carne viva e, no cálice, o vinho consagrado tornou-se verdadeiro sangue que, depois de algum tempo, que, depois de algum tempo, se coagulou em cinco pedrinhas irregulares de formas e tamanhos diferentes.

domingo, 20 de janeiro de 2013

BEM-AVENTURADA MARIA CRISTINA (BRANDO) DA IMACULADA CONCEIÇÃO - 1856-1906



20 DE JANEIRO
BEM-AVENTURADA MARIA CRISTINA (BRANDO) DA IMACULADA CONCEIÇÃO - 1856-1906

Fundou a Congregação das Irmãs Vítimas Expiadoras de Jesus Sacramentado.
Adelaide Brando nasceu no dia primeiro de maio de 1856, numa família com boa situação financeira. O pai, João homem muito respeitado, ocupava um importante cargo num Banco da cidade.
Aos doze anos, na noite de Natal, ajoelhada diante do Menino Jesus, ela se consagrou a Deus com um voto de perpétua virgindade. Quando desejou ser uma Sacramentina encontrou oposição do seu pai, que depois a abençoou e permitiu que se juntasse à sua irmã Maria Pia, uma clarissa do mosteiro das Fiorentinas, em Nápolis.
Mas uma grave doença a fez regressar para casa duas vezes. Uma vez curada, em 1875, ingressou na congregação das Sacramentinas, e depois de um ano tomou o hábito e mudou o nome para o de Maria Cristina da Imaculada Conceição.

sábado, 19 de janeiro de 2013

BODAS DE CANÁ - “ELES NÃO TÊM MAIS VINHO”. (Jo 2,3).


SEGUNDO DOMINGO DE TEMPO COMUM – ANO “C”
Ano: C – Cor: verde - Leituras: Is 62,1-5; Sl 95; 1Cor 12,4-11; Jo 2,1-11.

“ELES NÃO TÊM MAIS VINHO”.  (Jo 2,3).

Diácono Milton Restivo


Ainda, e por algum tempo, a liturgia continua ligada aos acontecimentos do Natal, quando aconteceu a primeira manifestação de Jesus no nosso meio. A história da liturgia da Igreja mostra-nos que, antigamente, na mesma oportunidade, de uma só vez e no mesmo dia, eram festejados os três momentos da epifania de Jesus, ou seja, a manifestação de Jesus no nosso meio: a visita dos magos, o batismo de Jesus e as bodas da Caná. 
Aos magos Jesus se manifestou como “o rei dos Judeus” sob a luz radiante e o brilho da estrela que conduziu os magos até ele: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos para prestar-lhe homenagem”. (Mt 2,2).
Por ocasião do batismo de Jesus o Pai revelou a identidade definitiva de Jesus: “Este é o meu Filho amado que muito me agrada” (Mt 3,17), e nessa oportunidade, Jesus foi ungido pelo Espírito Santo: “O Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele” (Mt 3,16) e, a seguir, João Batista apresenta Jesus ao mundo, na pessoa de seus discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. (Jo 1,29). 

SÃO CANUTO IV DA DINAMARCA



19 DE JANEIRO
SÃO CANUTO IV DA DINAMARCA

Canuto nasceu no ano 1040. Era o filho primogênito do rei Estevão II, da Dinamarca, portanto, o sucessor direito e legal ao trono. Mas, quando seu pai morreu, Canuto foi traído por um irmão ambicioso, que lhe usurpou o reino.
Criado e educado com sabedoria e nobreza, o santo desde pequeno mostrou dotes de piedade e caridade. Encontrou desde cedo paz e serenidade na oração e na fé. Casou-se com uma cristã, princesa de Flandres, e com ela teve um filho, Carlos, que também se tornaria santo. Com toda essa formação, Canuto não reagiu com violência à traição do irmão, aventureiro e ingrato. Confiou e esperou.
Quatro anos mais tarde o usurpador morreu. Pôde, então, se tornou o rei, Canuto IV, assumindo a coroa que lhe pertencia.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

