sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

AME PERDOANDO... PERDOE AMANDO...

AME PERDOANDO... PERDOE AMANDO...


            Jesus disse: “Buscai primeiro o reino de Deus e o resto virá por acréscimo.”
            Ame a Deus, o resto virá por acréscimo, tudo o mais acontecerá normalmente. O Senhor Deus nos dá todo o seu amor e simplesmente pede que o amemos; Ele não nos obriga, Ele pede.
            O Senhor respeita a nossa liberdade, mas Ele nos pede que O amemos em primeiro lugar e acima de tudo; além dos nossos entes queridos, o Senhor não quer dividir o nosso amor com o mundo, com as riquezas, com as futilidades, com as coisas que nos trazem um conforto momentâneo e enganador que não nos dá a paz interior. O Senhor nos pede que o amemos através da pessoa que amamos, esposa, marido, dos nossos filhos, dos nossos pais, dos nossos irmãos, nossos amigos e até dos que não gostam de nós ou nós não nos simpatizamos com eles. O Senhor Nosso Deus quer que O amemos através do nosso próximo.
 “E se alguém diz: “Amo a Deus” mas odeia o seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama a seu irmão, a quem vê, não é possível que ame a Deus, a quem não vê. Quem ama a Deus, ame seu irmão.” (1Jo 4,19-21).
             Jesus nos diz no seu Evangelho: Este é o meu mandamento: amai-vos um aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos.” (Jo 15,12-13), e “Amarás o teu próximo...” Mas... quem é o meu próximo? perguntaria você... O seu próximo é aquele que está do seu lado, está dentro do seu coração, da sua mente e que mexe com os seus sentimentos; o seu próximo é aquele que está mais perto de você: é a sua pessoa amada; é também o seu filho, os seus pais, os seus irmãos, o seu vizinho; o seu próximo é o seu amigo, o seu inimigo, é o seu conhecido, o seu desconhecido, é o homem, é a mulher...  
Ame o seu próximo e perdoe as suas ofensas, as suas incompreensões, as suas limitações: ame e perdoa, mas, não se esqueça que o perdão só é válido quando é feito com amor e por amor... Não somos perdoados se não perdoarmos, porque, não é assim que rezamos na oração do Pai Nosso?  Não adianta somente dizer: “Perdoai as nossas ofensas”,  se não completarmos: “Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.”
            O Senhor Nosso Deus nos ama e exige que O amemos através dos nossos irmãos. Deus nos perdoa com a condição de perdoarmos os que julgamos que nos tem ofendido.  
Foi o próprio Senhor Jesus quem nos deu a maior lição de como se deve perdoar; Cristo que, apenas por amor quis morrer pelos homens, no momento em que nada mais lhe restava fazer, depois de haver dado até a última gota de seu sangue, depois de haver dado à humanidade a sua Mãe Santíssima, quando as lágrimas já haviam se esgotado, quando sua voz já era fraca, quando sua vida já estava se apagando e Ele sentia o fim chegar, teve forças ainda para levantar sua cabeça e com os olhos embaçados de sangue olhar o céu e, num último esforço, suplica ao Pai: “Pai, perdoa-lhes, não sabem o que fazem.” (Lc 23,34). Não é possível,  que, depois de uma lição dessa ainda não tenhamos aprendido a perdoar, e perdoar por amor!!!
            Ame perdoando... perdoe amando...

Um comentário:

  1. Olá Sr. Milton,

    Agradeço a Deus pelo dom do amor e compreensão que colocou em mim. Amo, perdoo e com certeza sou perdoada pois não sou perfeita. Deus faz toda diferença em minha vida.

    Abraços!

    ResponderExcluir