SANTA MARGARIDA DA HUNGRIA



18 DE JANEIRO
SANTA MARGARIDA DA HUNGRIA

Margarida era uma princesa, filha do rei Bela IV, da Hungria e da rainha Maria, de origem bizantina. Ela nasceu no castelo de Turoc, em 1242, logo foi batizada, pois os reis eram fervorosos cristãos. Aos dez anos, o casal real a entregou para viver e ser preparada para os votos religiosos, no mosteiro dominicano de Vespem, em agradecimento pela libertação da pátria dos Tártaros.
Dois anos depois, fez a profissão de fé de religiosa num novo mosteiro, fundado para ela por seu pai, na Ilha das Lebres, localizada no rio Danúbio, perto de Budapeste. Em 1261, tomou o véu definitivo, entregando seu coração e sua vida a serviço do Senhor, tendo uma particular devoção pela Eucaristia e Paixão de Cristo. Ela realmente, era especial, foi um exemplo de humildade e virtude para as outras religiosas. Rezava sempre, e fazia penitencias, se oferecendo como vítima proposital, para a salvação do seu povo. 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

MARIA, A TODA BELA.



17 DE JANEIRO
MARIA, A TODA BELA.

A Igreja exalta Maria e diz que ela é “Toda Bela, e nela não há mancha do pecado original”.
E nós, seguindo o exemplo da Igreja, e amando, como amamos Maria, repetimos sempre uma jaculatória que aprendemos desde a nossa infância: “Ò Maria concebida sem pecado original, rogai por nós que recorremos a vós.”
Isto, para nós que amamos realmente Maria, é causa de grande alegria e glorificamos a Deus por todas as graças de predileção com que o Senhor Nosso Deus enriqueceu Maria.
Maria deve ter sido uma mulher muito bela, e hoje, onde ela está, a sua beleza supera a nossa imaginação.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

SÃO TAMARO (TAMMARO)


16 DE JANEIRO
SÃO TAMARO (TAMMARO)


Sabemos que no século cinco houve a grande invasão dos vândalos no norte da África liderados pelo rei Genserico. Eles promoveram a separação entre a nova população vândala e os cidadãos romanos. Em conseqüência, muitos padres acabam expulsos da África, incluindo Tammaro.
Os registros mostram que após de serem ameaçados os sacerdotes foram embarcados num navio que ficaria à deriva até atracar próximo da costa sul da Itália. Alí os sobreviventes desembarcaram e iniciaram uma caminhada de pregação do Evangelho ao longo dessa península.
Segundo a tradição, o sacerdote Tammaro foi um aluno da escola de Santo Agostinho, embora não haja registros que comprovem esse fato. E ainda, segundo os estudiosos, Tammaro se tornou um monge eremita na região de Caserta. Devido à sua sabedoria e solidariedade, o povo o teria aclamado bispo.
São muitos os registros da veneração que o povo tinha por esse religioso, principalmente os calendários litúrgicos antigos, além das inúmeras igrejas erguidas em sua homenagem. 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

SANTO ARNALDO JANSSEN - 1837-1909



15 DE JANEIRO
SANTO ARNALDO JANSSEN - 1837-1909

Fundou as congregações: Sociedade do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua.
Arnaldo Janssen nasceu em Goch, na Baixa Renânia, Alemanha, em 05 de novembro de 1837. Ele era o segundo filho de uma família numerosa de cristãos fervorosos de classe média e se tornou um gigante por sua obra de fundador e pela atividade fecunda do seu apostolado, junto aos pobres, migrantes, clérigos e fiéis.
Após concluir o estudo colegial na diocese de Gaesdonck em 1855, seguiu para Munster , ingressando na real academia da Prússia para estudar matemática, ciências naturais e filosofia. Dois anos depois seguiu para a universidade de Bonn, na Alemanha, onde se diplomou e obteve a habilitação para lecionar todas as matérias do colegial. Assim, tendo apenas 20 anos já era professor. 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

AME PERDOANDO... PERDOE AMANDO...


14 DE JANEIRO
AME PERDOANDO... PERDOE AMANDO...


            Jesus disse: “Buscai primeiro o reino de Deus e o resto virá por acréscimo.”
            Ame a Deus, o resto virá por acréscimo, tudo o mais acontecerá normalmente. O Senhor Deus nos dá todo o seu amor e simplesmente pede que o amemos; Ele não nos obriga, Ele pede.
            O Senhor respeita a nossa liberdade, mas Ele nos pede que O amemos em primeiro lugar e acima de tudo; além dos nossos entes queridos, o Senhor não quer dividir o nosso amor com o mundo, com as riquezas, com as futilidades, com as coisas que nos trazem um conforto momentâneo e enganador que não nos dá a paz interior.
O Senhor nos pede que o amemos através da pessoa que amamos, esposa, marido, dos nossos filhos, dos nossos pais, dos nossos irmãos, nossos amigos e até dos que não gostam de nós ou nós não nos simpatizamos com eles. O Senhor Nosso Deus quer que O amemos através do nosso próximo.
 “E se alguém diz: “Amo a Deus” mas odeia o seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama a seu irmão, a quem vê, não é possível que ame a Deus, a quem não vê. Quem ama a Deus, ame seu irmão.” (1Jo 4,19-21).   Jesus nos diz no seu Evangelho: Este é o meu mandamento: amai-vos um aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos.” (Jo 15,12-13), e “Amarás o teu próximo...”   

domingo, 13 de janeiro de 2013

BEM-AVENTURADA VERÔNICA DE BINASCO - 1445-1497



13 DE JANEIRO
BEM-AVENTURADA VERÔNICA DE BINASCO - 1445-1497

Verônica foi e ainda é a própria imagem da humildade e dedicação a Deus e ao próximo. Nasceu na cidade de Binasco, em Milão, Itália no ano de 1445, era filha de lavradores pobres e muito religiosos. Assim, durante toda a infância e a juventude Verônica alimentou o sonho de entrar para um convento.
Ao completar vinte e dois anos, ingressou no Convento Agostiniano de Santa Marta, da sua cidade. Mesmo não sendo alfabetizada foi admitida, como irmã laica, trabalhando nos serviços mais humildes. Com muita dificuldade conseguiu receber alguma instrução, assim, pode vestir o hábito de agostiniana e fazer seus votos perpétuos. Foi considerada um exemplo das mais altas virtudes, possuindo o raro dom da compreensão da complexidade da alma humana. 

sábado, 12 de janeiro de 2013

BATISMO DE JESUS


BATISMO DO SENHOR – ANO “C”
Cor: branco – Leituras: Is 42,1-4.6-7; Sl 28; At 10,34-38; Lc 3,15-16.21-22.

“TU ÉS O MEU FILHO AMADO QUE MUITO ME AGRADA” (Lc 3,22).

Diácono Milton Restivo


A festa do Batismo de Jesus faz parte das celebrações da manifestação do Senhor: Natal, Epifania, Batismo, Apresentação de Jesus aos discípulos por João Batista e as bodas de Caná, e é também o Primeiro Domingo do Tempo Comum.
Em todas as manifestações de Jesus a todos os homens houve festa, houve alegria, houve participação; muitas pessoas foram convidadas para essas manifestações de alegria e esperança.
Quando Jesus nasceu no curral à beira da estrada, na cidade de Belém os Anjos vieram dos céus porque os céus também estavam em festa, e a alegria nos céus era tamanha que transbordou, derramou sobre a terra e os Anjos que participavam dessa festa nos céus, radiantes de alegria, desceram cantando, alegres e felizes, anunciando a Boa Nova que a humanidade esperava desde o início dos tempos: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens de boa vontade.” (Lc 2,14). Depois houve a grande festa na visita dos magos, servindo-se, como guia desses homens sábios, uma reluzente estrela no firmamento enviada pelo Senhor Nosso Deus para conduzi-los até onde estava o menino Jesus, e chegaram perguntando: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Porque nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.” (Mt 2,2).
E os magos manifestaram a sua alegria em presentes porque, quem ama dá presentes.  

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SÃO TOMÁS DE CORI - 1655-1729



11 DE JANEIRO
SÃO TOMÁS DE CORI - 1655-1729

Fundou a obra dos Retiros da Ordem dos Franciscanos.
Francisco Antonio Placidi, assim foi batizado ao nascer em 04 de junho de 1655, na cidade de Cori, Itália. Tornou-se órfão dos pais aos catorze anos de idade, e, assim jovem, responsável pela família. Aos vinte e dois, com as duas irmãs bem encaminhadas e casadas dentro dos preceitos cristãos, ele entrou para a Ordem dos Frades Menores Franciscano, no convento de Orvieto em 1677, tomando o nome de frei Tomás. Após cinco anos foi consagrado sacerdote, logo assumindo a condição de predicador na sua diocese em Subiaco, onde exerceu seu apostolado. Considerado grande professor de santidade, exímio diretor espiritual e incansável confessor, iniciava essa tarefa pela manhã terminando só à noite.
Frei Tomás de Cori, foi imagem viva do Bom Pastor. Como guia amoroso, soube conduzir para as pastagens da fé os irmãos confiados aos seus cuidados, animado sempre pelo ideal franciscano. 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SANTA LÉONIE FRANÇOISE DE SALES AVIAT - 1844-1914


10 DE JANEIRO
SANTA LÉONIE FRANÇOISE DE SALES AVIAT - 1844-1914


Léonie Aviat nasceu no dia 16 de setembro de 1844 na cidade francesa de Sézanne.
Seus pais eram católicos praticantes e honestos comerciantes. Ao completar dez anos eles a enviaram para o colégio das Madres da Visitação da cidade de Troyes.
Léonie ficou durante seis anos, onde recebeu a Primeira Eucaristia e a Crisma e sob a sábia orientação do capelão Luiz Brisson e da superiora, recebeu uma educação humanística, uma profunda formação religiosa e moral e foi iniciada na doutrina salesiana de abandono à Divina Providência.
Em 1866 Léonie rejeitou um vantajoso matrimonio expressando o desejo sincero de dedicar sua vida à Jesus Cristo. Com autorização dos pais, ela foi visitar padre Brisson a fim de se aconselhar.
A cidade de Troyes nesta época tinha se tornado um pólo de indústrias têxteis que atraiam a mão de obra do campo para o centro urbano. Atento a esta situação e sensível às necessidades das adolescentes camponesas, que deixavam suas famílias em busca do trabalho promissor, padre Brisson desde 1858 havia fundado a Obra São Francisco de Sales; uma casa-família que acolhia e assegurava a assistência e educação cristã, àquelas jovens operárias.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

DOENTES, OS AMADOS DO PAI



09 DE JANEIRO
DOENTES, OS AMADOS DO PAI

Quando lemos os Santos Evangelhos, verificamos que Jesus Cristo jamais passou por um doente sem lhe dirigir uma palavra, sem olhar para ele com carinho sem procurar aliviar as suas dores, sem lhe dar esperanças de dias melhores.
Quando Jesus Cristo encontrava um doente, ou um doente o procurava, jamais o doente partia da mesma maneira como chegara; Jesus Cristo o transformava, o consolava, o curava. Podia ser tanto doente do corpo como da alma.; e normalmente somos mais doentes da alma do que do corpo.
Cristo sempre procurou estar com os doentes para restabelecer a saúde, para dar a vida, porque foi ele mesmo quem falou: “Eu vim para que vocês tenham vida, e a tenham em abundância...” “...quem crer em mim, viverá eternamente...”. 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

BEM-AVENTURADA LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA – 1953-1993.


09 DE ABRIL
BEM-AVENTURADA LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA – 1953-1993.


Nasceu em 20 de outubro de 1953 em Sitio Malhada da Areia, uma zona muito pobre do Estado de Rio Grande do Norte (Brasil). Era a sexta dos três irmãos. Foi batizada em 7 de janeiro de 1954. Em sua família aprendeu as primeiras noções da fé e orações cristãs. Seu pai lia com freqüência aos filhos a Bíblia e os levava na missa. Lindalva aprendeu com sua mãe a cuidar e ajudar as crianças pobres. Ao final da escola primária, aos doze anos, fez a primeira Comunhão.
Além de colaborar em casa ajudando a família prosseguiu nos estudos obtendo o curso de assistente administrativa. De 1978 a 1988 trabalhou como balconista em alguns comércios e também como caixa em um posto. Mandava para sua mãe, a maior parte do dinheiro que ganhava.
Na cidade de Natal, onde residia e trabalhava, comoçou a freqüentar a casa das Filhas de Caridade e o asilo dos velhos, onde realizam seu apostolado, dedicando-se generosamente as obras de voluntariado. A morte de seu pai por um câncer de abdômen, a quem assistiu amorosamente em seus últimos meses de vida, a impulsiounou a refletir sobre sua existência e a orientou a decisão de ajudar os pobres. Sem deixar de trabalhar, se inscreveu em um curso de enfermeira… 

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SÃO LUCIANO DA ANTIOQUIA - 235-312



07 DE JANEIRO
SÃO LUCIANO DA ANTIOQUIA - 235-312

Luciano chamado da Antioquia nasceu em 235 e deve seu grande renome ao fato de ter sido o iniciador da doutrina herética conhecida como arianismo, que tão profundamente abalou toda a cristandade dos primeiros séculos. Aliás, diga-se que os arianos se chamaram inicialmente de "lucianistas". Doutrina a qual Luciano se retratou lavando com o sangue do seu próprio martírio o inicial equívoco, levado às últimas consequências pelo herege Ário, que lhe doou o nome definitivo.
Assim temos em Santo Luciano um sacerdote sírio que foi martirizado no século IV, mais precisamente no ano 312, na Nicomedia, Turquia.
Nascido em Samósata, cidade do norte da Síria que serve de passagem para Jerusalém, de pais cristãos, ficou órfão aos doze anos de idade. Para conservar e reforçar a fé recebida da família na infância se retirou para a cidade de Edessa, também na Síria, aonde vivia em grande austeridade, dedicando-se aos estudos teológicos das Sagradas Escrituras, tendo o famoso mestre Macário como diretor. Uma vez formado, ordenou-se sacerdote exercendo todo o seu apostolado na Antioquia, Turquia. 

domingo, 6 de janeiro de 2013

SÃO JULIÃO E SANTA BASILISSA


06 DE JANEIRO
SÃO JULIÃO E SANTA BASILISSA


É um casal para figurar na história da Igreja com louvores. Julião era filho de um casal cristão muito devoto e rico que lhe deu uma educação esmerada e requintada, desde a tenra idade. Depois, desejosos de ver o filho bem casado, para constituir uma sólida e cristã família, decidiram consolidar o seu matrimônio, aos dezoito anos, com a jovem Basilissa. Extremamente obediente, o rapaz que nunca havia mencionado seu voto de castidade à família, realizou o sonho dos pais e se casou com a bela e suave jovem, que como ele procedia de uma prospera e bem situada família seguidora dos mesmos preceitos cristãos que a de seu noivo.
Uma vez casados, Julião com gentileza conversou com a esposa Basilissa e juntos fizeram um pacto de consagração a Deus, para se dedicarem a Seu serviço, apesar do sacramento matrimonial . Assim a união carnal não se concretizou e ambos permaneceram virgens. Somente, após a morte dos pais é que os dois puderam viver a vida espiritual na plenitude almejada. Usando seus bens, cada um fundou um mosteiro: Julião, o masculino e Basilissa, o feminino. Com o saldo do patrimônio mantinham várias obras de caridade e sustentavam os mosteiros que funcionavam também como hospitais, para atendimento dos mais necessitados.

sábado, 5 de janeiro de 2013

OS MAGOS - EPIFANIA DO SENHOR – ANO “C”



OS MAGOS - EPIFANIA DO SENHOR – ANO “C”
Cor: branco – Leituras: Is 60,1-6; Sl 71; Ef 3,23a.-5-6; Mt 2,1-12.

“VIMOS SUA ESTRELA NO ORIENTE” (Mt 2,2)

Diácono Milton Restivo

Epifania quer dizer manifestação. Epifania é uma festa religiosa cristã que, antigamente, celebrava-se no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o natal; porém, a partir da reforma do calendário litúrgico, acontecida em1969, passou a ser comemorada no segungo domingo após o natal. É Jesus apresentando-se como homem, assumindo a sua natureza humana e dando-se a conhecer aos homens. Em várias ocasiões as Sagradas Escrituras nos apresentam as oportunidades que Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos.
A Igreja celebra como epifanias três eventos: a manifestação propriamente dita perante os magos do oriente (Mt 2,1-12), que celebramos nesta oportunidade; a manifestação a João Batista no rio Jordão (Mc 1,9-11; Mt 3,13-17; Lc 3,21-22 e Jo 1,32-34); e a manifestação aos seus discípulos e o início de sua vida pública com o milagre de Caná quando começa o seu ministério (Jo 2,1-12). 

SANTA EMILIANA DE ROMA

05 DE JANEIRO
SANTA EMILIANA DE ROMA


Emiliana era uma das tias paternas de Gregório Magno, que foi papa entre 590 a 604. As outras eram Tarsila e Jordâna. Elas pertenciam a uma das famílias mais ilustres de Roma. Entre seus avós estão o imperador Olívio, o papa São Félix III. O senador Jordão era seu irmão e pai de Gregório Magno.
Porém de Emiliana se tem pouquíssima informação. Muito menos do que se conhece sobre sua irmã Tarsila e talvez um pouco mais que Jordâna. O seu nome foi encontrado no século onze, no Martirologio local e depois do Concílio de Trento, foi inserido no oficial da Igreja. A única fonte genuína sobre sua vida foi os relatos do seu sobrinho, o papa Gregório Magno. Mas, ele registrava a vida dos parentes com muito poucos dados e apenas quando lhe serviam como exemplos concretos, para tornar mais eficiente o seu ensinamento.
Emiliana e as irmãs ajudaram a cunhada Sílvia no nascimento do pequeno Gregório, que sempre teve saúde frágil. Depois, enquanto viveram, o acompanharam nos estudos e nos trabalhos. Gregório, ainda jovem, se tornou chefe da administração civil de Roma. Mais tarde, se tornou embaixador do papa Pelágio II e ao mesmo tempo monge, guia de uma pequena comunidade religiosa, recolhida em sua residência na cidade de Célio.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

SANTA ÂNGELA DE FOLIGNO - 1248-1309



04 DE JANEIRO
SANTA ÂNGELA DE FOLIGNO - 1248-1309

A história de Santa Ângela, considerada uma das primeiras místicas italianas, poderia ser o roteiro de um romance ou novela, com final feliz, é claro. Transformou-se de mulher fútil e despreocupada em mística e devota, depois literata, teóloga e, finalmente, santa. A data mais aceita para o nascimento de Ângela, em Foligno, perto de Assis e de Roma, é o ano 1248.
Ela pertencia à uma família relativamente rica e bem situada socialmente.
Ainda muito jovem casou-se com um nobre e passou a levar uma vida ainda mais confortável, voltada para as vaidades, festas e recreações mundanas. Assim viveu até os trinta e sete anos, quando uma tragédia avassaladora mudou sua vida. 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

SANTÍSSIMO NOME DE JESUS


03 DE JANEIRO

Prof. Felipe Aquino

“Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o Nome que está acima de todos os nomes, para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor.” (Fil 2, 9-11).
A Igreja celebra em 3 janeiro, de acordo como “ Diretório da Liturgia” da CNBB, a festa do Santíssimo Nome de Jesus; porque oito dias depois de seu nascimento, o Natal, São José o circuncidou e lhe colocou o nome de Jesus, conforme o Anjo tinha dito à Virgem Maria: “O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. (Lc 1, 30-31).
E assim foi cumprido conforme a Lei de Moisés: “Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o Nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno”. (Lc 2, 21).
O nome de Jesus foi dado pelo céu; tanto assim que o Arcanjo Gabriel o confirma em sonho a José: “Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. (Mt 1, 20-21).

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

SANTO BASÍLIO (MAGNO) - 329-379



02 DE JANEIRO
SANTO BASÍLIO (MAGNO) - 329-379

Basílio nasceu em Cesaréia da Turquia, antiga Capadócia, no ano 329. Pertencia a uma família de santos. Seu avô morreu mártir na perseguição romana. Sua avó era Santa Macrina e sua mãe, Santa Amélia. A irmã, cujo nome homenageia a avó, era religiosa e se tornou santa. Também, seus irmãos: São Pedro, bispo de Sebaste e São Gregório de Nissa, e seu melhor amigo São Gregório Nazianzeno, são honrados pela Igreja.
Basílio estudou em Atenas e Constantinopla. Mas, foi sua irmã Macrina que o levou para a vida religiosa. Ela havia fundado um mosteiro onde as religiosas progrediam muito em santidade. Basílio decidiu ir para o Egito aprender com os monges do deserto este modo de viver em solidão. Voltou, se consagrou monge e escreveu suas famosas "Constituições", a primeira Regra de vida espiritual destinada aos religiosos. Neste livro se basearam os mais famosos fundadores de comunidades ao redigir os Regulamentos de suas Congregações. Basílio foi eleito bispo de Cesaréia, e nesta época o representante do Império tentou fazer com que ele renegasse a Fé, mas ele não o fez.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS



01 DE JANEIRO
SANTA MARIA, MÃE DE DEUS

No dia primeiro de janeiro, no primeiro dia de cada ano, a primeira festa litúrgica comemorada pela nossa Santa Igreja é dedicada à Maria, sob o título de “Mãe de Deus”.
A Igreja começa o ano  festejando Maria e a invocando sob o título de “Mãe de Deus”.
Não poderia a Igreja ter feito uma escolha melhor. Quando festejamos Maria como a “Mãe de Deus”, estamos adorando ao Senhor Nosso Deus, estamos agradecendo ao Senhor pela mulher que ele mais amou e que escolheu para ser a sua própria mãe. Muitos querem negar esse título a Maria.       Os que negam Maria como sendo verdadeiramente a Mãe de Deus, ainda não foram tocados pela graça de Deus, porque somente quem é tocado  pela graça de Deus pode dizer que Jesus é o Senhor e que Maria é a mãe do Senhor Jesus, e, portanto, a Mãe de Deus.                       
Quem nega que Maria é a Mãe de Deus está negando a divindade do próprio Senhor Jesus, porque Maria é a Mãe de Jesus nas suas duas naturezas, humana e divina, e Maria, sendo mãe de Jesus homem é também Mãe de Jesus Deus, e, portanto, Maria é Mãe de Deus, porque o Senhor Jesus é verdadeiro homem e verdadeiro Deus.

ADEUS ANO VELHO... FELIZ ANO NOVO...


01 DE JANEIRO
ADEUS ANO VELHO... FELIZ ANO NOVO...


Chegamos ao final de mais um ano; mais um ano vivido em nossa existência; estamos no alvorecer do ano novo. Quantas coisas aconteceram no ano  que se findou; quantas crianças nasceram, quantos entes queridos se foram para a casa do Pai, quantas coisas boas aconteceram, quantas situações desagradáveis nos foram impostas.
Para uns, o ano que passou foi um ano de realizações, de alegria e felicidade; para outros apenas um ano de luta onde a rotina imperou; para outros, ainda, desilusões, tristezas, amargura, sofrimento, enfim, para todos, o ano velho chega ao final.
Neste ano que se findou quanto amamos, quantos bens fizemos, quantas injustiças cometemos, quantas negações aos nossos ideais.
Neste momento, o que tenha acontecido no ano que passou de bom deve ser renovado, e o que aconteceu de não tão bom deve ser aproveitado como lição de vida para que não se repita.